Texto de: Bruno Juliatti
Estou criando essa seção histórica para falarmos das aparições do Denver Broncos em todos os Super Bowls que enfrentou. Começando por sua primeira aparição, em 15 de janeiro de 1978, contra o Dallas Cowboys.
Esse confronto ficou marcado pelo duelo do antigo quarterback dos Cowboys (Craig Morton) contra o até então atual do time de Dallas (Roger Staubach), além das defesas alcunhadas como “Doomsday Defense” e a “Orange Crush Defense”.
Os Broncos vinham de 12 vitórias na temporada regular contra duas derrotas. No postseason, passou pelo Oakland Raiders e Pittsbugh Steelers. Os Comboys também anotaram uma campanha de 12-2 na temporada regular, sobressaindo ao Chicago Bears e Minnesota Vikings nos playoffs. Infelizmente, nesse Super Bowl a defesa dos Cowboys dominou o ataque de Denver com 8 turnovers cedidos além de apenas 61 jardas conquistadas com 8 passes completos.
O auge do confronto foi a recepção do wide receiver Butch Johnson, que mergulhou na endzone para capturar a bola, culminando em um passe de 45 jardas. Os Broncos, perdendo de 20-3, substituiu Morton por Norris Weese, diminuindo a diferença para 10 pontos. Porém, os Cowboys aumentam a vantagem com uma jogada do fullback Robert Newhouse, lançando para um touchdown de 29 jardas, jogada conhecida como halfback option play.
Dois jogadores receberam o prêmio de Super Bowl MVP. O defensive tackle Randy White e também o defensive end Harvey Martin. Foi a primeira vez que um jogador da linha defensiva recebeu a honra, além de ter sido a primeira e única vez que dois jogadores foram nomeados SB MVP. Outra figura ilustre presente foi o lendário treinador dos Cowboys, Tom Landry.
Melhores momentos SB XII