Conhecendo Jonathon Cooper

Salve Salve Broncos Country! Continuando com nossa série de posts “Conhecendo”, apresento hoje a escolha 239 da sétima rodada do Draft: o Edge Rusher (EDGE) Jonathon Cooper da Universidade Estadual de Ohio (OSU).

Início de Carreira

Jonathon Cooper nasceu em 8 de Janeiro de 1998 na cidade de Gahanna, estado de Ohio e é filho de Jessica e Jude Moorman. Tem 1.91m de altura e pesa 115kg. Jogou sua época de High School na Lincoln High School em sua cidade natal e desde lá já começou a fazer seu nome como um excelente recruta.

Se comprometeu com a Universidade Estadual de Ohio após ser classificado como um recruta 5 estrelas pela 247Sports e ser considerado jogador Top 50 (mais precisamente na vigésima quinta posição) nos EUA e, pela Scout, ficando na trigésim quinta posição.

Jonathon Cooper atuando pela Lincoln High School. Foto: Eleven Warriors

Era considerado Top 5 na classe de Defensive End (DE), mais precisamente o segundo quando no Weak Side e quinto no geral. Foi nomeado para o All-USA Ohio Football Team, além das nomeações para Jogador Defensivo do Ano no estado de Ohio pelo USA Today e para o First-Team Associated Press All-State no seu ano de senior pela sua High School.

Em 2015, ajudou a Lincoln High School a ter um recorde de 7-4 e garantir uma vaga nos playoffs estaduais. E foi assim que despertou o interesse de Ohio State e se tornou um Buckeye.

Carreira em Ohio State

Jonathon Cooper deu início a sua trajetória em Ohio State no ano de 2016. Jogou 6 partidas neste ano, incluindo o jogo semifinal dos Playoffs do College contra Clemson. No mesmo ano, anotou seu primeiro sack durante a vitória contra Maryland e teve um recorde pessoal de 2 sacks na partida contra Illinois.

Em 2017, Cooper fez parte de um grupo de 4 DEs que vieram a ser draftados para a NFL, mas mesmo assim jogou em todos os 14 jogos daquela temporada, obtendo 15 tackles e 3 tackles para perda de jardas. Para completar, anotou um fumble recuperado e um Extra Point bloqueado contra Tulane.

Jonathon Cooper colocou de fato seu nome nos radares em 2018. Foi titular em 13 jogos, anotando 25 tackles, 6,5 tackles para perda de jardas e coroou o ano recebendo uma menção honrosa de All-Conference na Big Ten Conference.

Finalmente em 2019, seu ano de senior pelos Buckeyes, Cooper foi eleito capitão do time e foi titular nos 4 jogos que fez no ano (contra Nebraska, Michigan State, Northwestern e Michigan). Apesar dos poucos jogos, Cooper conseguiu forçar 2 fumbles, recuperar outros 2 e bloquear um chute. Devido a uma lesão no tornozelo sofrida durante a temporada acabou optando por tirar o ano de Redshirt, ficando elegível para atuar em 2020.

Jonathon Cooper após forçar o fumble em Trevor Lawrence. Foto: NFL Mocks

Já em 2020, Jonathon Cooper jogou 8 partidas anotando 24 tackles, sendo 12 sem assistência e 12 assistidos, 3,5 tackles para perda de jardas e 3,5 sacks, além de 1 passe desviado e 1 fumble forçado.

Algumas Honrarias de Jonathon Cooper

  • 2x capitão do time;
  • Primeiro jogador de Ohio State escolhido para usar a jersey de número 0, confiada ao jogador que têm as seguintes características muito fortes: caráter, altruísmo e liderança pró jogadores;
  • 2x Big Ten Honoree, incluindo o ano de 2020.

Após o término da temporada, entrou para o NFL Draft 2021 e se tornou a escolha 239 na sétima 7ª Rodada pelos Broncos.

Combine

As métricas de Jonathon Cooper são interessantes.

  • Tiro de 40 jardas: 4,69s;
  • Tamanho do Braço: 32 1/8;
  • Supino: 28 repetições;
  • Três cones: 6,99s.

Análise do Editor

De modo geral, quando analisamos Jonathon Cooper, enxergamos um jogador de rotação com potencial para se tornar titular, se for bem trabalhado. Nada fora do normal para uma escolha de sétima rodada.

Foto: Mile High Brasil.

Apresenta um jogo bastante forte e possui boa capacidade de mudança de direção, precisando melhorar sua saída no snap e também o seu jogo de mãos para se sair vitorioso nas batalhas na trincheira.

Não tem altura e peso ideais para a posição, então talvez seja testado como Inside Linebacker (ILB). Reconhece bem as jogadas, a progressão de bloqueios do adversário e a corrida, mas neste último aspecto tem um tempo de reação apenas bom.

No Pass Rush precisará de um bom treinamento para atingir o nível de impacto da NFL. Contra corrida tem boa técnica de tackle e persegue muito bem o corredor, porém se melhorar a técnica de mãos conseguirá sair mais rapidamente dos bloqueios.

Por fim, acredito que Jonathon Cooper será um jogador em desenvolvimento durante o ano com nossos treinadores, Von Miller, Bradley Chubb e Malik Reed, com grandes chances de acabar no Practice Squad (PS). A não ser que seu jogo no time de especialistas salte os olhos de nossa comissão técnica e garanta uma vaga no roster ativo. Pick de potencial, profundidade e, principalmente, com um olhar para o futuro.

Conhecendo Jonathon Cooper em nosso canal do Youtube.

E aí torcedor, o que achou da nossa escolha?

Sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrevam em nosso canal no YouTube e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se.

#GoBroncos