Saudações torcedores e torcedoras do laranja e azul de Denver! Apesar de toda a animação com a nova temporada, essa é uma época em que muitos sonhos terminam. Os times precisam reduzir seus rosters para 53 jogadores e decisões difíceis precisam ser tomadas. Vamos à última previsão de roster dos Broncos antes dos cortes finais.
A regra
Esse ano as coisas estão um pouco diferentes, já que os times fizeram duas reduções obrigatórias no roster inicial de 90 jogadores: 5 jogadores após o primeiro jogo da pré-temporada e mais 5 após o segundo jogo. Então, no momento temos 80 jogadores no time. Dos 80, 27 precisaram ser cortados ou dispensados até 17h (horário de Brasília) do dia 31 de agosto para chegar ao limite de 53 jogadores.
Além disso, após o período de waivers (em que o time ainda pode adicionar jogadores dispensados de outras franquias), o practice squad é formado com 16 jogadores, sendo que 6 podem ser veteranos.
Outra mudança importante é a possibilidade infinita de trazer jogadores do IR (até 2019 apenas 2 podiam retornar) e um retorno mais rápido de a partir de 3 semanas (até 2019 eram 6 semanas).
Lembrando que isso vale apenas para jogadores adicionados ao IR após os cortes para 53 jogadores. Então, jogadores que estão lesionados e podem perder os primeiros jogos podem abrir espaço para outros jogadores no roster após o período de cortes. Isso pode acontecer, por exemplo, com o RB Mike Boone e o CB Michael Ojemudia.
Então, o roster nesse período é extremamente fluido. Jogadores entram no roster e são colocados no IR, jogadores são adicionados via waivers. Dificilmente o roster inicial acaba sendo o que vemos na semana 1.
O Gustavo fez um material muito completo sobre as regras de roster 53, pra saber mais, dá uma conferida!
A Previsão de Roster
Tudo o que vem após esse primeiro corte é muito imprevisível, então vamos fazer a previsão do roster apenas da redução para 53 jogadores. Vamos nessa!
Quarterbacks (2)
- Teddy Bridgewater
- Drew Lock
Assim como em 2020, os Broncos optam por levar apenas 2 quarterbacks no roster ativo e torcem para Brett Rypien passar pelas waivers e retornar ao practice squad do time. Existe muito talento nesse time para levar um jogador que ficará inativo se uma lesão no grupo não acontecer.
Running Backs (4)
- Melvin Gordon
- Javonte Williams
- Mike Boone
- Royce Freeman
A lesão de Mike Boone abre espaço para Royce Freeman, que parecia um corte certo (ou uma troca). Os Broncos levam 4 RBs e, caso Boone esteja longe de se recuperar, pode ir para o IR e retornar na semana 4. Um nome que chamou atenção nos training camps foi o de Damarea Crockett, que é forte candidato ao practice squad.
Wide Receivers (7)
- Courtland Sutton
- Jerry Jeudy
- Tim Patrick
- KJ Hamler
- Trinity Benson
- Tyrie Cleveland
- Diontae Spencer
Apesar de todos os investimentos no grupo de corners, considero essa a posição com maior profundidade no time. Os 4 primeiros nomes tem nome certo no roster final. O destaque entre os demais fica para Trinity Benson, que os Broncos desenvolvem desde 2019 e se destacou não só nos jogos de pré-temporada, mas é citado desde o início dos training camps pela mídia local. Diontae Spencer consegue colocar seu nome novamente no roster, já que ninguém além de LeVante Bellamy (que se machucou) conseguiu ter destaque como retornador. O corte mais notável é o de Seth Williams, nossa pick de 6ª rodada. Se for mesmo cortado, o time vai torcer para passar pelas waivers e voltar pro practice squad.
Fullback (1)
- Andrew Beck
Pat Shurmur parece ter criado um novo gosto pela posição de fullback e a crença geral é que o time pode acabar levando um para a temporada. Beck foi a escolha aqui, principalmente pela experiência, mas o rookie Adam Prentice também têm impressionado e é forte candidato ao practice squad.
Tight Ends (3)
- Noah Fant
- Albert Okwuegbunam
- Eric Saubert
Com Noah Fant e Albert O tendo vagas asseguradas no time, a maior questão seria o TE3 do time. E o veterano Eric Saubert mostrou que pode ser muito importante para esse time. Desde o começo ficou claro que essa vaga era dele e ninguém parece tê-lo desafiado pela posição.
Linha Ofensiva (8)
- Garett Bolles
- Dalton Risner
- Lloyd Cushenberry
- Graham Glasgow
- Bobby Massie
- Calvin Anderson
- Quinn Meinerz
- Netane Muti
Os Broncos têm bastante talento jovem na linha ofensiva, com três jogadores com teto alto no banco, atrás de uma linha que volta quase semelhante a de 2020 (a diferença é que sai Elijah Wilkinson/Demar Dotson da posição de RT e entra Bobby Massie – dá pra dizer que melhorou). Depois de ficar atrás de Massie e Anderson, acho possível que o time opte por cortar o veterano Cam Fleming, que teve um desempenho em algum lugar entre o pífio e o patético na pré-temporada, mas o U$1 milhão garantido pode fazer com que o time o segure. A princípio, o time pode optar por levar 8 OLs (e manter OTs como Quinn Bailey e Drew Himmelman no practice squad para um caso de emergência), mas não me surpreenderia se levassem 9 (incluindo Fleming ou Austin Schlottmann) ou adicionassem um nono jogador ao grupo após os cortes iniciais.
