Fantasy Mile High Brasil 2015

Saudações, nobres torcedores. Demorou, mas saiu! Estão abertas as inscrições para o Fantasy Mile High Brasil 2015! Mas, antes de entrarmos em detalhes sobre as ligas, datas de inscrição e draft, primeiro vamos explicar aos “rookies” sobre o que é e como funciona o Fantasy.

Salientamos que o post será atualizado assim que forem definidas quaisquer informações pendentes na data de criação deste post, então é aconselhável o acompanhamento deste post para que os participantes se mantenham informados.

O QUE É O FANTASY?

É uma brincadeira que acontece todo ano, onde os participantes criam um time  e participam de uma liga formada por times de outros participantes. Estes times contam com jogadores oficiais da liga, que representam o time semanalmente. Existe mais de um tipo de campeonato, e quase tudo é configurável no momento da criação da liga. As informações a seguir são referentes às regras definidas pela equipe do Mile High Brasil para o nosso campeonato de Fantasy Football.

Toda semana cada participante escala uma determinada quantidade de jogadores entre os disponíveis para enfrentar um time de um participante adversário. Estes jogadores geram uma quantidade de pontos definida de acordo com seu desempenho em campo naquela semana. Ao final da rodada, são somados os pontos dos jogadores de cada time, e vence aquele que acumular mais pontos.

As equipes são divididas em divisões e, ao final da semana 14, os times que conquistaram a divisão se enfrentam em etapas eliminatórias durante as 2 rodadas seguintes da temporada regular, sendo que na penúltima rodada ocorrem a grande final e a disputa pelo 3º lugar da liga. É importante ressaltar que essas datas se devem ao fato de que, na última semana, temos vários times que já estão classificados/desclassificados, jogando apenas para cumprir tabela. Dessa forma, vários jogadores importantes são poupados, o que pode prejudicar alguns participantes. Por isso a temporada regular do Fantasy vai apenas até a semana 14, e as finais são disputadas nas 2 semanas seguintes.

Não entraremos em detalhes aprofundados de como funcionam as pontuações dos jogadores já que usaremos o padrão estabelecido pelo NFL.com (sistema que será utilizado), mas este tipo de informação pode ser facilmente encontrada pela internet afora, além de várias dicas de como proceder no draft, o que levar em conta na hora de montar o time e outras coisas.

 

O DRAFT

Numa data pré determinada ocorre o draft do Fantasy. Nesse draft todos participam da escolha dos jogadores, de forma semelhante ao draft dos calouros da NFL. A diferença é que enquanto as equipes da liga fazem suas escolhas dentre os jogadores universitários, no Fantasy, as escolhas são feitas entre os jogadores da liga oficial.

O sistema define aleatoriamente a ordem de seleção da 1ª rodada do draft, mas esta ordem passa a ser inversa a partir da 2ª rodada de escolhas. Ou seja, se seu time teve a 1ª escolha na rodada 1, terá a última escolha na rodada 2, e assim por diante.

Durante o draft, a presença dos participantes é incentivada, pois é um dos momentos altos da brincadeira. Porém, ela não é obrigatória, já que o sistema faz escolhas automaticamente para cada participante, caso ele não possa se fazer presente. As escolhas são feitas selecionando o melhor jogador disponível no momento para cada posição (segundo um ranking definido pelo sistema).

O draft será dividido em 13 rodadas, onde cada participante escolhe os jogadores de seu time. Os jogadores disponíveis são apenas jogadores de ataque. As defesas são tratadas como uma só unidade, sendo que cada jogador escolhe a defesa inteira da equipe. Toda semana, o jogador deve escalar, obrigatoriamente 1 QB, 1 RB, 1 TE, 2 WR, 1 K, 1 Defesa e 1 “Coringa” (WR/RB/TE). Além dos titulares, as equipes terão 5 jogadores reservas, para substituição dos titulares. Esse número de jogadores pode ser considerado baixo por alguns, mas o objetivo é que se faça necessário uma maior participação de cada um no sentido de manusear semanalmente as peças do seu time, mantendo o interesse de todos na brincadeira. Além disso, se pensarmos no draft de ligas de 20 participantes (como ocorreu no ano passado), com 90 segundos para cada escolha (tempo máximo), com 13 rodadas cada, já temos um draft de mais de 4 horas…

Lembrando que as pontuações são de acordo com a situação real do jogador. Jogadores que não atuarem devido à bye week de sua equipe não pontuam. Durante a temporada regular, lesões, suspensões e quedas drásticas de desempenho dos jogadores podem ocorrer. Por isso, os participantes podem trocar jogadores com outros participantes ou fazer trocas entre os jogadores que não foram escolhidos no draft. Estas escolhas serão fiscalizadas pela equipe do Mile High Brasil, para evitar trocas injustas que beneficiem um determinado participante.

