Saudações torcedores e torcedoras do laranja e azul de Denver! O novo ano da liga se inicia na próxima quarta-feira, 16, e na segunda as primeiras movimentações da free agency já começarão a acontecer. Então vamos dar uma olhadas nas necessidades do Denver Broncos para 2022 e que jogadores do mercado podem supri-las.
Nos últimos dias, resolvi dar uma olhada a fundo no roster atual do Denver para determinar as posições que esse time precisa atacar na offseason para ser mais e mais competitivo na melhor divisão da NFL.
Verifiquei os titulares absolutos, aqueles que são sólidos o suficiente para estar em campo o tempo inteiro, os que serão úteis para a rotação e aqueles que são uma grande incógnita ou são simplesmente substituíveis.
Muita coisa deve mudar daqui até setembro, então talvez um jogador que eu considerei como sólido o suficiente tenha uma queda de rendimento, ou um jogador que era uma incógnita pode elevar seu jogo e se tornar bom o suficiente para fechar uma das needs.
Mas entre essas variações de desempenho e lesões, não há muito como prever o que vai acontecer nesse sentido, principalmente sem ter todas as informações que George Paton e a nova comissão técnica possuem. Então existe uma grande dose de achismo em algumas needs.
Outro ponto é que algumas necessidades são mais prioritárias do que outras. Aqui eu estou listando o que considero como todos os pontos fracos do roster, seja em relação a um titular ou um jogador que seria útil ter no banco.
Passei por posição em posição e determinei quantos jogadores de rotação e titulares são absolutamente necessários. Todas as posições que A) não possuem um número de jogadores com qualidade para ser titular, e B) teriam hoje jogadores considerados como substituíveis ou como incógnitas, foram caracterizados por mim como necessidades.
Por causa disso, haverá um grande número de posições nesse post. Eu vou deixar claro no texto de cada posição o tipo de jogador que será necessário trazer.
Alguns desses buracos provavelmente não vão ser resolvidos na free agency e o Draft ajudará a completar o time, sem falar no desenvolvimento interno de jogadores. Os Broncos tem em torno de US$ 25 milhões de cap space para gastar na free agency, assinar com os calouros e ter uma folga para emergências durante a temporada.
Então vamos analisar todas as posições e verificar algumas das opções disponíveis na free agency que os Broncos podem ter interesse para fechar as necessidades abertas no time.
Quarterback
- Sob contrato: Russell Wilson
- Free agent irrestrito: Teddy Bridgewater
- Free agent de direitos exclusivos: Brett Rypien
- Alvos em potencial: Jacoby Brissett, Andy Dalton, Tyrod Taylor, Geno Smith
Finalmente essa necessidade passará a ser secundária após a próxima quarta-feira, quando a troca por Russell Wilson será oficializada. Mas os Broncos no momento da troca terão apenas Wilson sob contrato no roster, e a QB room precisará de reforços.
Os Broncos já trouxeram Brett Rypien de volta colocando uma tender de ERFA em que ele receberá um contrato mínimo. Pode ser que vejam ele como o suficiente para servir de backup para Wilson, mas também é de se imaginar que George Paton prefira um veterano com experiência para servir de reserva de Wilson.
O mercado de QBs reservas tem diversos bons nomes, mas alguns acabarão sendo caros demais e outros conseguirão vagas como titulares dado o número de times sem um QB para chamar de seu.
Running Back
- Sob contrato: Javonte Williams, Mike Boone, Damarea Crockett, Andrew Beck (FB)
- Free agent irrestrito: Melvin Gordon
- Free agent de direitos exclusivos: Adrian Killins
- Alvos em potencial: J.D. McKissic, Ronald Jones II, Rashaad Penny
O backfield dos Broncos em 2021 foi um monstro de duas cabeças, mas Melvin Gordon será free agent e é bem provável que consiga mais no mercado dada a classe fraquíssima de running backs free agents.
Isso deixa Denver com o segundanista Javonte Williams, que será o titular absoluto na posição, Mike Boone, que sofreu com lesões e falta de espaço em 2021 mas tem teto para ser mais utilizado e Damarea Crockett. Além do trio, temos o terceiranista Adrian Killins como ERFA, que perdeu toda a temporada passada após sofrer uma lesão nos training camps.