Linha Defensiva (6)
- Shelby Harris
- Mike Purcell
- Dre’Mont Jones
- McTelvin Agim
- Shamar Stephen
- DeShawn Williams
Talvez a linha mais underdog da NFL.
- Shelby Harris: pick de 7ª rodada, passou por 3 times e chegou a Denver com um contrato futuro não garantido;
- Mike Purcell: não-draftado, passou por 7 times, incluindo jogar na AAF, antes de chegar a Denver;
- Shamar Stephen: pick de 7ª rodada, está em seu 3º time;
- DeShawn Williams: não-draftado, foi cortado por 4 times (incluindo 2x pelos Broncos), estava na CFL até receber uma oportunidade em Denver ano passado.
Apenas Dre’Mont Jones e McTelvin Agim tem algum pedigree de Draft: ambos são escolhas de 3ª rodada. O rookie de 7ª rodada Marquiss Spencer deve voltar para o practice squad, pois tem um belo exemplo na própria room de DL para aprender que não importa muito em que rodada você foi draftado.
Inside Linebackers (4)
- Alexander Johnson
- Josey Jewell
- Justin Strnad
- Baron Browning
Os 4 jogadores parecem ser nomes certos para estar no roster e, depois do corte de Josh Watson, não resta muitas dúvidas em relação ao grupo. O calouro Barrington Wade, pego nas waivers dos Ravens, é candidato a uma possível 5ª vaga nesse grupo ou ao practice squad. Vai depender muito de special teams.
Outside Linebackers (4)
- Von Miller
- Bradley Chubb
- Malik Reed
- Jonathon Cooper
Outro grupo bem fácil de se definir. Jonathon Cooper fez as coisas fáceis se destacando muito: o garoto tem potencial e pode acabar sendo um steal depois de ser escolhido na 7ª rodada por cair devido a problemas no coração e se submeter a três procedimentos para corrigi-los, causando a ausência na primeira parte do programa de offseason enquanto se recuperava. Chegou nos training camps e brilhou, chegou na pré-temporada e brilhou, impressionando cada vez mais. Alguém dê um aumento pra pessoa que encontra OLBs em Denver, por favor.
Derrek Tuszka pareceu não ter conseguido ganhar massa muscular na offseason e não tem se destacado muito. Uma vaga no practice squad é possível.
Cornerbacks (6)
- Kyle Fuller
- Ronald Darby
- Pat Surtain II
- Bryce Callahan
- Michael Ojemudia
- Saivion Smith
Nessa previsão de roster, os Broncos levam 6 jogadores na posição e é possível mais uma adição (como a de Nate Hairston) após os cortes. Os cortes mais notáveis são os dos rookies Kary Vincent Jr e Mac McCain, que vinha jogando bem nos camps até sofrer uma lesão. Ambos devem ir para o practice squad. Saivion Smith arranca uma vaga no roster pelo desempenho nos Special Teams. Lembrando que Essang Bassey e Duke Dawson continuam na lista PUP (phisically unable to perform) e podem ser ativados depois de 6 semanas se permanecerem na lista depois dos cortes iniciais (o que deve acontecer).
Safeties (5)
- Justin Simmons
- Kareem Jackson
- PJ Locke
- Caden Sterns
- Jamar Johnson
Além da dupla titular, os Broncos levam três jogadores jovens. PJ Locke está sendo desenvolvido pelo time e se destacou muito. Caden Sterns impressionou os técnicos e colegas pelo QI de football acima da média e também em campo. Jamar Johnson quase não entrou nessa previsão de roster, afinal perdeu tempo de treinos por causa de protocolo de COVID e não teve grande destaque em campo. Mas, teve bom desempenho contra os Rams e a performance ruim de Cam Fleming me fez optar por levar só 8 OLs na previsão de roster, o que abriu uma vaga extra. Se os Broncos optarem por levar 5 safeties, o que pode acontecer dada a idade de Kareem Jackson e special teams, a vaga deve ser dele. Johnson ainda está entre os últimos colocados no roster e pode perder a vaga caso os Broncos adicionem alguém via waivers após os cortes. Trey Marshall deu um azar danado se machucando no primeiro snap da pré-temporada, vendo outros se destacando em seu lugar.
Special Teams (3)
- Brandon McManus (K)
- Sam Martin (P)
- Jacob Bobenmoyer (LS)
Nenhuma surpresa aqui, afinal não houve competição para as posições de especialistas. Mas os Broncos podiam dar uma olhada naquele punter dos Rams. Que cavalo!
Maiores candidatos a corte após roster inicial
- Saivion Smith
- Jamar Johnson
- Andrew Beck
- Diontae Spencer/Tyrie Cleveland
E vocês, torcedores e torcedoras? Que mudança vocês fariam nessa previsão de roster?
E não se esqueça de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nosso canal no YouTube e apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se.