Conhecendo: Ronald Darby

Saudações, torcedores dos Broncos! George Paton começou a fazer suas primeiras movimentações como GM dos Broncos e acertou a contratação do CB Ronald Darby. Vamos conhecer o novo membro da nossa secundária.

O início da carreira

Ronald Darby tem 27 anos de idade e nasceu em 2 de Janeiro de 1994 na cidade de Oxon Hill, estado de Maryland, nos Estados Unidos. Desde cedo, jogava futebol americano em sua cidade natal na Potomac High School. Era um jogador bastante rápido e versátil, jogando em seis posições diferentes entre o ataque, defesa e time de especialistas, mas foi como CB que se destacou. Fez parte da defesa histórica do time do colégio que permitiu apenas 82 pontos em 2011.

Velocidade e atleticismo sempre foram seus pontos fortes. Participou do World Youth Championships de 2011 em Lille, na França, conquistando a medalha de ouro no revezamento Medley de natação e a medalha de bronze nos 200m de atletismo. Em treinamentos para recrutamento pro College Football, correu o tiro de 40 jardas em 4,37 segundos. Seu atleticismo e sucesso como defensor fizeram dele um recruta 4 estrelas em 2012 e o segundo melhor CB da classe. Recebeu proposta de várias universidades como Notre Dame, Maryland, Clemson e Auburn, mas acabou optando por fazer sua carreira no College em Florida State.

Carreira no College Football

Em seu primeiro ano em Florida State (2012), Darby foi reserva boa parte do tempo, mas mesmo assim teve um impacto tremendo na defesa do time. Com 18 tackles solo, 8 passes defendidos e 1 fumble forçado, ajudou sua equipe a ser a sétima melhor ranqueada da FBS e foi eleito o calouro do ano da ACC. Seu destaque lhe rendeu mais oportunidades em 2013, quando foi titular em 8 jogos e anotou 10 tackles solo, 2 interceptações, 4 passes defendidos e 1 fumble recuperado. Também teve atuação destacada no Orange Bowl daquele ano, anotando 4 tackles e 1 passe defendido.
Mas foi em 2014 que Ronald Darby tornou-se titular absoluto em Florida State. Nos 14 jogos da temporada anotou 29 tackles solo, 4 passes defendidos e um fumble forçado.

Ronald Darby foi muito bem em Florida State. Fonte: ESPN.com

Declarou sua entrada no Draft de 2015 e foi convidado para o Combine. Seu tiro de 40 jardas de 4,38 segundos foi responsável por subir em muitos boards e muitos analistas o consideravam como uma escolha de segunda rodada. Eu, particularmente, gostava demais de Darby durante o processo de Draft daquele ano e achava que poderia ser escolhido até no final da primeira rodada. Acabou que foi escolhido no meio da segunda, na escolha geral 50, pelo Buffalo Bills.

Carreira na NFL

Ronald Darby chegou cheio de expectativas em Buffalo e começou forte, conquistando a titularidade logo em seu ano de calouro. E é muito possível que 2015 tenha sido seu melhor ano na NFL até aqui, disputando 15 partidas como titular e anotando 61 tackles solo (3 para perda de jardas), incríveis 21 passes defendidos e 2 INTs. De acordo com o Pro Football Focus (PFF), permitiu um passer rating (PR) baixo de 78,3 (quanto mais baixo, melhor para o CB) e foi nomeado pelo próprio PFF como calouro defensivo do ano. Perdeu apenas um jogo na temporada com uma lesão na panturrilha.

O ano de 2016 poderia marcar sua consolidação na NFL, mas Darby não foi tão bem. Nas 14 partidas que disputou, anotou 60 tackles solo (1 para perda de jardas), 12 passes defendidos e nenhuma INT. Seu PR permitido subiu para 104,8. Perdeu mais dois jogos na carreira, um por concussão e outro por lesão no posterior da coxa. Os Bills estavam uma verdadeira bagunça naquele ano e acabaram fazendo várias mudanças para a temporada seguinte.

Dentre estas mudanças em 2017 esteve a troca de Darby para o Philadelphia Eagles, que deu o WR Jordan Matthews e uma escolha de terceira rodada no Draft de 2018. Darby chegou pra ser titular, mas logo no primeiro jogo sofreu um deslocamento no tornozelo e ficou fora de boa parte da temporada regular. Retornou somente na semana 11 e foi peça importante naquela que seria a campanha vitoriosa do Super Bowl, permitindo o menor PR da carreira: 72,3. O ano de 2018 poderia ser aquele lhe garantiria um contrato gordo no ano seguinte. Começou bem nos nove primeiros jogos da temporada, permitindo um PR de 86,5, mas uma lesão atrapalhou novamente sua carreira: um rompimento do ligamento cruzado anterior do joelho o levou para a Injury Reserve (IR).

Darby não foi mal nos Eagles, mas lesões atrapalharam sua passagem na Filadélfia. Fonte: Bleacher Report.

Os Eagles continuaram apostando nele e estenderam seu contrato para o ano de 2019 por cerca de 8,5 milhões de dólares. O que era um ano para provar seu valor acabou sendo o seu pior na NFL. Permitiu um PR de 117,9, anotando 11 passes defendidos e 34 tackles solo (1 para perda de jardas). Para piorar teve uma torção no quadril na semana 14, que o mandou para a IR mais uma vez.

Não teve seu contrato renovado na Filadélfia e foi tentar a reabilitação no Washington Football Team com um contrato de um ano com valor máximo de 3 milhões de dólares. Darby deu a volta por cima com uma bela temporada, conseguindo 43 tackles solo, 16 passes defendidos e um PR permitido de 95,2. Também foi a primeira temporada em que jogou os 16 jogos da temporada regular. A torcida aprovou Darby em Washington e queria sua permanência por lá, mas George Paton o tinha como a opção número 1 para a posição de CB e o convenceu a ir para Denver.

Ronald Darby nos Broncos

Ronald Darby chega aos Broncos com um contrato de 3 anos com valor máximo de 30 milhões de dólares, sendo 19,5 milhões garantidos. Com 1,80m e muita velocidade, Darby certamente será um dos outside CB do time, o que até o momento faria Bryce Callahan ser deslocado para o slot ou Essang Bassey fazer esta função, mandado Callahan para o lugar de Michael Ojemudia. Qualquer que seja a formação titular da secundária, um CB com qualidade de titular é muito bem vindo, principalmente numa posição em que as lesões foram o principal problema de 2020.

Mas é justamente esse o ponto que mais me preocupa. Embora não seja exatamente um jogador que se possa dizer propenso a lesões, a verdade é que perdeu muitos jogos por conta delas. Será que Darby consegue repetir mais vezes o feito de 2020 e jogar os 16 jogos da temporada regular? Se não conseguir será um baita dinheiro desperdiçado na posição.

Mas, se ficar em campo, Darby é um reforço muito bom a um preço módico para os padrões de CB da NFL, ainda mais contando que tem 27 anos e deve atingir o auge da carreira (normalmente observada para um CB) em Denver. Seu tape em Washington mostra que mantém sua velocidade e fluidez de movimentos mesmo após as lesões e desempenha muito bem suas funções tanto em marcação individual como em zona. O que mais me chama a atenção é sua rápida reação e capacidade de ler o QB (veja o vídeo acima), o que deve se ajustar muito bem no esquema de match up coverage de Fangio. Acredito que cairá como uma luva na nossa secundária e você pode conferir mais sobre minha opinião no vídeo abaixo.

Este é Ronald Darby, novo CB dos Broncos. O que acharam desta contratação? Deixem suas impressões nos comentários. Nos vemos em breve. Go Broncos!