Conhecendo Noah Fant

Saudações torcedores e torcedoras do laranja e azul de Denver! O primeiro dia do NFL Draft de 2019 está in the books. O Denver Broncos escolheu o tigh end de Iowa Noah Fant na 20ª escolha geral e deu uma arma importante para Joe Flacco e Rich Scangarello. Vamos conhecê-lo!

O Denver Broncos tinha a 10ª escolha geral no Draft de 2019. Após Ed Oliver ser escolhido na 9 – e nunca saberemos se ele seria a escolha de Denver – o time decidiu descer 10 escolhas no Draft em uma troca com o Pittsburgh Steelers, mesmo com jogadores como Devin Bush, Dwayne Haskins, Drew Lock e Christian Wilkins disponíveis. Com a troca, o time adicionou uma escolha extra de segunda rodada (pick 52) e uma pick de terceira rodada de 2020.

John Elway sentou na escolha 2, esperou um dos melhores atletas da classe chegar até a eles e apertou o gatilho para tornar Noah Fant, o segundo TE de Iowa da noite a ser escolhido (Hockenson foi para Detroit na pick 8), um Denver Bronco.

Fant pré-NFL

Noah Fant nasceu em Omaha, Nebraska em 20 de novembro de 1997 (21 anos). Filho de Kathy e Willie Fant, Noah começou sua carreira no high school jogando em Omaha South.

Fant jogou como tight end e como defensive end, tendo batido recordes da escola de recepções em uma temporada e na carreira e touchdowns em uma temporada e na carreira. Foi capitão do time em seu junior year e competiu também em atletismo e basquete.

Após seu senior year no high school, Fant se declarou para a Universidade de Iowa, buscando uma referência na formação de tight ends. A universidade tem um de seus apelidos como Tight End U (algo como Universidade Tight End). Em 2019, Fant e seu teammate, TJ Hockenson, fizeram história ao se tornarem a primeira dupla de TEs da mesma universidade a serem selecionados no mesmo ano no primeiro round do Draft da NFL.

Em 2016, Fant viu alguma ação como freshman, participando de seis jogos como backup e conseguindo 9 recepções para 70 jardas e 1 TD. Os Hawkeyes ainda contavam com George Kittle, que entraria para o Draft no ano seguinte. Fant diz ter em Kittle um mentor, que até hoje o aconselha.

Foto: The Daily Iowan

Em sua temporada como sophomore, Fant explodiu como a melhor arma ofensiva do time, empatando o recorde da nação e batendo o recorde de Iowa de touchdowns recebidos por um TE em uma temporada (11 TDs) e foi o líder do college football em jardas por recepção (16.5).

Em 30 de novembro de 2018, Noah Fant anunciou que ia se declarar para o Draft da NFL de 2019.

Processo do Draft

No Combine, Fant tirou as suas medidas, fez todos os testes e os drills da posição. Noah Fant tem 1m93 de altura (6’4) e 113 kgs (439 libras).

Entre TEs, ele teve:

  • Melhor tempo no tiro de 40 jardas com 4.50 segundos
  • Sexto melhor bench press (supino) com 20 repetições (o melhor TE fez 24)
  • Melhor salto vertical com 1 metro (39.5 polegadas)
  • Melhor salto em distância com 3,2 metros (127 polegadas)
  • Melhor 3-cone drill – teste usado para medir agilidade – com 6.81 segundos (quarto melhor incluindo WRs)
  • Terceiro melhor 20-yard shuttle – teste para medir mudança de direção – com 4.22 segundos
  • Melhor 60-yard shuttle – outro teste de agilidade e mudança de direção – com 11.49 segundos (quarto melhor incluindo WRs)
Foto: NFL.com

Após um Combine dominante, a atenção dos times com Fant, que já era alta, subiu ainda mais. Ele fez visitas top 30 com nove times, incluindo o Denver Broncos.

Fant era visto globalmente como um prospecto de primeira rodada, variando nos boards entre o primeiro ou o segundo TE da classe com seu companheiro de time TJ Hockenson. No Guia do On The Clock, Noah Fant era o primeiro TE e o sexto melhor prospecto de toda a classe. Veja o sumário dele no guia:

Noah Fant é um dos melhores prospectos ofensivos dessa classe. Absurdamente atlético e jogador completo em todas as áreas. Liderou o college entre os tight ends com mais jardas por recepção e mais touchdowns com 11. Teve ótimo desempenho no Combine, o que lhe solidifica ainda mais como melhor tight end da classe.

