michael burton

Conhecendo Michael Burton

A Free Agency do Denver Broncos em 2023 foi movimentada e até mesmo um novo Fullback pintou no Colorado: Michael Burton, jogador vindo do Kansas City Chiefs. Vamos conhecê-lo melhor!

Antes de falarmos mais sobre a carreira de Michael Burton, conheça os demais reforços da free agency já apresentados na série Conhecendo:

Nascido em Long Valley, New Jersey em 1º de fevereiro de 1992, Michael Burton é um fullback de 31 anos (recém-completados) e que está na NFL desde 2015.

Aceitou um contrato de 1 ano com o Denver Broncos, onde se reunirá com Sean Payton (seu treinador em 2019 e 2020) e tentará ajuar o jogo terrestre dos Broncos a deslanchar, ao lado das contratações de Ben Powers e Mike McGlinchey, de quem já falamos aqui no Mile High Brasil.

Burton frequentou a West Morris Central High School em Washington Township, em seu estado natal de New Jersey, onde jogou futebol americano e foi titular no time do colégio nos quatro anos de ensino médio.

College

Michael Burton em Rutgers. Imagem: John O’Boyle/The Star-Ledger

Michael Burton jogou futebol americano universitário pelos Rutgers Scarlet Knights, na universidade localizada em seu estado natal entre 2010 e 2014, onde jogou como running back e fullback.

Na temporada de 2010, ficou no time como redshirt freshman.

Já em 2011, Burton teve 10 carregadas para 44 jardas, além de 10 recepções para 68 jardas e 1 touchdown. Na temporada seguinte, teve 3 recepções para 34 jardas em quatro jogos.

No ano de 2013, Burton teve 19 recepções para 149 jardas e 2 TDs recebidos. Por fim, em sua temporada final no College em 2014, acumulou 15 recepções para 150 jardas.

Após sua temporada de redshirt senior, Burton entrou no processo pré-Draft.

Combine e Draft

No Combine, correu as 40 jardas em 4.74 segundos, fez o 10-Yard Split em 1.65 segundos, o 3-Cone Drill em 7.2s, o 20-Yd Shuttle em 4.34s, conseguiu 292cm no broad jump e 83cm no salto vertical.

Recebedor de passes interessante saindo do backfield com mais agilidade e habilidade depois da recepção do que o esperado. Burton carece de tamanho funcional e habilidade de bloqueio de corrida necessárias para ser um fullback em tempo integral em um ataque com esquema de zona e terá que provar ser inestimável como jogador de special teams para justificar um lugar na lista como um H-back.

Análise de Lance Zierlein da NFL.com sobre Michael Burton como um prospecto

Burton foi escolhido pelo Detroit Lions na quinta rodada (#168) do Draft de 2015 da NFL.

Michael Burton na NFL

Detroit

Imagem: Raj Mehta/USA Today Sports

Draftado pelos Lions na quinta rodada, Burton assinou o contrato de calouro de quatro anos, valendo um total de US$ 2,46 milhões. Joe Lombardi, atual Coordenador Ofensivo dos Broncos, era OC dos Lions na época sob o comando do HC Jim Caldwell.

Entrou nos training camps em competição com Emil Igwenagu para a posição de Fullback número 1 do time. Burton venceu a competição e se tornou o Fullback titular dos Lions, fazendo sua estreia no primeiro jogo da temporada de 2015 contra o então San Diego Chargers.

Finalizou sua temporada de calouro com quatro carregadas para duas jardas corridas e seis recepções para 39 jardas e um Touchdown, marcado em uma vitória contra o New Orleans Saints de Sean Payton. Burton foi titular em sete partidas e apareceu em todos os 16 jogos da temporada.

Já na temporada de 2016, apesar de ter sido o FB do time, Burton não registrou qualquer estatística, mas apareceu em 15 partidas. Na temporada seguinte, em maio, os Lions dispensaram Burton, visto que o time optou por não levar um Fullback no roster.

Chicago, New Orleans e Washington

Imagem: NY Post

Logo após ser dispensado pelo time que o draftou, Burton foi pego nos waivers pelo rival de divisão dos Lions, o Chicago Bears.

Pelos Bears, jogou nas temporadas de 2017 e 2018 atuando principalmente como bloqueador.

No ano seguinte, Burton assinou com o New Orleans Saints, mas não foi para a temporada com o time, sendo dispensado antes da Semana 1. Então, assinou com Washington em outubro, atuando em 10 partidas – 2 como titular.

Apesar de não terem levado Burton para a temporada, os Saints eventualmente assinaram com um Fullback na temporada de 2019: Ricky Ortiz.

Já em 2020, os Saints voltaram a assinar com Burton em um contrato de 1 ano. Passou toda a temporada em New Orleans, atuando em 15 jogos, sendo 4 como starter.

Kansas City

O time mais recente de Michael Burton foi nosso rival de divisão, o Kansas City Chiefs. O Fullback assinou com os Chiefs em 2021 e foi lá que marcou seu primeiro Touchdown corrido da carreira (já tinha um recebido com os Lions).

Participou de 16 jogos na temporada de 2021, além de ter atuado em 3 jogos de Playoffs. Na temporada passada, retornou aos Chiefs em um novo contrato de 1 ano, jogando todos os 17 jogos da temporada regular e 3 nos Playoffs, terminando com a vitória no Super Bowl LVII sobre o Philadelphia Eagles.

Denver

No dia 17 de março, o Denver Broncos anunciou oficialmente a contratação de Michael Burton para a temporada de 2023. Assinou por um ano, com valor de US$ 1.3 milhões, com 1 milhão garantido.

Até o momento, é o único Fullback no roster do Denver Broncos, após Andrew Beck conseguir um bom contrato com o Houston Texans.

É possível que Burton encontre competição com algum jogador vindo do fundo do Draft, ou principalmente entre os não-draftados. No entanto, trata-se de um jogador experiente, que pode ajudar no jogo corrido do time.

Em entrevista às redes sociais oficiais do Denver Broncos, Burton comentou sobre o fit dele com o time:

Eu já joguei com Sean Payton antes, em New Orleans. Apenas a oportunidade de vir aqui e jogar para ele, no sistema dele em que já joguei antes e que estou confortável, ser parte de uma grande organização, uma organização vencedora, ótima cultura. Então é uma oportunidade incrível e estou muito agradecido e abençoado por estar aqui.

Michael Burton em entrevista ao YouTube oficial do time

Outro ponto que foi questionado é o papel do Fullback no ataque de Sean Payton. Confira a resposta:

Você precisa ser um cara versátil. Precisa ser capaz de correr, bloquear, receber, você precisa ser capaz de jogar nos special teams. Definitivamente pode ser uma vantagem para o ataque e colocar as defesas em situações únicas e fazer eles terem que contar com o fullback. Então você precisa ser um cara que pode alinhar no outside, inside, no backfield, talvez na posição de tight end. Fazer coisas diferentes e ser essa arma versátil.

Michael Burton em entrevista ao YouTube oficial do time

Opinião da Editora


E ai torcedores, o que acharam da contratação de Michael Burton? Deixem seus comentários.

E não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nossos canais no YouTube e na Twitch, além de apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se

#GoBroncos!