Saudações torcedores e torcedoras do laranja e azul de Denver! Todos os anos diversos jogadores ouvem seus nomes nos três dias do Draft. Mas, para muitos outros, o sonho da NFL só começa depois disso. Vamos conhecer os jogadores não-draftados que assinaram com o Denver Broncos!
Já falamos de todos os rookies escolhidos pelos Broncos no Draft (Pat Surtain, Javonte Williams, Quinn Meinerz, Baron Browning, Caden Sterns, Jamar Johnson, Seth Williams, Kary Vincent Jr, Jonathon Cooper e Marquiss Spencer) e agora chegou a hora de falar dos rookies não-draftados!
Antes de entrarmos nos jogadores, é bom lembrar que a situação dos rookies não-draftados é bastante fluida. Muitos acabam cortados antes mesmo dos training camps ou nas primeiras reduções obrigatórias do roster.
Este ano, por exemplo, o LB David Curry de Georgia Tech estava na lista dos contratados por Denver, mas já foi cortado para liberar espaço no roster. Já o punter Max Duffy só assinou semanas depois do Draft.
Então, nesse post, vamos considerar os rookies não-draftados que estão no roster dos Broncos nesse momento.
Adam Prentice
- Fullback;
- South Carolina;
- Número #43;
- 1,83 de altura (6’0);
- 111 kg (245 lbs);
- 24 anos;
- 4 temporadas: 47 jogos, 18 carregadas para 65 jardas, 20 recepções para 128 jardas e 1 TD;
- Bônus de Assinatura: $10.000 | Salário garantido: $10.000 = Total Garantido: $20.000.
Prentice é um rosto conhecido de muitos fãs de futebol americano no Colorado já que, apesar de ser listado como jogador de South Carolina, se transferiu de Colorado State durante a carreira universitária.
Nasceu na Califórnia e foi atleta de três esportes na Clovis High School: futebol americano, Atletismo e Wrestling (campeão estadual e nacional). Chegou a CSU em 2015.
Prentice nunca se destacou muito como uma arma ofensiva, mas demonstrou habilidade como bloqueador, toughness, sempre foi muito elogiado pela ética de trabalho e bom desempenho acadêmico e foi capitão do time em 2018.
Prentice usou o sexto ano de elegibilidade no College e se transferiu para South Carolina.
Atualmente não tem competição na própria posição no elenco dos Broncos, já que Jeremy Cox foi dispensado, mas a disputa de Prentice é contra o desuso da posição de fullback e as grandes chances de Denver não levar um FB no roster. Candidato forte a vaga no practice squad.
Warren Jackson
- Wide Receiver;
- Colorado State;
- Número #80;
- 1,98 de altura (6’6);
- 99 kg (219 lbs);
- 21 anos;
- 3 temporadas: 33 jogos, 124 recepções para 1789 jardas e 14 TDs;
- Bônus de Assinatura: $10.000 | Salário garantido: $50.000 = Total Garantido: $60.000.
Warren Jackson é mais um nome conhecido do torcedor de Colorado State. O jogador disputou 3 temporadas pelos Rams. Em 2020, optou por iniciar as preparações para o Draft depois da Conferência de CSU cancelar a temporada (os Rams acabaram jogando 4 partidas em 2020, mas Jackson não participou).
Jackson tem ótimo tamanho pra posição e teve uma excelente temporada de junior em 2019 (1119 jardas e 8 TDs em 10 jogos), mas têm dificuldades para correr rotas e ganhar separação. Quando consegue separação, tem boas mãos e consegue fazer recepções contestadas.
Precisará colocar bastante trabalho para refinar o próprio jogo e conseguir uma vaga no roster dos Broncos numa das posições mais cheias do time. Mas é um jogador cheio de potencial, que pode adicionar mais um WR a fazer sucesso na NFL à lista recente de CSU como Michael Gallup, Rashard Higgins e Preston Williams.
Branden Mack
- Wide Receiver;
- Temple;
- Número #86;
- 1,98 de altura (6’5);
- 100 kg (220 lbs);
- 22 anos;
- 4 temporadas: 46 jogos, 131 recepções para 1819 jardas e 15 TDs, 6 corridas para 33 jardas e 0 TD;
- Bônus de Assinatura: $5.000 | Salário garantido: $0 = Total Garantido: $5.000.
Outro enfrentando a batalha de conseguir um espaço no grupo lotado de wide receivers é Branden Mack.
No geral, gosta de trabalhar as laterais do campo e desafiar a defesa verticalmente, tendo skills para fazer jogadas no fundo do campo e conseguindo big plays.
Mack não é dos mais rápidos – apesar de ter surpreendido com um bom tempo pro seu tamanho no Pro Day (4.64 s) – mas sabe usar o próprio corpo para proteger a bola dos defensores, tendo ótimo desempenho como bloqueador, o que pode fazer com que a staff dos Broncos goste do jogador.
Apesar do potencial, com a quantidade de WRs hoje no elenco, Mack deve brigar por uma vaga no Practice Squad, onde pode se desenvolver como jogador de NFL com o auxílio do técnico Zach Azzanni.
