Conhecendo Matt Henningsen

Saudações torcedores do Denver Broncos! Hoje daremos continuidade à série “Conhecendo”, onde apresentamos os jogadores escolhidos no último draft de 2022. O jogador sobre o qual falaremos hoje é o defensive end Matt Henningsen, da Universidade de Wisconsin, selecionado com a escolha 206, na sexta rodada.  

O Início da Carreira

Matt Henningsen nasceu em 01 maio de 1999 na vila de Menomonee Falls, em Wisconsin. Henningsen estudou e jogou pela Menomonee Falls High School. Seus pais são Peter e Helen Henningsen, e eles foram voluntários em programas locais de futebol e basquete, e ajudaram a arrecadar dinheiro para o Fundo MACC (Atletas do Meio-Oeste Contra o Câncer na Infância), fundo dedicado à pesquisas sobre câncer infantil e transtornos relacionados ao sangue.

Em seu último jogo no High School , Henningsen obteve 9 tackles totais , 5 solos, com 2 para perda de jardas, 1 sack e 1 fumble recuperado, auxiliando a vitória contra o time de Brookfield Central. Na época, o treinador Jed Kennedy, do time rival, comentou que, “Henningsen tomou conta do jogo, (…) e tem chances de chegar a um nível que nunca vi antes.”


Matt Henningsen em Menomonee Falls High School. Foto: Scout.com

Matt Henningen recebeu diversas ofertas de bolsas de universidades, como da Universidade de Northern Illinois e da Universidade de Buffallo. Porém, ele escolheu a Universidade de Wisconsin, mesmo sem ter bolsa. O motivo da escolha de Wisconsin, foi o fato de ser onde seus pais e seus três irmãos mais velhos estudaram. 

Carreira no College

Durante um summer camp em Wisconsin, treinadores instruíram que ele jogasse na linha ofensiva e defensiva. Porém o coordenador ofensivo e treinador de linha ofensiva dos Badgers(texugo, mascote de Wisconsin), Joe Rudolph, gostou do que viu em Matt Henningsen como um jogador de linha defensiva. Durante esse período, os treinadores ficaram impressionados com a sua ética de trabalho, atleticismo e inteligência, e ofereceram a ele uma vaga sem bolsa.  

Matt Henningsen pelos Badgers. Foto:
James Black/Icon Sportswire via Getty Images

Ao chegar na Universidade de Winsconsin em 2017, Matt Henningsen foi redshirt. Na temporada de 2018, ele obteve a oportunidade de iniciar a temporada como titular, um feito que não tinha se repetido desde 1990 em Winsconsin para um freshman sem bolsa. Poucas semanas depois, ele se mostrou um jogador importante para o time, fato que fez com que ele recebesse uma bolsa. Nesta temporada, Henningsen jogou todos os 13 jogos, com 10 sendo titular e terminou a temporada com 32 tackles, 2.5 tackles para perda de jardas e 1 sack. Seu recorde em apenas um jogo nesse ano de 2018 foi de 6 tackles, no dia 13 de Outubro contra Michigan


Em 2019, Matt Henningsen jogou em todos os 14 jogos, sendo titular em cinco deles, com 24 tackles, 5 tackles para perda de jardas e 4 sacks. No ano de 2020, devido à temporada encurtada pelo COVID, Matt Henningsen jogou em apenas dois jogos, um dos quais ele foi titular, com 2 tackles. Além disso, durante esse ano ele sofreu uma lesão, onde acabou rompendo o seu bíceps. Porém, em 2021, Henningsen voltou bem da lesão, com 34 tackles, com 6 tackles para perda de jardas e 3.5 sacks. Matt conseguiu uma seleção do terceiro time All-Big Ten de 2021, e competiu no East-West Shrine Bowl.


