Conhecendo Seth Williams

Saudações torcedores e torcedoras do laranja e azul de Denver! Seguindo com a série “Conhecendo”, vamos com a nossa escolha de sexta rodada do Draft de 2021, o wide receiver Seth Williams!

Primeiros Anos

Sky is the limit' for Paul Bryant rising junior receiver Seth Williams -  al.com
Foto: AL.com

Seth Williams nasceu no dia 10 de abril de 2000 na cidade de Cottondale, Alabama. Frequentou a Paul W. Bryant High School, em Tuscaloosa, onde era um atleta de três esportes: jogava basquete, baseball e futebol americano, atuando como wide receiver, safety e contribuindo nos special teams. Ajudou a escola a vencer um campeonato estadual de basquete, terminou em segundo lugar do estado no salto em distância e em terceiro no salto em altura.

Williams foi considerado um recruta de 4 estrelas, sendo um atleta de alto nível. Recebeu ofertas de programas tradicionais de College como Georgia, Flórida, Ole Miss e Alabama (que fica na mesma cidade em que fez o High School), mas optou pela Universidade de Auburn, onde se matriculou em 2018.

Seth Williams em Auburn

NFL Draft Player Profile: Seth Williams | Fantasy Guru
Foto: Fantasy Guru

Seth Williams jogou em 10 partidas como true freshman por Auburn, somando 26 recepções para 534 jardas e 5 touchdowns. Como sophomore, teve sua melhor temporada: 59 recepções para 830 jardas e 8 TDs. Ano passado, Williams somou 47 recepções para 760 jardas e 4 TDs.

Desde que chegou em Auburn, Seth Williams era considerado um dos jogadores mais talentosos e com grandes chances de se firmar como um dos principais prospectos saindo do College pra NFL na posição de wide receiver.

Mas acabou tendo uma carreira inconsistente, tendo várias partidas em que se destacou e anotou TDs para vencer o jogo e outras em que não aparecia nas estatísticas. Muitos apontam o ataque de Auburn e o quarterback Bo Nix como parte do problema.

Apesar disso, ocupa a quarta posição em jardas recebidas na história de Auburn e a terceira posição em TDs recebidos.

Depois da temporada de junior, Seth Williams decidiu não usar o último ano de elegibilidade e se declarou para o Draft da NFL de 2021.

Processo Pré-Draft

Freak of nature' Seth Williams proving athleticism, versatility match  production - al.com
Foto: Todd Van Emst/AU Athletics

Seth Williams tirou medidas e fez os testes pré-Draft no Pro Day de Auburn. Mediu 6’3” de altura (1,90), 211 lbs (95 kg), correu as 40 jardas em 4.49s, teve salto vertical de 37 polegadas (93,9 cm) e salto em distância de 124 polegadas (3,14 m).

Era considerado um prospecto que provavelmente sairia no dia 3, mas alguns analistas acreditavam que Williams poderia ser escolhido no segundo dia do Draft.

Algumas das qualidades levantadas por analistas eram:

  • Tamanho e peso ideais pra posição;
  • Força que permite que vença adversários;
  • Combinação de tamanho e habilidade de salto que se destaca na red zone, somada à capacidade de deslocar adversários enquanto ataca a bola (habilidade que pode ter sido adquirida jogando basquete);
  • Envergadura grande;
  • Bloqueador disposto e agressivo no jogo corrido;
  • Boa habilidade após a recepção.

E alguns dos pontos negativos do seu jogo:

  • Falta de rapidez e explosão;
  • Falta de rapidez nos pés, o que pode atrapalhar na hora de conseguir separação;
  • Precisa melhorar as mãos pra escapar de marcadores ao sair da linha de scrimmage;
  • Inconsistência nas mãos recebendo passes, tendo recepções incríveis, mas perdendo recepções fáceis;
  • Apesar de ser disposto a bloquear, falta técnica ao fazer isso;
  • Não se destacou quando o nível de competição era alto;
  • Difícil saber a qualidade como corredor de rotas, já que a árvore de rotas de Auburn era limitada;
  • Se não melhorar contra press coverage, pode acabar sendo exclusivamente um recebedor saindo do slot, apesar de ter físico pra jogar outside.

Seth Williams nos Broncos

Seth Williams foi escolhido na pick 219 do Draft de 2021 pelo Denver Broncos.

Seth Williams during rookie minicamp at UCHealth Training Center in Centennial, CO, May 14, 2021.Photo by Gabriel Christus
Foto: Gabriel Christus/DenverBroncos.com

Chega a Denver num grupo jovem de wide receivers cheio de talento, com Courtland Sutton, Jerry Jeudy, KJ Hamler, Tim Patrick e até Tyrie Cleveland, que teve seus momentos ano passado (apesar de ser uma escolha de rodada baixa).

Por isso, o caminho pro campo em 2021 dificilmente será a partir do ataque. Denver escolheu Seth Williams pelo potencial e habilidade em jogar nos special teams enquanto é desenvolvido.

Assim, os Broncos oferecem ao técnico Zach Azzanni mais um jovem talento bruto na posição de WR para ser desenvolvido, mas espera também a produção do jogador contribuindo com os times de especialistas.

Na escolha 219, Williams pode acabar se tornando um steal se conseguir desenvolver as habilidades que o fizeram um recruta disputado de 4 estrelas saindo do High School.

Para Denver, Seth Williams é uma escolha que oferece um risco baixo, por ser uma escolha 219, mas há uma alta recompensa se houver desenvolvimento e refinamento de sua técnica, pois o potencial físico está inegavelmente presente.

Em alguns anos, é possível que a gente olhe pra trás e veja essa escolha como absurdamente boa.

inserir vídeo


E vocês torcedores e torcedoras? O que acharam da escolha de Seth Williams?