Saudações, torcedor do Broncos! Com a escolha geral número 253 do Draft da NFL de 2021, o Denver Broncos selecionou Marquiss Spencer, DL da Universidade Estadual do Mississippi (Mississippi State). Vamos conhecer nosso calouro!
Marquiss Spencer nasceu no dia 16 de Julho de 1997 na cidade de Greenwood, estado do Mississippi, nos Estados Unidos. Chegou a jogar basquete e beisebol, mas foi no futebol americano que se destacou desde criança. Jogou como LB, EDGE e DL pela Greenwood High School, sempre com uma produtividade excepcional.
Em seu ano de junior (2014) anotou 148 tackles (sendo 32 para perda de jardas), 23 sacks, 5 fumbles forçados e 5 fumbles recuperados. Como senior (2015), anotou 145 tackles (sendo 27 para perda de jardas), 21 sacks, 4 fumbles forçados, 3 fumbles recuperados e 1 INT. Foi considerado um prospecto Top 10 no Mississippi e um recruta 4 estrelas tanto pelas escolas rivais quanto pelo site 247Sports (que também o classificou como um dos 300 melhores prospectos da nação no ano de 2015).
Recebeu algumas propostas de bolsa de estudos para jogar no College Football e acabou optando por ficar em seu estado natal para jogar pela Universidade Estadual do Mississippi.
Carreira no College
Embora não fosse um dos recrutas mais badalados, havia uma certa expectativa sobre Marquiss Spencer. Afinal de contas, sua produtividade no colégio é de deixar qualquer um meio no hype. Mas a verdade é que essa produtividade não se traduziu no College e Marquiss acabou tendo muito pouco destaque.
O começo foi até promissor. Como true freshman (2016), atuou como o Viper da equipe, anotando 17 tackles (3 para perda de jardas), 1 sack e 1 fumble recuperado em 9 partidas com atuações limitadas. Para quem não sabe, como eu por exemplo, Viper é uma designação usada no College Football para um jogador da defesa que desempenha funções de safety, off ball linebacker e pass rusher.
Continuou com a mesma função em 2017, quando participou das 12 partidas da temporada. Teve uma produtividade discreta com 19 tackles (4,5 para perda de jardas), 1 sack, 2 fumbles forçados e 2 passes defendidos. Em 2018, participou de 3 jogos completos e anotou apenas 3 tackles, sendo 0,5 para perda de jardas. Acabou se machucando na quarta partida e perdendo o restante da temporada. Daí pra frente sua carreira mudou bastante.

Marquiss Spencer teve muitos problemas para manter o peso durante sua recuperação. No começo da temporada 2019, estava acima do peso e não conseguia mais desempenhar as funções de cobertura ao passe que são requeridas de um Viper. Foi deslocado para a linha defensiva, atuando tanto pelo interior quanto pela ponta. Teve um ano discreto, mesmo participando de todos os 13 jogos, com uma produtividade de 37 tackles (6,5 para perda de jardas), 2 sacks, 2 fumbles forçados e 1 passe defendido.
Sem o destaque que desejava, Spencer decidiu voltar ao College para sua temporada de senior em 2020. Atuou em 9 partidas e anotou 34 tackles (8,5 para perda de jardas), 3 sacks, 1 fumble forçado e 1 interceptação. Foi um ano um pouco melhor em comparação aos demais, mas uma lesão acabou impedindo Marquiss de jogar os últimos 2 jogos da temporada.
Com um desempenho modesto em sua carreira universitária, Marquiss Spencer nunca recebeu nenhum prêmio por seu desempenho em campo. Entretanto, foi nomeado 3 vezes (em 2017, 2019 e 2020) para o SEC Fall Academic Honor Hall, que premia muito mais o desempenho acadêmico que o esportivo propriamente dito. Assim, terminou seus estudos na Universidade e se declarou para o Draft da NFL de 2021.
O processo do Draft
Marquiss Spencer foi considerado na maioria dos boards como um prospecto de quinta ou sexta rodada. Não haviam grandes expectativas, especialmente pelo desempenho modesto no College. No Pro Day de Mississippi mediu 1,93m, pesou 136kg e correu o tiro de 40 jardas em 4,87 segundos.
É alto, tem força de jogo e uma boa velocidade para o seu porte. Tem um primeiro passo bom, conseguindo por algumas vezes penetração no backfield adversário, além de ter uma boa ancoragem para segurar seu gap. Nas vezes em que atuou alinhado contra OTs, mostrou ter um bend interessante para batê-los por fora, porém com pouca técnica (veja no tweet abaixo). Mas as coisas boas param por aí.
Spencer tem uma técnica bem pobre, joga com os pads muito altos e não é o tipo de jogador que joga até o apito da zebra. O motor apaga e acaba terminando a jogada no chão com mais frequência do que se desejaria para um cara do seu porte. Toda sua força não se traduz para o campo e é dominado pelo adversário em muitas ocasiões. Também não tem uma técnica de tackle muito boa. Enfim, é um cara com muito potencial, mas extremamente cru.
Talvez por todos estes problemas Marquiss tenha caído até o final da sétima rodada, sendo selecionado pelos Broncos na escolha 253 do Draft. É quase como uma escolha somente para garantir que o time não tivesse que disputá-lo no mercado de não-draftados com outras equipes.
Marquiss Spencer nos Broncos
O porte físico ostentado por Spencer hoje em dia dá a entender que deve se firmar como iDL na NFL. Não creio que tenha condições de jogar como OLB no esquema 3-4 de Vic Fangio, visto que teria que desempenhar tarefas na cobertura ao passe para as quais lhe faltam atleticismo no momento.
Vejo Marquiss Spencer quase como uma escolha somente para garantir que o time não o disputaria no mercado de não-draftados com outras equipes. É um cara com porte e potencial para ser um excelente jogador de miolo de DL, com capacidade para ser bom tanto no jogo corrido como apressando QBs. Poderia se encaixar como 3 ou 5 tech no nosso esquema, embora tenha sido até 0 tech (NT) no College, o que também é um ponto positivo já que versatilidade sempre é bom. Entretanto, precisa de muito polimento se quiser ter alguma chance na NFL.
Para este ano, creio que Spencer disputa uma vaga no PS. O time tem bastante competição para DL com veteranos, jogadores promissores e até mesmo surpresas do ano passado que foram relativamente bem quando as lesões dizimaram nosso time (DeShawn Williams é um exemplo). Se Marquiss conseguir uma vaga no elenco de 53 jogadores, será uma grande surpresa para mim.
Veja o vídeo que gravei sobre Spencer para nosso canal no YouTube. Deixe um like, compartilhem o vídeo e se inscrevam no canal.
E você, caro torcedor, o que achou da escolha de Marquiss Spencer? Deixe suas impressões nos comentários.
Sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrevam em nosso canal no YouTube e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se. Nos vemos em breve.
#GoBroncos