Conhecendo Patrick Surtain II

Salve Salve Broncos Country! Iniciaremos a série de posts “Conhecendo”, onde apresentaremos a vocês os novos jogadores vindos do Draft. E, começando do começo, falaremos hoje sobre nossa escolha de 1ª rodada Patrick Surtain II, cornerback de Alabama.

Patrick Frank Surtain II nasceu em 14 de Abril de 2000 em Plantation, Flórida. É filho do também cornerback Patrick Surtain Sr, que foi um jogador de certo sucesso na NFL jogando 11 temporadas pelos Dolphins e Chiefs, sendo eleito ao Pro Bowl por 3 vezes e uma seleção para o First Team All Pro.

Patrick Surtain II e seu pai em 2019, seu ano de freshman em Alabama.
Foto: BamaInsider

Surtain II começou sua história no futebol americano jogando pela High School de sua cidade natal, American Heritage School, onde teve a oportunidade de ser treinado pelo seu pai e começou a mostrar que o talento para futebol americano estava no DNA da familia.

Durante seus anos no HS, Surtain II colocou seu nome no radar das universidades com suas ótimas atuações e talento. Em 2018, disputou pela segunda vez o U.S Army All American Bowl, partida que reúne os melhores jogadores de High School do país na temporada. Neste mesmo ano, foi classificado como recruta cinco estrelas e se comprometeu com a Universidade de Alabama.

Carreira em Alabama

Como Freshman em 2018, Patrick Surtain II participou de 12 partidas e contabilizou 37 tackles e uma interceptação. Seu começo de carreira foi sólido e promissor, o que lhe garantiu uma vaga de titular no próximo ano.

Em 2019 como sophomore, adquiriu um pouco mais de experiência e costume ao novo jogo, melhorando suas marcas pessoais. Durante a temporada contabilizou 42 tackles, 3 fumbles forçados, 8 passes desviados, 2 interceptações para 24 jardas retornadas, 1 fumble recuperado e 1 pressão ao QB adversário. Números bem mais parrudos quando comparados aos de 2018, que o ajudaram a se estabelecer como um dos principais nomes da posição.

Patrick Surtain II mostrando todo seu atleticismo, interceptando um passe a uma distância incrível do gramado. Foto: Audacy.

Em 2020 como Junior com certeza teve o ano mais marcante e importante de sua carreira. Patrick Surtain II se isolou como o cornerback mais dominante do College Football. Foi uma peça muito importante na campanha do título nacional de Alabama e colecionou prêmios, tais como:

  • Melhor jogador de defesa da temporada na SEC;
  • All American com votação unânime;
  • First Team All-SEC;
  • MVP defensivo do Rose Bowl (semifinal do playoff onde enfrentaram Notre Dame).
Patrick Surtain II com seu troféu de MVP defensivo do Rose Bowl 2020. Foto: Dallas Morning News.

Draft

Patrick Surtain II era destacado por todos os analistas de Draft como um prospecto de extremo talento e que poderia ser uma peça importante para a franquia que o escolhesse desde o primeiro dia.

Em seu Pro Day, Surtain II teve as seguintes marcas:

  • Altura: 1,88m
  • Peso: 93,6kg
  • Tamanho da mão: 10
  • Tamanho do Braço: 32 1/2
  • Tiro de 40 jardas: 4,42 segundos
  • Repetições no Supino: 18
  • Salto Vertical: 39
  • Salto Horizontal: 131

Sempre foi apontado como uma escolha de topo de Draft e foi um dos primeiros nomes vinculados ao Denver Broncos, mas perdeu um pouco de força na mídia após as chegadas de Ronald Darby e Kyle Fuller via Free Agency.

E então, na noite de quinta feira, dia 29 de Abril de 2021, o sonho de criança de Patrick Surtain II se tornou realidade e o Denver Broncos o escolheu com a 9ª escolha geral do Draft.

Nosso mais novo CB no palco em Cleveland, recebendo a jersey dos Broncos das mãos de Roger Goodell. Foto: The Denver Post

Nosso GM George Paton disse que conhece Surtain II e seu pai de longa data. Surtain Sr e Paton tiveram uma relação nos tempos em que atuava pelo Miami Dolphins. Destacou que o atleta é um talento dentro e fora do campo e é exatamente este tipo de atleta que Paton busca para montar o Denver Broncos.

Análise do Editor

Assim como a grande maioria dos jogadores que vem de Alabama, Patrick Surtain II é um atleta com excelentes ferramentas físicas, combinando uma técnica muito apurada e polida com instintos muito fortes. Sim, é exatamente isso que você está pensando: é um cornerback fabuloso.

Pressiona muito bem os WRs adversários, fazendo com que o mesmo nem consiga correr direito sua rota. Sua fisicalidade e técnica aliadas a sua paciência faz com que consiga impedir as recepções de acontecer.

Foi peça fundamental da defesa de Nick Saban em Alabama, marcando sempre o WR1 adversário, demonstrando ser capaz de jogar em vários esquemas, seja em man-to-man ou em zone. O sucesso no primeiro esquema se dá muito ao seu atleticismo, não permitindo separação; O seu Football IQ garante o sucesso no segundo esquema, identificando muito bem as rotas e tendo boa comunicação com toda a defesa, auxiliando para que erros não aconteçam. Versatilidade é uma palavra que o torcedor deve se acostumar, pois o Broncos tem valorizado muito essa característica.

Acredito que Patrick Surtain II deve ter um impacto logo em seu primeiro ano. Na minha opinião terá tempo de jogo suficiente para isso e tem tudo para ser uma estrela na NFL. Por enquanto, cumpre todos os requisitos para tal. Gostei muito da escolha, foi um valor excelente no draft em uma posição premium.

Confira o vídeo do Conhecendo Patrick Surtain II em nosso canal no Youtube.

E aí torcedor, o que achou da nossa primeira escolha?

Sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrevam em nosso canal no Youtube e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se.

#GoBroncos