Saudações nação laranja e azul! Dando continuidade aos nossos posts “Conhecendo”, hoje é dia de falarmos do nosso novo wide receiver/retornadorMontrell Washington! Com a 162ª escolha, na 5ª rodada, os Denver Broncos selecionaram o jogador da Universidade de Samford.
A escolha foi considerada bastante interessante por vários analistas dada a produtividade e qualidade de Washington como retornador, sendo um perigo constante nos special teams, um dos pontos mais fracos dos Broncos nos últimos anos.
Alguns afirmaram que os Broncos escolheram o jogador antes do seu valor posicional, mas dentro dos Broncos existia a percepção de que outro(s) time(s) estaria(m) interessado(s) em Washington e a convicção de que ele traria algo que nós não temos há anos no nosso time de especialistas, que é um retornador que retorna!
O próprio jogador disse que ficou surpreso em ser selecionado, achando que seria jogador não draftado e que teria que provar seu valor mais uma vez, como sempre foi em sua carreira, mas os Broncos enxergaram no atleta potencial e fizeram sua escolha.
Washington, dentre todos os calouros escolhidos, é aquele que mais tem chances, na minha opinião, de contribuir de forma imediata e cravar sua titularidade como retornador dos Broncos e, ao longo dos anos, indo se desenvolvendo com nossa comissão técnica liderada por Dwayne Stukes e assim contribuir para o time este ano e nos anos futuros.
Início de carreira

Montrell Washinton possui 23 anos, nasceu em 14 de março de 1999. Começou sua carreira no futebol americano na Cherokee High School, na cidade de Canton, Georgia.
No high school, ganhou o prêmio All-County, All Region and All-State honoree e foi capitão do time como sênior em 2016. Foi nomeado jogador ofensivo do ano pela Region 4 e pela Cherokee Tribune. Também foi nomeado jogador do ano e MVP do time pelo Gridiron Club.
Seu treinador na época afirmou que no começo não sabia exatamente a posição que usaria ele, tentando inicialmente colocá-lo como running back, mas posteriormente encontrando sua posição como wide receiver e retornador.
Como junior, teve 65 recepções para 605 jardas e 5 touchdowns, 6 carregadas para 46 jardas, 18 retornos de kickoff para 441 jardas e 1 touchdown e seis retornos de punt para 46 jardas. Mas o seu grande momento como atleta no high school veio em seu ano de sênior.
Como sênior, teve 93 recepções para 1.086 jardas e 10 touchdowns, além de 74 carregadas para 801 jardas e sete touchdowns. Retornou 8 kickoffs para 283 jardas e 1 touchdown e retornou 5 punts para 95 jardas. Teve assim um acúmulo total de 2.265 jardas, quebrando o recorde da escola de jardas acumuladas em uma única temporada.
Trago aqui uma declaração de seu treinador no high school: “A velocidade era uma coisa que ninguém jamais tinha visto antes”. “Você não podia dar a ele uma polegada de espaço.”
Após terminar seus estudos no high school, Washington teve ofertas para jogar em Samford, Kennesaw State University, Valdosta State University e Wingate University. Essas foram as úncias ofertas que o jogador recebeu e decidiu escolher a Universidade de Samford, onde um dos melhores amigos dele da época do high school tinha ido jogar e um local, onde segundo Washington: “Eles jogavam a bola centenas de vezes no jogo, então eu não tinha escolha.”
Carreira em Samford

Em Samford, assim como aconteceu em sua carreira no high school, seu treinador estava com dúvidas sobre como utilizá-lo, mas uma coisa era certa para a comissão técnica: ele tinha que estar no campo!
Aqui trago uma declaração bem interessante do treinador Hatcher, que é treinador de Samford desde 2014: “A maior questão sobre Montrell era – o que era ele? Ele não era o melhor running back. Talvez nem sempre o melhor wide receiver. Mas ele era o melhor cara com a bola nas mãos que eu já treinei.”
Ele contribuiu todos os quatro anos que jogou em Samford, jogando como wide receiver, running back e retornador, tendo como grande destaque o seu ano de sênior.
Em 2017, em seu ano de freshman, foi nomeado para o SoCon’s All-Freshamn Team e esteve em campo em 12 jogos, tendo 19 recepções para 197 jardas e 1 touchdown, teve 22 carregadas para 93 jardas, retornou 2 kickoffs para uma média de 14,5 jardas por retorno.
Em 2018, seu ano como Sophomore, jogou em nove jogos, tendo quatorze recepções para 62 jardas, 17 carregadas para 52 jardas, retornou 5 kickoffs para uma média de 20,1 jardas por retorno.
Em 2019, seu ano de Junior, foi nomeado como First Team All-Amercan como retornador pela STATS e Second Team All-American pela Hero Sports e Phil Steele, foi nomeado como Second team All-SoCon como retornador. Jogou 10 partidas, incluindo nove como titular como wide receiver e retornador. Teve 28 recepções para 405 jardas e 3 touchdowns, 32 carregadas para 191 jardas e 2 touchdowns, retornou 15 punts para uma média de 21,9 jardas por retorno, marcando 1 touchdown, teve 7 retornos de kickoff para uma média de 22,1 jardas por retorno.
Já em 2021, foi seu breakout year, o ano que ele explodiu e entrou no radar de times da NFL. Como sênior, ele teve a sua melhor temporada. Foi titular em todos os sete jogos da sua Universidade e foi nomeado First Team All-SoCon como retornador e second team All-SoCon como wide receiver. Liderou a FCS com 1.967 jardas somadas, incluindo 813 jardas de recepção. Teve ainda 742 jardas de retorno de chute, 243 jardas de retorno de punt, 140 jardas terrestres e um total de 18 touchdowns, sendo 3 deles com os special teams. Terminou sua carreira no college com 5 touchdowns de retorno de chute ou punt.

