O Colorado além do Broncos 3: Aspen (parte 1-verão)

Este artigo é especialmente para os notórios, bem sucedidos e milionários torcedores do Broncos que frequentam o Broncos Brasil. E mesmo aos reles mortais assalariados, que com certeza já ouviram falar de Aspen, não fechem os olhos! Vale a pena saber um pouco mais sobre essa linda cidade e suas atrações, que não são poucas. Por isso que para ela serão dedicada duas partes. A primeira focará aspectos elementares da cidade e um pouco do que ela pode oferecer no verão.

 

Informações gerais

A história de Aspen se confunde com a processo de ocupação do próprio Colorado pelos mineradores durante a corrida do ouro. A área foi ocupada pelos mineradores do gold rush  a partir de 1879, 20 anos após o início da corrida pelos metais preciosos no Colorado, vindo a tornar-se a área mais produtiva em prata cerca de uma década mais tarde. Beneficiado pelo Sherman Silver Purchase Act, que aumentava a demanda mensal de prata pelo governo, o povoado prosperou e cresceu, sendo construído no período bancos, luz elétrica, um hospital e dois teatros.

Esse momento foi breve, porém essencial para a própria existência da cidade e dos povoados vizinhos, entretanto, a crise de 1893 influenciaria diretamente o rumo de Aspen nas décadas seguintes. O Sherman Silver Purchase Act fora derrubado e, em poucas semanas, o povoado começou a ser desocupado. A cidade voltaria a ver um crescimento a partir da década de 1930, quando passaria a ser enxergada como potencial ponto para a prática do ski. Hoje, apesar da diminuta proporção, Aspen tornou-se um dos locais preferidos para celebridades e milionários, uma referência para o turismo no inverno e dotado de uma série de programas e atividades durante o ano que faz inveja a algumas grandes cidades.

A população de Aspen é de cerca de 6.600 habitantes, vivendo em uma área de cerca de 9 quilômetros quadrados a 2.400 metros de altura. É cercada por três montanhas, o Red Mountain ao norte, o Smuggler Mountain a leste e o Aspen Mountain ao sul. Feita a apresentação básica, vamos aos atrativos.

 

O verão em Aspen

Ao contrário do que o senso comum pode concluir, o verão em Aspen traz temperaturas muito agradáveis e fornece belas paisagens e diversas atividades para quem visita o local. Um exemplo é o Aspen Music Festival and School, que desde 1949 toma espaço para a música clássica e performances de jovens promessas da música erudita, sempre durante o verão. Ainda dentro da cidade, durante os meses de Junho até Outubro o mercado ao ar livre funciona aos sábados. Não apenas alimentos frescos podem ser encontrados por lá, mas também peças do artesanato local e apresentações de música ao vivo.

Da mesma forma, as montanhas oferecem muito ao visitante durante o verão. Para aqueles dispostos a se afastar um pouco da cidade, a recompensa é valiosa: a foto que segue essa postagem é de Maroon Bells, os picos mais fotografados dos Estados Unidos, assim como um dos cenários mais bonitos que o país pode oferecer. O chamado Maroon Bells são dois picos que ficam a cerca de 20 quilômetros da cidade de Aspen, sendo o local notório pelas visitas que recebe durante o verão, onde até piqueniques são feitos. Mas também existem atividades e visitas nas montanhas mais próximas a cidade.

Apesar de notório pelos esportes de inverno, não se trata de mal negócio visitar a região para se aproveitar as montanhas no verão. Também pratica-se rafting no Roaring Fork, rio a nordeste de Aspen. Os passeios nos teleféricos subindo as montanhas são também muito comuns no verão, devido também às agradáveis temperaturas (em média cerca de 25 graus em julho). Caso tenha preferência pelas atividades físicas, existem diversas trilhas para ser percorridas, a pé ou pedalando em uma bicicleta. Para a descida, a região oferece bom número de tirolesas.

E aqui estamos falando da temporada pela qual a região é menos notória. E é por isso que deixaremos as atividades de inverno para uma outra oportunidade. A cidade, apesar de pequena, é cheia de vida e atividades, tornando-se, efetivamente, mais uma grande referência para o estado do Colorado.

Gostaram do post? Possuem alguma sugestão? Então, por gentileza, escrevam nos comentários fazendo as críticas, ou elogios, que acharem necessários.