Perfil dos jogadores draftados: Derek Wolfe

Derek Wolfe

Posição: Defensive Tackle
College: Cincinnati
Altura: 1.96m
Peso: 134Kg
Nascido em: 24 de fevereiro de 1990 

Com a 4ª escolha no segundo round do draft de 2012, #36 overall, os Denver Broncos escolheram Derek Wolfe para ser usado como NT nas formações nickle. Essa foi a posição onde ele teve melhor produção e maior experiência no college, mas ele também pode (e deve) ocupar esse espaço na linha defensiva nas formações normais de 4-3 under.

Será que ele foi uma boa escolha? Vamos dar uma olhada no perfil dele como jogador:


Comparação com Devon Still e Jerel Worthy:
Produziu muito em 2011 acumulando 21.5 tackles for loss e 9.5 sacks. Esses números são melhores que os de Still e Worthy juntos. Enquanto ambos Still e Worthy tinham motores questionáveis, Wolfe se mostrou implacável em todas as jogadas. Ele fez um Combine muito bom correndo as 40 jardas em 5.01 segundos (melhor que os outros 2 nomes) e fazendo 33 repetições no bench press (também melhor que ambos).

Força e Agilidade: Demonstrou muita força para esse jogo. É um bom pass rusher que pode rapidamente chegar no QB adversário. Tem um fantástico rip move (movimento de ruptura entre os OLs) e quase sempre consegue leverage sobre os guards para empurrá-los de baixo para cima contra o QB que estão protegendo. Tem ainda um movimento bull rusher muito forte e é capaz de jogar um OL para o lado e colapsar o pocket. Ele tem mais velocidade do que as pessoas pensam por causa do seu tamanho e consegue derrubar os QBs e RBs mais rápido do que o esperado.

Defendendo Corridas: Por ser corpulento, consegue guardar muito bem seu espaço contra os corredores, além de mostrar um bom motor para uma perseguição no downfield. Ele sempre acha maneiras de impactar os jogos. Por exemplo, num jogo contra os Rutgers ele não fez nenhum sack, mas terminou o jogo com 10 tackles defendendo contra corridas.

Técnica: Jogador muito físico, forte e que tem uma boa técnica. Por causa disso, pode ser muito versátil em uma defesa 4-3. Ainda tem margem para adicionar mais peso se precisar, e pode jogar tanto como 3-tech ou 5-tech como DT. Ele pode precisar de um pequeno tempo para se desenvolver melhor na NFL, mas não será nenhuma surpresa quando ele se tornar um profissional muito sólido que faz todo o trabalho necessário para ajudar sua defesa a ser dominante.

Projeção que tinha no draft: Wolfe não era esperado sair da segunda rodada sem ser draftado. Mel Kiper o tinha como jogador de 1ª rodada, enquanto os analistas mais conservadores o colocavam na 3ª rodada. Por causa disso, ele era subvalorizado como prospect e não foi algo inesperado ele ter sido escolhido nesse ponto para se juntar aos Broncos.



Gostaram da nossa escolha? Será que o Derek Wolfe pode suprir a perda do Bunkley na inter temporada (ele foi para o Saints)? Na sua opinião havia um DT pass rusher melhor que ele no draft? Qual?

GO BRONCOS!