Foi no dia 13 de novembro de 2021 que Montrell Washington entrou no radar de vários times da NFL. Em uma partida simplesmente memorável, o jogador simplesmente infernizou a defesa do Florida Gators na derrota de sua faculdade por 70-52. Naquela partida, ele teve 322 jardas somadas, sendo 179 jardas de retorno, 124 jardas de recepção e 19 jardas terrestres, combinando para 3 touchdowns, incluindo um retorno de kickoff para touchdown de 98 jardas e uma recepção com apenas uma mão para fazer outro touchdown. Ele foi o primeiro jogador da FCS desde 1998 a estabelecer um recorde de ter um touchdown corrido, um touchdown de recepção e um touchdown em retorno de chute contra um time da chamada Power Five.
Após concluir a temporada de 2021, Montrell Washington se declarou para o draft.
Montrell Washington não foi convidado para o Combine da NFL, mas treinou em vários pro days. Ele também teve treinos privados na sua High School – Cherokee High School com muitos times. E ele impressionou nesses treinos vários scouts, estabelecendo um tempo de 4,38 no tiro de 40 jardas.
A versatilidade e velocidade de Washington, aliadas à sua ética de trabalho e personalidade competitiva fizeram com que o atleta fosse muito bem avaliado por vários times da NFL. Aqueles que treinaram ele ou jogaram com ele o descrevem como um jogador de grupo.
Washington foi escolhido pelos Broncos na 5ª rodada, com a 162ª escolha, tornando-se assim oficialmente um Bronco.
Montrell Washington nos Broncos

Montrel Washington pode ter sido uma escolha surpreendente para muitos torcedores (me incluo nisso), mas para os scouts e analistas do time, ele sempre esteve no radar e tinha uma avaliação altíssima por parte da nossa comissão técnica e toda equipe comandada por George Paton.
O diretor assistente de Scout de College Nick Schiralli, em entrevista para o site do Denver Broncos assim falou sobre nosso novo atleta: “Ele simplesmente come, respira e dorme futebol americano.”
George Paton elogiou bastante o atleta em sua entrevista coletiva pós-draft, dizendo que ele pode ser uma ameaça dupla, tanto como wide receiver quanto como retornador.
O coordenador ofensivo de Montrell Washington no high school disse o seguinte: “É por isso que a NFL é tão legal. Eles não estão nem aí de onde você veio ou onde você jogou. Eles querem saber uma coisa – você pode jogar? E Montrell pode jogar.”
Vendo os melhores momentos de Montrell Washington no college, com grande destaque a partida contra os Gators no ano passado, é fácil de entender o motivo pelo qual George Paton escolheu o jogador neste draft. Ele traz algo que não temos há anos, uma versatilidade interessante para o ataque de Hackett, uma velocidade que deixa defensores comendo poeira e uma habilidade para saber os espaços onde atacar nos momentos em que é utilizado como retornador. Ele pode ser um diferencial neste time e transformar os special teams em uma unidade que produza de forma interessante para o time.
Seu treinador em Samford disse que ele é o coelho energizado, um raio numa garrafa e que é um dos melhores competidores que ele já treinou e um dos que mais treinam. Disse que ele simplesmente ama o futebol americano e ama competir.
Acredito que Montrell Washington pode ter um grande impacto no nosso time nesta temporada, melhorando de forma considerável os special teams. Finalmente teremos um retornador que retorna meus amigos!
Abaixo, segue um vídeo que gravei com as informações sobre Montrell Washington.
E você, amigo leitor? O que achou da nossa escolha? Deixe seus comentários abaixo!
Sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrevam em nosso canal no Youtube e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se.#GoBroncos