MHBr FANTASY #01 – Guia básico de Fantasy Football

Saudações, Broncos Country! Bem-vindos à mais nova coluna do Mile High Brasil, o MHBr FANTASY! Semanalmente, daremos dicas de Fantasy Football para todos os torcedores – dicas de draft, waivers, trocas, escalações e muito mais. Neste primeiro post, vamos conhecer mais sobre este jogo cativante com um guia básico de Fantasy Football para iniciantes!

Fantasy Game – O que é?

O Fantasy Game, como é chamado no Brasil, nada mais é do que um jogo online onde os participantes criam e escalam equipes imaginárias e virtuais de jogadores que jogam nas ligas esportivas profissionais da vida real.

Existem vários tipos de fantasies para várias ligas esportivas profissionais diferentes, como a MLB, a NBA, a Fórmula 1 e, claro, para o Campeonato Brasileiro de futebol, que conta com um jogo do gênero muito famoso no nosso país.

E na NFL não é diferente: O Fantasy Football movimenta milhões de pessoas no mundo todo, trazendo mais um elemento para o fã da bola oval se envolver com o jogo que está assistindo.

Guia básico de Fantasy Football – Como funciona?

O Fantasy Football é um jogo baseado nas estatísticas dos jogadores da NFL na vida real em seus jogos de temporada regular. Sendo assim, toda jogada que um determinado jogador realizar na vida real será automaticamente transferida para o time que o possuir no fantasy.

Existem várias plataformas diferentes que disponibilizam gratuitamente o jogo, cada uma com suas vantagens e desvantagens. Podemos citar como exemplo as seguintes plataformas, que geralmente são mais usadas pelo público brasileiro. Todas possuem sua versão em aplicativo para smartphones:

Em todas estas plataformas, existe a possibilidade de você montar ligas – geralmente, de 8 a 14 jogadores – com seus amigos ou se juntar a ligas abertas da comunidade. Pessoalmente, prefiro jogar com conhecidos (ou, pelo menos, brasileiros), o que deixa toda a experiência mais divertida.

Toda semana, você enfrenta um adversário diferente, num confronto chamado head to head, onde quem marca mais pontos sai com a vitória. Os times com os melhores recordes após certo período (que geralmente vai de 10 a 14 semanas) vão para os playoffs, direcionados para as últimas semanas da temporada regular que, por sua vez, sagram o grande campeão da temporada!

O Draft

A montagem dos elencos dos times de sua liga se dará por meio de um draft, o qual funciona mais ou menos igual ao da vida real: através de uma ordem sorteada e num formato snake (que faz com que a ordem de escolha se inverta a cada rodada), os participantes da liga deverão escolher os jogadores que farão parte de seus times.

E é aí que o jogo começa a ficar interessante: quando um time escolhe um jogador no draft, automaticamente será o único time a tê-lo. Ou seja, diferentemente do outro fantasy famoso no Brasil, todos os times da sua liga serão diferentes, o que faz com que o dia do draft provavelmente seja o mais importante da sua liga.

Por conta desta importância, faremos um post especial trazendo dicas para o draft. Aguardem!

O Elenco

Os elencos dos times costumam variar de liga para liga, mas geralmente obedecem o padrão de 1 quarterback (QB), 2 running backs (RB), 2 wide receivers (WR), 1 tight end (TE), uma posição “coringa” em que você pode escolher um skill player, chamada de FLEX, 1 kicker (K) e uma Defesa/Special Teams (D/ST), além de 6 jogadores de posições aleatórias no banco de reservas.

Semanalmente, sua missão é escalar os jogadores dentro do seu elenco que mais pontuarão – e, para isso, você deve observar o retrospecto recente do jogador e quem ele irá enfrentar.

As Trocas

Outro elemento interessante do fantasy football é a possibilidade de troca de jogadores entre os times.

Assim, é possível oferecer um ou mais jogadores do seu time em troca de outro controlado por um colega, caso realmente acredite que possa ser um diferencial na temporada.

As trocas são uma excelente maneira de melhorar o seu time durante a temporada e ganhar campeonatos. Semanalmente, traremos dicas de jogadores a serem trocados na sessão “Venda na Alta, Compre na Baixa!”, onde indicaremos alguns jogadores que estarão valendo mais do que produzem e portanto, são boas peças pra troca, assim como alguns jogadores que estão valendo menos do que realmente podem agregar. Não deixem de conferir na temporada regular!

Waivers

Durante a temporada, os times poderão reivindicar os jogadores free agents, ou seja, os que não estão em nenhum time, por meio do sistema de waivers, obedecendo uma ordem de escolha que geralmente começa da pior até a melhor campanha na temporada.

Também traremos dicas semanais de jogadores pouco adicionados para ajudá-los! Muitos campeonatos são decididos por jogadores pouco badalados no início da temporada (Um exemplo? James Robinson, RB dos Jaguars no ano passado que acabou sendo um dos maiores steals do ano).

Estrela do Fantasy: James Robinson, RB dos Jaguars
James Robinson – o maior steal do fantasy de 2020. Foto: NFL.com

E assim encerramos a primeira edição do MHBR Fantasy! Caso tenham mais dúvidas, responderemos nos comentários!

Não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, de se inscreverem em nosso canal no YouTube e apoiarem nosso trabalho pelo Apoia.se.

Nos vemos em breve.