DeVontres Dukes
- Wide Receiver;
- South Florida;
- Número #84;
- 1,93 de altura (6’4);
- 98 kg (216 lbs);
- 23 anos;
- 4 temporadas: 34 jogos, 32 recepções para 400 jardas e 5 TDs;
- Bônus de Assinatura: $1.000 | Salário garantido: $0 = Total Garantido: $1.000.
Além de, assim como os dois jogadores acima, enfrentar uma grande batalha por uma vaga num grupo cheio, Dukes tem o segundo menor valor garantido em contrato entre todos os rookies não-draftados (atrás apenas do punter Max Duffy que não tem garantias no contrato).
Contra ele também está a produção no College. Dukes tem um número baixíssimo de recepções na carreira, com 24 das 32 vindo na última temporada em USF.
Apesar disso, tem um excelente tamanho para um recebedor de NFL e pode se beneficiar de um treinamento profissional, mas deve ter bastante dificuldades em permanecer no time até o fim dos training camps com o currículo limitado que apresentou até então.
Shaun Beyer
- Tight End;
- Iowa;
- Número #88;
- 1,98 de altura (6’5);
- 112 kg (248 lbs);
- 24 anos;
- 4 temporadas: 35 jogos, 18 recepções para 275 jardas e 1 TD;
- Bônus de Assinatura: $15.000 | Salário garantido: $110.000 = Total Garantido: $125.000.
Aqui temos o primeiro candidato com grandes chances de conseguir uma vaga no roster 53 dos Broncos.
Se em anos anteriores a posição de tight end era uma que sempre enxergávamos como muito cheia, hoje as coisas não são bem assim. Hoje o grupo tem apenas Noah Fant, Albert Okwuegbunam (se recuperando de lesão), Austin Fort, o recém chegado Eric Saubert e o rookie Shaun Beyer.
O ex (e agora atual de novo) colega de time de Noah Fant em Iowa chega com a segunda maior quantidade de dinheiro garantido em contrato entre os rookies não-draftados.
As estatísticas de Beyer não vão impressionar ninguém, inclusive o jogador tem que melhorar muito como corredor de rotas e em conseguir separação. Mas é como bloqueador que se destaca e isso é o que pode acabar rendendo um espaço no roster do Denver Broncos.
Nolan Laufenberg
- Offensive Guard;
- Air Force;
- Número #69;
- 1,90 de altura (6’3);
- 142 kg (312 lbs);
- 22 anos;
- 2 temporadas: 25 jogos, 21 como titular, 3 tackles;
- Bônus de Assinatura: $10.000 | Salário garantido: $15.000 = Total Garantido: $25.000.
Pro torcedor que gosta de jogadores nascidos no Colorado, Nolan Laufenberg é o cara dessa classe de jogadores não-draftados. Laufenberg nasceu em Castle Rock, cidade que fica entre Denver e Colorado Springs (onde fica Air Force).
Laufenberg foi atleta de três esportes no High School (futebol americano, baseball e basquete). Jogando pelos Air Force Falcons, foi parte de uma das melhores linhas ofensivas do país, que é especializada em jogo corrido. Precisará desenvolver a técnica como pass blocker, onde foi muito pouco exigido durante a carreira no College.
Sendo considerado um jogador com QI de football elevado e excelente ética de trabalho, Laufenberg é uma peça que pode ser interessante se conseguir se desenvolver nas mãos de Mike Munchak. Apesar de ter traits interessantes dentro e fora de campo, deve ter dificuldades para conseguir uma vaga no roster esse ano.
Drew Himmelman
- Offensive Tackle;
- Illinois State;
- Número #78;
- 2,06 de altura (6’9);
- 144 kg (317 lbs);
- 24 anos;
- 4 temporadas: 37 jogos, todos como LT titular;
- Bônus de Assinatura: $25.000 | Salário garantido: $125.000 = Total Garantido: $150.000.
Drew Himmelman é o jogador com maiores garantias no contrato entre os rookies não-draftados, o que chama bastante atenção afinal o dinheiro fala na NFL.
Himmelman foi atleta de três esportes no High School (futebol americano, basquete e baseball) e jogava como tight end e defensive end. Recebeu apenas uma oferta de bolsa de estudos saindo do High School em Illinois State.
O que mais chama a atenção em Himmelman é que ele é simplesmente enorme. Com mais de 2 metros de altura, se destaca de longe como o jogador mais alto do Denver Broncos.
Mas apesar do aspecto físico, Himmelman precisa ser desenvolvido e limpar alguns aspectos do seu jogo, que conseguia se safar jogando num nível baixo de competição, mas que causarão problemas na NFL.
É um jogador para ficar de olho, potencialmente conseguindo vaga no roster ou sendo uma prioridade para o practice squad.