Guia do On The Clock

Fant foi muito elogiado por analistas por sua árvore de rotas diversificada, consequência do ataque complexo em que jogava, pelo bom trabalho com as mãos na hora da recepção, pegando a bola longe do corpo e fazendo ajustes, pela versatilidade como recebedor, explosão após a recepção, pelo controle corporal e equilíbrio e pelo famoso “QI de football”, sendo considerado um jogador extremamente inteligente.

A maioria das críticas a Noah Fant se relacionam a suas habilidades como bloqueador, apesar de a sua vontade de fazer tais bloqueios ser destacada. Iowa tendo um TE como Hockenson (extremamente dominante nos bloqueios) ao mesmo tempo que Fant provavelmente fez com que não fosse dada tanta atenção à sua evolução nas técnicas de bloqueio. Ele precisa trabalhar nisso para se tornar um TE completo.

Fant nos Broncos

Com a 20ª escolha geral no Draft da NFL de 2019, o Denver Broncos selecionou Noah Fant.

Tendo Travis Kelce em nossa divisão e após a performance explosiva de George Kittle contra nós em 2018, sabemos bem o impacto que um TE dominante pode ter. Noah Fant tem o potencial para ser um TE dominante na NFL e para ter impacto imediato no ataque, dando uma arma perigosa para Joe Flacco e um alvo na redzone. Sua velocidade elite faz com que ele seja um mismatch contra linebackers e sua força e altura dão uma vantagem se alinhado contra DBs. No ataque vertical que Rich Scangerello promete implantar, ele é a arma perfeita.

E nós, torcedores, sabemos bem há quanto tempo nos falta um TE dominante. Desde 2015, quando Owen Daniels recebeu 46 passes e três TDs, os Broncos não tem um TE que com mais de 31 recepções em uma temporada. Jeff Heuerman vinha em uma boa temporada em 2018, mas novamente sofreu uma lesão que terminou seu ano mais cedo pra ele. Jake Butt sofreu o terceiro rompimento de ACL da carreira e Troy Fumagalli ainda não jogou um snap na NFL.

A família Fant deu uma entrevista para o Denver Post falando sobre o processo do Draft de Noah. Segundo Chris Fant, irmão mais velho do nosso novo TE, Denver foi a visita favorita de Noah.

Ele amou a cidade, ele amou o ambiente, os superiores da organização. Ele veio até mim… ele estava tipo, ‘eu iria para qualquer lugar, mas eu gostei mesmo, mesmo de Denver.’ Ele estava tipo, ‘eu gostei dos técnicos, eu gostei do Elway, eu gostei de todo mundo.’ Ele teve boas vibes deles. Então foi ótimo ver isso funcionar como funcionou.

Chris Fant sobre Noah Fant preferir Denver.

O fit é outra coisa que atraiu Fant a considerar os Broncos como o time ideal para ser escolhido. Rich Scangerello, OC dos Broncos, lembrou Fant, no telefonema que recebeu descobrindo que seria a escolha dos Broncos, de uma conversa que eles tiveram anteriormente, indicando que Fant é visto como um fit ideal para Scangarello.

Lembre do que eu te disse: ‘tudo é sobre o sistema em que você cair para que eles saibam como te usar.’ Certo? Você não poderia ter ido pra um lugar melhor. Mal posso esperar para trabalhar com você.

Rich Scangarello falando com Fant ao telefone após ele ser informado que seria escolhido pelos Broncos.

Se tudo isso vai funcionar e se Noah Fant corresponderá às expectativas, só o tempo dirá. Ele é um prospecto absurdamente atlético, com uma carreira brilhante no college, principalmente como recebedor.

Para se tornar um TE completo, ele terá que trabalhar nos bloqueios. Nas entrevistas, essa é a parte de seu jogo que Fant mais fala, dando indícios de que ele tem vontade de evoluir nisso.

Muitos TEs recebedores não fazem tanta questão de evoluir nos bloqueios, o que acaba tornando-os WRs grandes em vez de TEs completos. Fant não quer nem ouvir sobre ser só um recebedor. Ele é um apaixonado pela própria posição em todos os seus aspectos.

Eu me consideraria um tight end por completo. Eu amo bloquear, eu amo receber touchdowns e eu amo fazer tudo o que me for solicitado.

Noah Fant em sua entrevista de apresentação nos Broncos.

Bem vindo, Noah Fant! Eu vou amar vê-lo evoluir nos bloqueios e receber touchdowns.

E vocês, torcedores e torcedoras? O que acharam da escolha de Noah Fant?