Os Broncos podem optar por um veterano barato para solidificar a posição, ou podem simplesmente dar uma chance para Boone como RB2 e trazer depth via Draft, jogadores não-draftados ou buscar oportunidades de free agents que não encontraram o mercado que esperavam.
Quanto à posição de fullback, a tendência é que ela seja utilizada pelos Broncos nesse novo sistema. Denver assinou com Andrew Beck por 1 ano, então não está claro se o time estará no mercado em busca de um jogador (como Andy Janovich de volta).
Wide Receiver
- Sob contrato: Courtland Sutton, Jerry Jeudy, Tim Patrick, KJ Hamler, Tyrie Cleveland, Travis Fulgham, Kendall Hinton e Seth Williams
- Free agent irrestrito: nenhum
- Free agent restrito: Diontae Spencer
- Alvos em potencial: nenhum
Wide receiver é a posição mais lotada do roster dos Broncos e também a com maior número de jogadores de qualidade.
Diontae Spencer é o único free agent na posição, e é RFA. Acho bastante provável que os Broncos simplesmente deixem Spencer ir, dado o desempenho abaixo que ele apresentou como retornador em 2021 e que era apenas como especialista que ele contribuía com o time.
Com os três titulares de peso, KJ Hamler voltando de lesão, os jovens Cleveland, Hinton e Williams mostrando flashes nas últimas temporadas e Travis Fulgham, que brilhou nos Eagles em 2020, não é necessário adicionar ninguém aqui.
Claro, ainda é possível buscar oportunidades na posição e adicionar jogadores do fundo do Draft ou não-draftados para tentar achar alguma joia nos training camps, mas dá para dizer que não há uma need nesse grupo.
Tight End
- Sob contrato: Albert Okwuegbunam, Shaun Beyer
- Free agent irrestrito: Eric Saubert
- Alvos em potencial: Gerald Everett, Robert Tonyan Jr., O.J. Howard
Com a troca por Russell Wilson enviando Noah Fant para Seattle, a posição de TE fica bastante rasa, com o jovem Albert Okwuegbunam se tornando o herdeiro da posição. Mas Albert O precisa evoluir muito como bloqueador para se tornar totalmente viável num ataque como o Nathaniel Hackett pretende implementar.
É de se imaginar que o time opte por trazer algum veterano com maior rodagem e que seja mais versátil e trazer Saubert de volta para ajudar nos bloqueios.
Offensive Tackle
- Sob contrato: Garett Bolles, Calvin Anderson, Quinn Bailey, Cody Conway, Drew Himmelman, Zachary Johnson, Casey Tucker
- Free agent irrestrito: Cam Flemming, Bobby Massie
- Alvos em potencial: Dennis Kelley, Morgan Moses, Duane Brown
Uma das maiores needs dos Broncos está na posição de right tackle. O problema é recorrente e, na minha opinião, requer que o time assine com um veterano E adicione uma opção jovem em uma das escolhas de day 2 do Draft para, ou assumir a posição imediatamente, ou ser desenvolvido do banco para se tornar o RT do futuro.
Calvin Anderson acaba de ser trazido de volta em um contrato de 1 ano, mas ele ainda não mostrou o suficiente para que o time confie nele a proteção de Russell Wilson.
Bobby Massie ainda pode ser trazido de volta, mas é possível que Denver procure uma opção que se encaixe melhor no sistema de outside zone que será implementado em Denver.
Outra opção que aparentemente está sendo explorada é uma possível troca pelo OT dos Cowboys La’el Collins, que já recebeu permissão dos Cowboys para procurar um parceiro de troca e pode acabar cortado caso Dallas não recebe alguma compensação para trocar o jogador.
Guard/Center
- Sob contrato: Quinn Meinerz, Lloyd Cushenberry, Dalton Risner, Graham Glasgow, Netane Muti
- Free agent irrestrito: Brett Jones
- Alvos em potencial: nenhum
Os Broncos certamente podem melhorar o miolo da linha ofensiva, mas é inegável que existem muitas peças, é uma questão de saber quem será titular e quem será levado para o banco.