Andre Mintze
- Outside Linebacker;
- Vanderbilt;
- Número #91;
- 1,90 de altura (6’3);
- 144 kg (249 lbs);
- 22 anos;
- 4 temporadas: 43 jogos, 75 tackles (18 para perda de jardas), 8,5 sacks, 3 fumbles forçados, 1 fumble recuperado;
- Bônus de Assinatura: $15.000 | Salário garantido: $70.000 = Total Garantido: $85.000.
Sendo mais um jogador com altas garantias no contrato, Andre Mintze chega em Denver para tentar se destacar nos special teams para brigar por uma vaga no roster.
Foi duas vezes capitão do time, tem grande destaque pelas ações que desempenhava na comunidade desde que era um jogador universitário e teve um desempenho acadêmico invejável.
Dentro de campo, se destaca pela velocidade (correu as 40 jardas em 4.59 no Pro Day) e tem um bom arsenal de moves no pass rush. Por outro lado, não tem um tamanho tão bom pra posição e precisa melhorar como defensor contra o jogo corrido.
Com um grupo de OLBs que tem como locks Von Miller, Bradley Chubb e Malik Reed, Mintze teria que desbancar Derrek Tuszka, Natrez Patrick e o rookie Jonathon Cooper. Um cenário mais realista seria começando a carreira no practice squad.
Curtis Robinson
- Linebacker;
- Stanford;
- Número #63;
- 1,90 de altura (6’3);
- 107 kg (235 lbs);
- 23 anos;
- 5 temporadas: 46 jogos, 144 tackles (84 solo +60 assistidos), 4 sacks, 1 INT, 2 fumbles forçados;
- Bônus de Assinatura: $10.000 | Salário garantido: $30.000 = Total Garantido: $40.000.
Curtis Robinson foi uma estrela na Mater Dei High School em Santa Ana, Califórnia. Desde pequeno queria ir para Stanford e alcançou o objetivo, sendo um recruta 5 estrelas saindo da escola.
Robinson foi titular por 2 anos, onde foi capitão do time e demonstrou seu atleticismo em campo. É suficientemente veloz mas precisa melhorar a fisicalidade para jogar na NFL.
Listado como inside linebacker, chega num grupo que tem bastante talento jovem não provado, incluindo o também rookie Baron Browning e Justin Strnad, que ainda não viu o campo na NFL depois de sofrer uma lesão ano passado.
Robinson pode conseguir espaço com bom desempenho nos special teams e um fator que favorece é que já tem experiência nisso jogando no College.
Mac McCain III
- Cornerback;
- North Carolina A&T;
- Número #49;
- 1,83 de altura (6’0);
- 79 kg (175 lbs);
- 23 anos;
- 3 temporadas: 29 jogos, 8 INTs, 113 tackles (87 solo), 30 passes desviados;
- Bônus de Assinatura: $20.000 | Salário garantido: $30.000 = Total Garantido: $50.000.
Assim como Drew Himmelman, Mac McCain vem de uma universidade da FCS e enfrentou um nível de competição inferior no College. Jogando em North Carolina A&T, se destacava muito em campo sendo selecionado 3x para receber honrarias de All-Conference.
Teve um começo de carreira incrível: nos 20 primeiros jogos pelos Aggies, foram 87 tackles totais, 24 passes desviados e 8 interceptações, sendo 4 retornadas para TD. Mas uma ruptura de ACL em 2018 interrompeu isso.
Em 2019, teve uma queda de produção ao voltar da lesão e não teve oportunidade de se mostrar em 2020 por causa da pandemia.
Assim como os WRs, McCain deve ter a mesma dificuldade por chegar num grupo cheio e talentoso, mas terá as oportunidades para mostrar suas habilidades como playmaker. Há relatos de que tem se destacado em campo e é um jogador para ficar de olho.
Max Duffy
- Punter;
- Kentucky;
- Número #15;
- 1,85 de altura (6’1);
- 86 kg (190 lbs);
- 28 anos;
- 3 temporadas: 34 jogos, 151 punts, 70 dentro das 20 jardas, 50 de mais de 50 jardas, média de 46 jardas por chute, chute mais longo de 75 jardas;
- Bônus de Assinatura: $0 | Salário garantido: $0 = Total Garantido: $0.
Max Duffy é ex jogador da Australian Football League (onde é jogado o futebol australiano). Em 2017, iniciou a transição pro futebol americano, se juntou à Universidade de Kentucky e teve uma carreira de destaque no College Football.
É um vencedor do Prêmio Ray Guy de 2019, que premia o melhor punter do College Football. Apesar de ter sido considerado por muitos como o melhor punter da classe, não só não foi selecionado no Draft como teve que esperar semanas por uma oportunidade. Isso se deve provavelmente por causa de sua idade, já que Duffy é um rookie de 28 anos.
Nos Broncos, chega para competir com Sam Martin e não descartem totalmente a possibilidade dele vencer o veterano. Os Broncos podem estar pensando em seguir num caminho mais barato e Duffy é um prospecto muito interessante, apesar da idade.
inserir vídeo aqui
E vocês, torcedores e torcedoras? Quais rookies não-draftados vocês acham que têm chance de conseguir uma vaga no roster?