A Free Agency do Denver Broncos em 2023 foi movimentada e até mesmo um novo Fullback pintou no Colorado: Michael Burton, jogador vindo do Kansas City Chiefs. Vamos conhecê-lo melhor!
Antes de falarmos mais sobre a carreira de Michael Burton, conheça os demais reforços da free agency já apresentados na série Conhecendo:
- CONHECENDO BEN POWERS
- CONHECENDO JARRETT STIDHAM
- CONHECENDO MIKE MCGLINCHEY
- CONHECENDO ZACH ALLEN
- CONHECENDO SAMAJE PERINE
- CONHECENDO CHRIS MANHERTZ
Nascido em Long Valley, New Jersey em 1º de fevereiro de 1992, Michael Burton é um fullback de 31 anos (recém-completados) e que está na NFL desde 2015.
Aceitou um contrato de 1 ano com o Denver Broncos, onde se reunirá com Sean Payton (seu treinador em 2019 e 2020) e tentará ajuar o jogo terrestre dos Broncos a deslanchar, ao lado das contratações de Ben Powers e Mike McGlinchey, de quem já falamos aqui no Mile High Brasil.
Burton frequentou a West Morris Central High School em Washington Township, em seu estado natal de New Jersey, onde jogou futebol americano e foi titular no time do colégio nos quatro anos de ensino médio.
College

Michael Burton jogou futebol americano universitário pelos Rutgers Scarlet Knights, na universidade localizada em seu estado natal entre 2010 e 2014, onde jogou como running back e fullback.
Na temporada de 2010, ficou no time como redshirt freshman.
Já em 2011, Burton teve 10 carregadas para 44 jardas, além de 10 recepções para 68 jardas e 1 touchdown. Na temporada seguinte, teve 3 recepções para 34 jardas em quatro jogos.
No ano de 2013, Burton teve 19 recepções para 149 jardas e 2 TDs recebidos. Por fim, em sua temporada final no College em 2014, acumulou 15 recepções para 150 jardas.
Após sua temporada de redshirt senior, Burton entrou no processo pré-Draft.
Combine e Draft
No Combine, correu as 40 jardas em 4.74 segundos, fez o 10-Yard Split em 1.65 segundos, o 3-Cone Drill em 7.2s, o 20-Yd Shuttle em 4.34s, conseguiu 292cm no broad jump e 83cm no salto vertical.
Recebedor de passes interessante saindo do backfield com mais agilidade e habilidade depois da recepção do que o esperado. Burton carece de tamanho funcional e habilidade de bloqueio de corrida necessárias para ser um fullback em tempo integral em um ataque com esquema de zona e terá que provar ser inestimável como jogador de special teams para justificar um lugar na lista como um H-back.
Análise de Lance Zierlein da NFL.com sobre Michael Burton como um prospecto
Burton foi escolhido pelo Detroit Lions na quinta rodada (#168) do Draft de 2015 da NFL.
Michael Burton na NFL
Detroit

Draftado pelos Lions na quinta rodada, Burton assinou o contrato de calouro de quatro anos, valendo um total de US$ 2,46 milhões. Joe Lombardi, atual Coordenador Ofensivo dos Broncos, era OC dos Lions na época sob o comando do HC Jim Caldwell.
Entrou nos training camps em competição com Emil Igwenagu para a posição de Fullback número 1 do time. Burton venceu a competição e se tornou o Fullback titular dos Lions, fazendo sua estreia no primeiro jogo da temporada de 2015 contra o então San Diego Chargers.
Finalizou sua temporada de calouro com quatro carregadas para duas jardas corridas e seis recepções para 39 jardas e um Touchdown, marcado em uma vitória contra o New Orleans Saints de Sean Payton. Burton foi titular em sete partidas e apareceu em todos os 16 jogos da temporada.
Já na temporada de 2016, apesar de ter sido o FB do time, Burton não registrou qualquer estatística, mas apareceu em 15 partidas. Na temporada seguinte, em maio, os Lions dispensaram Burton, visto que o time optou por não levar um Fullback no roster.
Chicago, New Orleans e Washington

Logo após ser dispensado pelo time que o draftou, Burton foi pego nos waivers pelo rival de divisão dos Lions, o Chicago Bears.
Pelos Bears, jogou nas temporadas de 2017 e 2018 atuando principalmente como bloqueador.
No ano seguinte, Burton assinou com o New Orleans Saints, mas não foi para a temporada com o time, sendo dispensado antes da Semana 1. Então, assinou com Washington em outubro, atuando em 10 partidas – 2 como titular.
Apesar de não terem levado Burton para a temporada, os Saints eventualmente assinaram com um Fullback na temporada de 2019: Ricky Ortiz.
Já em 2020, os Saints voltaram a assinar com Burton em um contrato de 1 ano. Passou toda a temporada em New Orleans, atuando em 15 jogos, sendo 4 como starter.
Kansas City
O time mais recente de Michael Burton foi nosso rival de divisão, o Kansas City Chiefs. O Fullback assinou com os Chiefs em 2021 e foi lá que marcou seu primeiro Touchdown corrido da carreira (já tinha um recebido com os Lions).
Participou de 16 jogos na temporada de 2021, além de ter atuado em 3 jogos de Playoffs. Na temporada passada, retornou aos Chiefs em um novo contrato de 1 ano, jogando todos os 17 jogos da temporada regular e 3 nos Playoffs, terminando com a vitória no Super Bowl LVII sobre o Philadelphia Eagles.
Denver
No dia 17 de março, o Denver Broncos anunciou oficialmente a contratação de Michael Burton para a temporada de 2023. Assinou por um ano, com valor de US$ 1.3 milhões, com 1 milhão garantido.
Até o momento, é o único Fullback no roster do Denver Broncos, após Andrew Beck conseguir um bom contrato com o Houston Texans.
É possível que Burton encontre competição com algum jogador vindo do fundo do Draft, ou principalmente entre os não-draftados. No entanto, trata-se de um jogador experiente, que pode ajudar no jogo corrido do time.
Em entrevista às redes sociais oficiais do Denver Broncos, Burton comentou sobre o fit dele com o time:
Eu já joguei com Sean Payton antes, em New Orleans. Apenas a oportunidade de vir aqui e jogar para ele, no sistema dele em que já joguei antes e que estou confortável, ser parte de uma grande organização, uma organização vencedora, ótima cultura. Então é uma oportunidade incrível e estou muito agradecido e abençoado por estar aqui.
Michael Burton em entrevista ao YouTube oficial do time
Outro ponto que foi questionado é o papel do Fullback no ataque de Sean Payton. Confira a resposta:
Você precisa ser um cara versátil. Precisa ser capaz de correr, bloquear, receber, você precisa ser capaz de jogar nos special teams. Definitivamente pode ser uma vantagem para o ataque e colocar as defesas em situações únicas e fazer eles terem que contar com o fullback. Então você precisa ser um cara que pode alinhar no outside, inside, no backfield, talvez na posição de tight end. Fazer coisas diferentes e ser essa arma versátil.
Michael Burton em entrevista ao YouTube oficial do time
Opinião da Editora
E ai torcedores, o que acharam da contratação de Michael Burton? Deixem seus comentários.
E não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nossos canais no YouTube e na Twitch, além de apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se.
#GoBroncos!