Quarterback é a posição do Denver Broncos que mais precisa melhorar para a próxima temporada. Nossos 3 nomes que jogaram em 2017 mostraram que não tem condições de serem o quarterback titular da franquia nem em curto, médio ou longo prazo. Então o que fazer?
Trevor Siemian e Brock Osweiler não corresponderam à experiência que possuem na NFL, tomando decisões pouco assertivas e fazendo passes ruins muito além do aceitável. Claro que ambos tiveram bons momentos, mas não em número suficiente para levar nenhum time a lugar algum, exceto o topo da lista do Draft no ano seguinte.
Paxton Lynch ainda é jovem e consigo ver bastante melhoria no jogo dele. Infelizmente mesmo tendo evoluído num ritmo bom, ele ainda está muitos anos atrás de se tornar um quarterback titular com performance minimamente ok. Os fracos adversários que ele enfrentou no College tiveram muito mais efeito nele do que imaginou-se inicialmente.
Já o Chad Kelly não pode e não deve ser considerado tão cedo em nenhuma conversa. O potencial está lá, não há dúvidas quanto a isto, mas não sabemos mais nada a respeito. O principal fator que conta contra ele é o emocional. Será que ele amadureceu? Como está se comportando fora de campo? Na melhor das hipóteses, ainda está aquém de ser o titular em qualquer franquia da NFL neste momento.
Isso tudo nos leva a duas possibilidades para consertar a posição: assinar um veterano (como free agent ou em uma troca) ou draftar um prospecto que o front office ache mais interessante com o nosso pick. Uma troca, para a discussão que trago aqui, nos levaria ao mesmo cenário de assinar um veterano no mercado. Então a pergunta chavé é: quarterback veterano ou rookie para 2018?
Como John Elway não quer outro ano perdedor e quer dar toda a chance para o Vance Joseph mostrar que merece ser o nosso head coach, a resposta me parece bastante óbvia: nosso momento atual requer experiência. Se o nosso general manager odeia perder, por que esperar mais tempo “reconstruindo” o time? E mais, sem a certeza de estar reconstruindo!
Nossa conversa e análise de jogadores deveria ser baseada em Kirk Cousins, Alex Smith ou Case Keenum; e não John Rosen, Sam Darnold, Josh Allen, Mason Rudolph ou Baker Mayfield. Claro que algum desses novatos pode ser escolhido além de um QB free agent, para ser desenvolvido enquanto um veterano competente carrega o piano. Mas esse é um pensamento para médio prazo.
Se você quiser uma ideia um pouco melhor de como olhar para um quarterback, o que esperar de cada um deles e etc, recomendo a leitura deste post: Avaliando os QBs.
Falando objetivamente, meu alvo favorito para a próxima temporada é sem sombra de dúvidas o Kirk Cousins. Ele tem suas falhas, como qualquer jogador, e nenhuma vitória em playoffs. Mas, aos 29 anos, ele ainda não atingiu seu teto e pode ser um jogador muito interessante para o nosso ataque por muitos anos. As estatísticas dele como profissional são excelentes: 94 touchdowns, 47 turnovers e 6.77 jardas por jogada (números de quarterback elite).
Quem é da opinião de que deveríamos draftar um rookie vai dizer “poxa, mas temos que aproveitar o quinto pick overall e pegar um quarterback”. Eu respondo que prefiro deixar algum outro time ensinar aos jovens quarterbacks como funciona a NFL, enquanto o Denver Broncos briga por playoffs durante este tempo e quem sabe ganha mais um Super Bowl.
Com uma escolha na primeira metade do primeiro round, um general manager inteligente deveria selecionar o jogador com maiores chances de se tornar Pro Bowler, independente das posições que o time precise. E é bem difícil imaginar como o melhor jogador disponível no primeiro round para o Broncos pode ser um quarterback. Se for, ótimo. Que o time puxe o gatilho e traga o garoto para Dove Valley. Mas eu particularmente acho mais fácil jogadores como Bradley Chubb, Saquon Barkley ou Quenton Nelson darem certo na liga.
Se eu tivesse que apontar um quarterback no Draft de quem eu gosto mais, eu diria Josh Rosen. Ele dificilmente estaria disponível na nossa vez de qualquer forma, e seria complicado sacrificar picks para subir e draftar ele. Sabendo disso, eu tentaria focar no Sam Darnold. Porém, de novo, qualquer um deles seria uma aposta. O mais razoável ainda é adquirir um veterano para a posição e ficar solto no Draft.
Você concorda comigo? Quem é o melhor free agent para a posição de quarterback? E o melhor pick se formos de quarterback na escolha 5 overall?
GO BRONCOS!!