Não vejo os Broncos gastando alto em free agents no miolo da OL, principalmente depois de reestruturar o contrato do guard Graham Glasgow. É possível que chegue alguém via Draft, no entanto.
Imagino que, da OL atual, os únicos garantidos como titulares são Bolles e Quinn Meinerz, que teve bom desempenho como calouro, tende a melhorar no segundo ano e tem potencial para ser um guard nível Pro-Bowler/All-Pro.
De resto, há um caminho para qualquer um entre Risner, Cushenberry e Glasgow acabar no banco. Risner voltará ao sistema em que teve sua melhor temporada, como calouro. Glasgow tem flexibilidade para jogar de guard ou center, e Cushenberry ainda não se firmou, e pode acabar substituído, seja por Glasgow, um calouro, ou uma eventual assinatura de um jogador no mercado.
Linha Defensiva
- Sob contrato: Dre’Mont Jones, Mike Purcell, Jonathan Harris, McTelvin Agim, Jonathan Kongbo e Marquiss Spencer
- Free agent restrito: DeShawn Williams
- Free agent irrestrito: Shamar Stephen
- Alvos em potencial: Sebastion Joseph-Day, Bilal Nichols, Foley Fatukasi, Calais Campbell, Solomon Thomas, Ndamukong Suh, Jarran Reed
Os Broncos precisam adicionar corpos no interior da linha defensiva. Depois de perder Shelby Harris na troca de Russell Wilson, a DL ficou a encargo de Dre’Mont Jones, que não teve exatamente a breakout season que se esperava, mas que já foi sólido o suficiente para ter sua vaga como titular garantida, tendo teto para crescer ainda mais no papel.
Fora ele, tudo é uma incógnita nessa linha. Mike Purcell é bom contra o jogo corrido, mas tem sofrido com lesões nas últimas temporadas. McTelvin Agim segue promissor, mas quase não viu o campo em 2021 e precisa evoluir para se tornar confiável.
Um nome bastante comentado para os Broncos na free agency é o de Sebastion Joseph-Day, que viria dos Rams, ou seja, nosso DC Ejiro Evero deve ter familiaridade com ele. Veremos o que a free agency aguarda, mas é bastante provável que ao menos um nome seja adicionado ao roster por ela.
Outside Linebacker
- Sob contrato: Bradley Chubb, Jonathon Cooper, Andre Mintze e Aaron Patrick.
- Free agent restrito: Malik Reed
- Free agent irrestrito: Stephen Weatherly
- Alvos em potencial: Chandler Jones, Haason Reddick, Emmanuel Ogbah, Randy Gregory, Von Miller e Trey Flowers
A maior necessidade dos Broncos nessa offseason está na posição de outside linebackers. Depois de trocar Von Miller na trade deadline do ano passado, ficou mais e mais claro que vai ser preciso investir na posição. E investir pesado, afinal jogamos numa divisão cheia de QBs talentosos e é preciso ir atrás deles.
Imagino que o time trará Malik Reed, que é um agente livre restrito, de volta para mais uma temporada. Mas o histórico de lesões de Bradley Chubb e a ausência de um pass rusher elite oposto a ele faz com que dois jogadores adicionados à rotação sejam uma necessidade.
Apesar de Von Miller ter dado indicativos de que voltaria para os Broncos, o time parece estar mais focado em trazer outro veterano de nome grande que está no mercado: Chandler Jones.
Existem outras opções interessantes, como Haason Reddick, e até um retorno de Miller não está fora de cogitação, mas não é algo que é esperado que aconteça.
Fato é que aqui é onde os gastos dos Broncos devem ser maiores nessa free agency e é possível que haja um investimento alto no Draft também, com a classe de pass rushers sendo bem profunda.
