Saudações, torcedores dos Broncos! Continuamos a série Conhecendo apresentando o WR Marquez Callaway, que chega com contrato de um ano e familiaridade com o sistema de Sean Payton.
A Free Agency foi agitada em Denver e o MHBr não deixaria vocês por fora de tudo o que aconteceu. Vejam a lista de jogadores que já apresentamos aqui:
- CONHECENDO BEN POWERS
- CONHECENDO JARRETT STIDHAM
- CONHECENDO MIKE MCGLINCHEY
- CONHECENDO ZACH ALLEN
- CONHECENDO SAMAJE PERINE
- CONHECENDO CHRIS MANHERTZ
- CONHECENDO MICHAEL BURTON
- CONHECENDO TREMON SMITH
Início da Carreira
Marquez Antonio Callaway nasceu no dia 27 de Março de 1998 em Warner Robins, Georgia. Começou a jogar futebol americano como WR em sua cidade natal, na Warner Robins High School. Teve destaque no esporte desde criança e entrou no processo de recrutamento para o Futebol Universitário como um recruta 4 estrelas. Recebeu ofertas de Alabama, Georgia e Michigan State, entre outras universidades, mas acabou se comprometendo com a Universidade do Tennessee.
Carreira no College
Apesar de ser um recruta 4 estrelas, Callaway não teve uma carreira de encher os olhos em Tennessee. Entre 2016 e 2019 anotou 92 recepções para 1646 jardas e 13 Touchdowns, números modestos.
Foi basicamente um red shirt no seu primeiro ano e teve apenas uma recepção para 13 jardas. Passou a ser mais utilizado em 2017, participando de 10 jogos, recebendo 24 passes para 406 jardas e marcando 5 TDs.
Parecia ter adquirido faro para a Endzone e entrou no ano de 2018 com maiores expectativas sobre si dos treinadores. Mas chegou com a bola na Endzone apenas duas vezes, gerando certo desapontamento. Mesmo assim, recebeu 37 passes em 11 jogos, conquistando 592 jardas.
Seu último ano no College viria a ser seu melhor. Em 2019 participou de 13 jogos, recebendo 30 passes para 635 jardas e 6 TDs. Uma marca respeitável de 21,2 jardas por recepção, que deu a Callaway alguma esperança de ser draftado em 2020.
O processo de Draft
Marquez Callaway se declarou para o Draft em 2020. Mediu 1,86m e 93kg, além de correr o tiro de 40 jardas em 4,55s e saltar 3,20m verticalmente. Números modestos, bem como em Tennessee.
Acabou não sendo escolhido em nenhuma das rodadas do Draft daquele ano e optou por assinar com o New Orleans Saints de Sean Payton como um agente livre não-draftado.
Carreira na NFL
O início da jornada de Marquez Callaway foi marcado por uma intensa disputa no elenco de 53 jogadores dos Saints. Para conseguir sua vaga, se dedicou bastante no ST, estratégia que acabou dando certo e rendeu a tão sonhada vaga.
Teve sua primeira recepção como profissional na Semana 4 de 2020 contra os Lions e viu sua utilização no ataque crescer cada vez mais ao longo do ano. Pouco a pouco, foi cavando uma vaga na unidade ofensiva e até recebeu o passe número 7000 de Drew Brees. Infelizmente, acabou se lesionando, foi pra IR por um mês e depois viu os Saints serem eliminados pelo Tampa Bay Buccaneers no Divisional Round.
Em 2021, Callaway teve um papel mais importante no ataque. Anotou seu primeiro TD na NFL recebendo um passe de Jameis Winston na Semana 3. Já na Semana 5, teve seu primeiro jogo com múltiplos TDs contra o Washington Commanders. Apareceu em todos os 17 jogos daquele ano (sendo 11 como titular) e anotou um total de 46 recepções para 698 jardas e 6 TDs.
Entretanto, a saída de Sean Payton dos Saints impactou sua produtividade e o WR teve um ano bem fraco em 2022. Participou de 14 jogos (somente 3 como titular) e anotou apenas 16 recepções para 158 jardas e 1 TD.
Marquez Callaway nos Broncos
Callaway assinou um contrato de um ano com os Broncos em Março deste ano. Sua vinda completa um corpo de WRs com muitas dúvidas, jogadores voltando de lesão ou vindo de baixa produtividade em 2022, jogadores com rumores de troca e por aí vai. É possível ver Marquez conseguindo uma vaga nos 53 finais, dada sua familiaridade com o sistema de Sean Payton.
Creio que o papel inicial será ajudar os demais WRs na transição de sistemas, pois tem experiência com o playbook e pode ajudar os demais jogadores. Além disso, jogar no ST é ponto positivo que o ajudará muito nos training camps.
Pessoalmente, acho que Marquez Callaway tem boas chances de ser o WR 5 ou 6 do elenco de 2023. Conhece o sistema, joga no ST, tem boa estatura para situações de redzone e funciona como ameaça no fundo do campo em algumas situações. Considerando a lesão de KJ Hamler e possíveis trocas de Jeudy e/ou Sutton, acho que podemos inclusive vê-lo bastante em campo na temporada regular, atuando como WR4 ou até como titular em alguns momentos.
Segue abaixo um vídeo que preparei sobre Marquez Callaway.
E aí, o que acharam da contratação de Marquez Callaway? Deixem suas impressões na seção de comentários.
Não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nossos canais no YouTube e na Twitch, além de apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se.
#GoBroncos!