Fora do campo, Matt Henningsen se formou em Engenharia Elétrica, seguido por um mestrado em Engenharia Elétrica e de Computação, com especialização em aprendizado de máquinas e processamento de sinais. Durante seus anos de High School e faculdade, Henningsen foi reconhecido pelas suas notas máximas, recebendo diversos prêmios como o Academic All-Big Ten, CoSIDA Academic All-America first team e se tornando finalista do William V. Campbell Trophy (conhecido como Heisman Acadêmico) , concedido ao jogador de futebol americano universitário com a melhor combinação de acadêmicos, serviço comunitário e desempenho em campo.

Matt Henningsen realizando um sack. Foto:
USA TODAY NETWORK-Wisconsin

Matt Henningsen encerrou seu período de 4 anos como um Badger, sendo titular em 29 dos 42 jogos, e tendo acumulado 92 tackles no total, sendo 38 solo e 13 para perda de jardas e 8 sacks e meio, 3 fumbles recuperados, sendo 2 para touchdown

Pro Day e Draft

Matt Henningsen não recebeu um convite para o Combine da NFL, porém acabou indo muito bem no Pro Day. Seus números foram:

  • Altura: 1,91 metros;
  • Peso: 131 kg;
  • 37.5 polegadas no salto vertical ;
  • 7.15 segundos no exercício dos três cones;
  • 22 repetições no supino.

Ele recebeu uma nota de 5.88 como prospecto, que o classificou como um backup ou special-teamer. O seu RAS (Relative Athletic Score) foi 9,3. 


RAS de Matt Henningsen. Foto: @MathBomb (Kent Lee Platte)

Matt Henningsen nos Broncos

Matt chega na NFL sem muitas expectativas de imediato, vindo para dar mais profundidade na nossa linha defensiva. Ele chega como um Defensive End para rotação, e vai utilizar a camisa 91.  

Ele é um atleta que joga com intensidade, tem como destaque a eficiência contra o jogo corrido, é atleticamente acima da média e, como já foi mencionado, um jogador inteligente. A sua carreira até aqui demonstra que Matt Henningsen apesar de não ter recebido grande destaque, mostrou uma boa evolução, especialmente na reta final do college. Isso, inclusive, levou o Consultor Sênior do College, Scott DiStefano, a declarar no canal do Denver Broncos, que Matt “tem um baita de um motor”.

Em contrapartida, ele se demonstra um jogador com um baixo aproveitamento como pass rusher, apresenta uma certa dificuldade na mudança de direção, e às vezes se posiciona com o corpo muito reto, facilitando o trabalho da linha ofensiva adversária.

Algo interessante e que chamou bastante atenção após ser selecionado, foi que Matt trocou a sua foto do perfil do Twitter, para uma foto sua na infância com uma camisa do Denver Broncos, de Champ Bailey.

Numa recente entrevista para os Broncos, ele foi questionado porque um nativo de Winsconsin acabou se tornando um fã do Denver Broncos. Henningsen disse, “Eu era um grande fã de Champ Bailey na infância. Assisti muito futebol americano e adorei. Eu adorava o jogo e via os Broncos jogando (…).Eu era um garoto na época e ele era um cara com quem eu gostava de jogar quando jogava no meu PlayStation 2.” 

Bem recentemente, já como jogador do Denver Broncos, Henningsen sofreu uma lesão no Rookie Mini Camp. Foi uma pequena e leve distensão na panturrilha, mas de acordo com o coordenador defensivo, Ejiro Evero, “ele ficará OK”. 

Matt Henningsen foi um dos dois jogadores selecionados pelos Broncos, vindo da Universidade de Wisconsin, e como um Badger, ele se junta ao elenco com o também calouro Faion Hicks, e os veteranos Melvin Gordon III e nosso novo quarterback Russell Wilson. 

Abaixo, segue um vídeo com as informações sobre nosso novo Bronco, Matt Henningsen.

Conta aí, torcedor! O que achou da escolha? Não deixe de fazer um comentário abaixo! 

Sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrevam em nosso canal no Youtube e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se.

#GoBroncos