Inside Linebacker
- Sob contrato: Baron Browning, Justin Strnad, Barrington Wade, Jonas Griffith
- Free agent restrito: Micah Kiser e Natrez Patrick
- Free agent irrestrito: Alexander Johnson, Josey Jewell e Kenny Young
- Alvos em potencial: Leighton Vander Esch, Kamu Grugier-Hill, Bobby Wagner, Anthony Barr, Foyesade Oluokun
A posição de inside linebacker é onde a free agency vai bater mais forte nos Broncos. Os dois titulares da posição, Jewell e Johnson, que perderam a temporada de 2021 quase inteira por lesões no peitoral,
e Kenny Young, por quem os Broncos trocaram para suprir a ausência da dupla, são todos agentes livres e podem assinar com o time que quiserem.
Com isso, o calouro Baron Browning que era visto mais como um jogador para ser desenvolvido e ter maiores oportunidades em 2022, acabou sendo jogado no fogo e os Broncos ficaram bastante satisfeitos com o número limitado de queimaduras com que ele saiu depois de cair na fogueira e se tornar titular absoluto na posição.
Houve rumores bem fortes no Combine de que Josey Jewell negocia um retorno com os Broncos e isso pode acontecer a qualquer momento. Diria que com o retorno dele, e com Jonas Griffith, que era ERFA, retornando, a posição se solidificaria, o que não significa que não possa melhorar.
Os Broncos podem buscar um jogador veterano, mas com a tendência de se usar mais e mais formações com apenas 1 ILB em campo, é possível que um trio de Browning, Jewell, Griffith e talvez Young ou um calouro, seja a opção para preencher os espaços da posição. Mas existem alguns veteranos interessantes no mercado caso os Broncos busquem um líder para auxiliar no desenvolvimento de Browning e que sirva como bridge até que um calouro se desenvolva.
Cornerback
- Sob contrato: Patrick Surtain II, Ronald Darby e Michael Ojemudia
- Free agent irrestrito: Kyle Fuller, Bryce Callahan, Nate Hairston e Michael Ford
- Alvos em potencial: Chris Harris Jr., Darious Williams, Isaiah Oliver, Desmond King e Chandon Sullivan
Existem rumores de que a possibilidade de um retorno de Chris Harris Jr. é real, e fecharia uma posição de necessidade para os Broncos. Com tantos jogadores atingindo a free agency, cornerback é uma posição que precisará de atenção, principalmente quando se joga na AFC West.
Bryce Callahan é o grande nome entre os free agents do time que seria interessante ver retornando, mas é preciso que o contrato seja mais baixo e com incentivos que ele possa alcançar, dado o histórico de lesões do jogador. Mas, apesar das lesões, é fato que Callahan figura entre os melhores corners defendendo o slot da liga, e um contrato nesses moldes pode ser interessante.
Assim como diversas algumas outras posições já citadas, é possível que os Broncos busquem corners na free agency e no Draft.
Safety
- Sob contrato: Justin Simmons, Caden Sterns, Jamar Johnson e P.J. Locke
- Free agent irrestrito: Kareem Jackson
- Alvos em potencial: Quandre Diggs, Keanu Neal, Daniel Sorensen, Ronnie Harrison e Anthony Harris
Existe uma necessidade na posição de safety, mas um detalhe desconhecido vai determinar o tamanho dessa need: como os Broncos veem Caden Sterns.
Sterns teve bons jogos com a camisa dos Broncos, servindo tanto como nickel, quanto safety oposto a Justin Simmons, substituindo Kareem Jackson. Se ele for visto pelo time como pronto para dar um passo à frente e se tornar o titular, os Broncos podem buscar apenas mais um jogador secundário para dar profundidade à posição.
Mas se Sterns for visto como mais um reserva versátil que Evero não terá problemas em colocar em campo em caso de necessidade, um veterano mais experiente pode ser a opção para suprir a need.
Não está descartada a possibilidade de Kareem Jackson retornar, mas eu imagino que, ou os Broncos teriam que oferecer para ele um retorno como titular, ou o mercado dele teria que estar bastante fraco. Ou ele pode querer só jogar com Russell Wilson, nunca se sabe.
E vocês, torcedores e torcedoras do Broncos? Que jogadores trariam na free agency?
Se vocês querem produtos dos Broncos e da NFL, confiram o site da First Down (link), parceira do Mile High Brasil.
E não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nosso canal no YouTube e apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se. Nos vemos em breve!
#GoBroncos