Conhecendo Nick Vannett

Saudações, torcedores dos Broncos! Na segunda onda de contratações da Free Agency, John Elway contratou mais um jogador para Denver: Nick Vannett. O ex-Seahawks e Steelers chega para fortalecer e dar profundidade ao grupo de TEs. Vamos conhecer o novo Bronco!

Início da carreira

Nick Vannett nasceu em 6 de março de 1993 (tem 27 anos) em Westerville, estado de Ohio, Estados Unidos. Começou a jogar futebol americano na Westerville Central High School, sua cidade natal, e logo se destacou recebendo diversas honrarias locais. Chegou a jogar baseball também, mas optou por seguir a carreira com a bola oval e foi recrutado pelo Ohio State Buckeyes.

Começou sua carreira no College Football em 2011, mas foi red shirt durante todo o primeiro ano. Nos quatro anos seguintes, participou de 53 jogos, totalizando 55 recepções para 585 jardas e 6 TDs. Foi convidado para o Senior Bowl de 2016 e impressionou os scouts por ser um TE balanceado, bom tanto nos bloqueios como recebendo a bola. Entretanto, teve uma lesão nas costas e participou de forma muito limitada do Combine daquele ano, perdendo um pouco da avaliação positiva. Recuperou parte do prestígio com um Pro Day bem sólido e foi escolhido pelo Seattle Seahawks na terceira rodada (escolha geral #94) do Draft de 2016. Essa escolha foi enviada pelos Broncos naquele ano como parte da troca pela escolha #26, na qual Paxton Lynch foi selecionado. Mais curioso ainda é que na escolha seguinte (#95) Graham Glasgow foi selecionado pelos Lions.

Carreira na NFL

A trajetória de Vannett na NFL começou de forma azarada. Na sua primeira recepção, no segundo jogo da pré-temporada, sofreu uma lesão no tornozelo e perdeu os quatro primeiros jogos da temporada regular. Mesmo assim, Pete Carroll o levou para o elenco final como terceiro TE, atrás de Jimmy Graham e Luke Wilson. Fez sua primeira aparição oficial na liga na semana 5 da temporada de 2016, na vitória sobre os Falcons, quando jogou 3 snaps ofensivos e 2 no ST. Por uma daquelas ironias da vida, passou a ganhar mais tempo em campo por uma lesão no tornozelo de seu companheiro Luke Wilson na semana seguinte. Como todos sabem que Jimmy Graham bloqueia tanto quanto um bonecão de posto murcho, Vannett foi usado primariamente como TE em bloqueios, função que desempenhou muito bem. Só teve 3 recepções para 32 jardas naquele ano.

A partir do ano seguinte, passou a ser mais acionado no jogo aéreo, mantendo também sua funções de bloqueio. Em 2017, foram 12 recepções para 124 jardas, anotando seu primeiro TD na NFL. Vannett teve seu melhor ano em termos de estatísticas em 2018, quando anotou 29 recepções para 269 jardas e 3 TDs. Começou 2019 ainda em Seattle, onde jogou 3 jogos e anotou 4 recepções para 38 jardas, mas foi trocado para os Steelers por uma escolha de quinta rodada. Em Pittsburgh, jogou 13 partidas e anotou 13 recepções para 128 jardas. Seu desempenho nos bloqueios caiu significativamente após a troca, talvez pela mudança de esquema ofensivo. De qualquer modo, o telefone de seu agente tocou com John Elway fazendo uma proposta.

Vannett nos Broncos

Nick Vannett chega em Denver com um contrato de 2 anos e 5,7 milhões de dólares, sendo 2,5 milhões garantidos. Isso dá uma média de 2,85 milhões de dólares por ano, abaixo dos 4 milhões anuais que recebe Jeff Heuerman. Em um primeiro momento, me pareceu que o motivo da contratação de Vannett é justamente substituir Heuerman, já que possuem um skill set muito parecido, mas o novo Bronco é mais barato. Dá para dizer até que Vannett é um pouco melhor no jogo aéreo, mas o upgrade em relação a Heuerman é bem marginal. É possível que Heuerman seja trocado ou cortado, mas no momento Vannett vai brigar com ele pela vaga de TE 2, usado primariamente para bloqueios ou em pacotes ofensivos com 2 TEs, que tendem a ser mais incomuns com Pat Shurmur. Enfim, é um TE balanceado e sólido, mas que não traz nada de espetacular para o time. Não vejo motivo para gastar cerca de 6,5 milhões de dólares do Salary Cap para manter dois TE de rotação com características semelhantes, então espero o corte ou troca de Heuerman (com somente 500k de Dead Cap). Caso isso aconteça dou uma nota B+ para a contratação de Nick Vannett, pois representará uma leve melhora na posição com economia de Cap. Se Elway mantiver Vannett junto com Heuerman, dou uma nota C por alocar muito dinheiro em reservas, sendo que há no elenco outras boas opções e mais em conta para TE 3 como Andrew Beck, Troy Fumagalli, Austin Fort e até Jake Butt (lembra dele?).

Este é o nosso novo reforço e estas são minhas impressões sobre a contratação. Digam o que acharam do novo Bronco na seção de comentários. Nos vemos em breve. Go Broncos!