 

AS LIGAS

Diferente do ano passado, para melhor controlarmos as ligas, teremos um número de vagas limitadas! Serão 2 ligas gratuitas (de até 20 participantes) e uma liga paga. A liga paga terá 10, 12, 16 ou 20 participantes, dependendo da quantidade de interessados.

As ligas gratuitas funcionarão como as do ano passado, onde os participantes entram apenas pela brincadeira e não há taxas de inscrição ou premiações. Serão ligas de 20 jogadores. Cada jogador poderá ter somente 1 time em uma das ligas gratuitas, não podendo ser o mesmo participante dono de 2 equipes na mesma liga (para evitar trocas injustas de jogadores durante a temporada, que pertençam à equipes diferentes de um mesmo jogador), ou um mesmo participante possuir 1 time em cada uma das ligas gratuitas (o que pode levar ao desinteresse/abandono do participante com uma das equipes, prejudicando a competitividade da liga).

A liga paga passará pelas mesmas regras, com a diferença de que, para ingressar na liga, será cobrada uma taxa de R$10,00 reais por participante. TODO O DINHEIRO DAS INSCRIÇÕES SERÁ REVERTIDO AOS 3 PRIMEIROS COLOCADOS DA LIGA PAGA. Detalhes mais adiante. A inscrição somente será efetivada após pagamento da taxa (que deverá ser feito exclusivamente por depósito bancário) e envio por email do comprovante de pagamento. Nesta liga, o jogador poderá ter 1 time por liga paga, e ao fazer a inscrição, estará de acordo com as regras estabelecidas para a liga conforme divulgação neste post.

Regras adicionais das ligas incluem:

  • Liga dividida em divisões;
  • Tempo máximo para escolhas no draft de 60 segundos;
  • Playoffs ocorrendo nas semanas 15 e 16;
  • Playoffs definidos pelos vencedores de cada divisão;
  • Sem trocas de escolhas no draft;
  • Trocas supervisionadas pelos organizadores (equipe Mile High Brasil);

PREMIAÇÃO

Como já citado, haverá premiação para os vencedores da ligas paga. A recompensa aos vencedores será feita por depósito bancário, devendo os vencedores entrar em contato via email, confirmando número da agência, conta corrente e titular da conta. Independente do tamanho das ligas (10 ou 20 jogadores), as premiações serão nos seguintes valores:

  • 1º Lugar: Prêmio de 50% do valor arrecadado pela liga;
  • 2º Lugar: Prêmio de 30% do valor arrecadado pela liga;
  • 3º Lugar: Prêmio de 20% do valor arrecadado pela liga;

 

INSCRIÇÃO

As inscrições deverão ser feitas pelo preenchimento do formulário disponível no link de inscrição (no final do post), dentro das datas descritas no cronograma. Após o formulário, aguarde confirmação da inscrição por email, com instruções para a criação do time. No caso de inscrição da liga paga, primeiro aguarde e-mail confirmando a vaga para então efetuar o pagamento quando solicitado (apenas o preenchimento  não garante ingresso nas ligas, já que dependerá do número de interessados). O e-mail de confirmação incluirá maiores instruções para o pagamento.

Vale lembrar que esta verificação é manual e que o e-mail de confirmação pode demorar até 2 dias para ser enviado, dependendo da disponibilidade da equipe. Além disso, nas ligas gratuitas, o participante tem a opção de escolher a liga que irá participar no momento da criação do time, mas caso a liga já esteja cheia, ele pode acabar na outra liga. Por isso pedimos atenção às datas do draft.

 

CRONOGRAMA

  • PERÍODO DE INSCRIÇÕES: até 23 de Agosto;
  • PAGAMENTO DA TAXA (liga paga): Até 28 de Agosto;
  • DRAFT: Dias 02, 03 e 08 de Setembro (ver abaixo);
  • DIVULGAÇÃO DOS VENCEDORES: primeira semana de Janeiro, em postagem no blog;
  • PREMIAÇÃO: Até 15 de Janeiro;

 

DATAS DOS DRAFTS*

  • Liga Atwater c/ 20 participantes (1ª liga free): 03 de Setembro, quinta-feira, às 21h30m;
  • Liga Bailey c/ 20 participantes (2ª liga free): 02 de Setembro, quarta-feira, às 20h30m;
  • Liga Elway c/ 10+ participantes (liga paga): 08 de Setembro, terça-feira, às 21 horas;

* Lembrando que estas são datas ainda provisórias, sujeitas à alteração conforme disponibilidade de servidores da nfl.com.

 

fantasy inscreva-se-ja