Conhecendo Jarrett Stidham

Saudações nação laranja e azul! Dando continuidade aos posts “Conhecendo” desta offseason, falaremos do novo Quarterback reserva: Jarrett Stidham! Os Broncos fecharam um contrato de 2 anos no valor de 10 milhões de dólares, sendo 5M garantidos.

INÍCIO DA CARREIRA

Jarrett Ryan Stidham nasceu em 08 de agosto de 1996 na cidade de Corbin, no Kentucky.

Começou sua carreira na Stephenville High School na cidade de Stephenville, no Texas. Em seu ano sênior, completou 183 de 260 passes para 2934 jardas e 35 touchdowns – também teve 15 TDs corridos.

Foi considerado um recruta 4 estrelas pela rivals.com (ranqueado como sexto melhor dual-threat quarterback da classe) e pela ESPN (segundo melhor). Já pela 247sports e pela Scout foi considerado 5 estrelas.

Stidham recebeu ofertas de algumas universidades e, originalmente, se comprometeu a jogar pela Universidade de Texas Tech. Mas, posteriormente, mudou sua escolha para a Universidade de Baylor.

STIDHAM NO COLLEGE

Jarrett Stidham em Baylor. Crédito da foto: abc7news.com

Em Baylor, no ano de freshman (2015), entrou como QB reserva de Seth Russell. Esteve presente nos primeiros sete jogos da equipe, completando 24 de 28 passes para 331 jardas e 6 touchdowns. Assumiu a titularidade do time após Russell sofrer uma lesão que encerrou sua temporada. Seu primeiro jogo foi contra a Universidade de Kansas State, terminando com 23 de 33 passes tentados para 419 jardas, 3 TDs de passe e 1 TD corrido.

No entanto, nas duas partidas subsequentes, Stidham lidou com lesões. Contra Oklahoma machucou as costas, mas conseguiu voltar ao jogo. E contra Oklahoma State, lesionou a mão e o tornozelo no primeiro tempo e não voltou mais. Em meados de novembro, o head coach anunciou que o QB não voltaria mais para a temporada devido às lesões. Assim, terminou o ano com 75 passes completados de 109 tentados para 1.265 jardas, 12 touchdowns aéreos e 2 TDs corridos. Foi nomeado e jogou no Under Armour All-American Game.

Após um escândalo onde vários estudantes (a maioria jogadores de futebol americano) foram acusados e alguns condenados por agressões sexuais, junto ao fato de várias pessoas da comissão técnica terem sido demitidas e a insatisfação por ser reserva de Seth Russell, Stidham anunciou que iria se transferir da Universidade de Baylor em 07 de Julho de 2016.

Assim, o atleta passou um semestre na McLennan Community College, onde não jogou futebol americano. Após esse período, anunciou que estava se transferindo para a Universidade de Auburn.

Jarrett Stidham na partida contra Texas A&M. Crédito da foto: Wade Rackley/Auburn Athletics

Em Auburn, foi confirmado como titular em 2017, levando a faculdade para o SEC West Division Championship após vitórias sob Universidades de melhor ranking, como Georgia e Alabama. Terminou a temporada com 246 passes completados de 370 tentados para 3.158 jardas, 18 touchdowns aéreos e 4 TDs corridos.

Recebeu os prêmios de SEC Newcomer Of The Year, first-team All-SEC de Phil Steele e second-team All-SEC dos técnicos e da AP, além de ser finalista do Manning Award e do Earl Campbell Tyler Rose Award. Liderou a SEC, ficando na nona posição nacionalmente em percentual de passe completo (66.5 – quarto na SEC) e décimo nono nacionalmente em eficiência no passe (151.0). Stidham também foi ranqueado em segundo em jardas de passe (3.158), primeiro em passes completos (246) e sexto em passes para touchdown (18).

No segundo ano, teve 224 passes completados de 369 tentados para 2.794 jardas, 18 touchdowns aéreos e 3 TDs corridos. Stidham decidiu não voltar para Auburn no ano seguinte e assim se declarar para o Draft de 2019. Assim, terminou sua carreira na Universidade com 5.952 jardas aéreas, 11 interceptações, 36 touchdowns aéreos e 7 TDs corridos.

COMBINE E DRAFT

Jarrett Stidham no Combine. Crédito da foto: wcvb.com

Em seu Combine, Stidham apresentou os seguintes números:

– Altura – 1,88;

– Peso – 98 kg;

– Comprimento do Braço: 32’’;

– Tamanho da mão – 9 1/8’’;

– Salto vertical – 31’’;

– Salto horizontal – 9’2’’;

Three Cone – 7,28 segundos;

– Tiro de 40 jardas: 4,81 segundos;

– 20 yards shuttle – 4,33 segundos;

Com uma nota geral de prospecto de 6,10, segundo analistas, o jogador foi selecionado pelo New England Patriots no Draft de 2019 na quarta rodada (escolha 133).

CARREIRA NA NFL

Stidham nos Patriots. Crédito da foto: Billie Weiss/Getty Images

Stidham começou a temporada de 2019 como primeiro reserva de Tom Brady e, na Semana 3, entrou contra os Jets no final da partida, completando dois dos três passes que tentou, antes de lançar uma pick-six. Logo em seguida foi para o banco, Brady terminou a partida e não entrou mais em campo.

Em 2020, após a saída de Brady, muitos viam Stidham como potencial substituto, mas a equipe contratou Cam Newton, o tornando terceiro quarterback do time, atrás de Cam Newton e Brian Hoyer. No entanto, após Newton testar positivo para COVID-19 e ficar fora da partida contra os Chiefs na Semana 4, Stidham foi declarado como backup de Hoyer para o jogo. Após uma atuação ruim do QB titular, Stidham entrou no terceiro quarto e lançou seu primeiro TD na liga, mas também lançou duas interceptações – uma foi pick-six.

Após a partida, foi declarado backup de Newton, ganhando a posição de Hoyer. Newton continuou como titular, mas Stidham fez algumas aparições ao longo da temporada, como na Semana 7 contra os Niners, na Semana 13 contra os Chargers e na Semana 16 contra os Bills. Stidham terminou sua segunda temporada em New England com 5 jogos (nenhum como titular), 2 Touchdowns e 3 interceptações.

Na temporada de 2021, Stidham fez um procedimento cirúrgico nas costas e começou a temporada na PUP List. Foi ativado na Semana 10 contra os Browns e declarado terceiro quarterback da equipe, atrás de Mac Jones e Brian Hoyer, não entrando em campo durante todo o ano.

Em 13 de maio de 2022, o New England Patriots fechou a troca de Stidham para o Las Vegas Raiders, que receberam o atleta e uma escolha de sétima rodada por uma escolha de sexta rodada. Essa troca reuniu Stidham com seu antigo coordenador ofensivo Josh McDaniels, que tinha assumido a vaga de head coach.

Jarrett Stidham pelos Raiders. Crédito da foto: bostonglobe.com

Pelos Raiders, foi backup de Derek Carr na temporada de 2022. Em 28 de dezembro, com dois jogos faltando para o encerramento da temporada, Stidham foi anunciado como quarterback titular do time, colocando no banco o QB da franquia.

Em sua primeira partida como titular na NFL, contra os Niners, Stidham lançou para 365 jardas, 3 Touchdowns e duas interceptações. Terminou sua carreira em Las Vegas com 656 jardas, 4 TDs e 3 interceptações.

STIDHAM NOS BRONCOS – OPINIÃO DO EDITOR

Jarrett Stidham anunciado pelos Broncos. Crédito da foto: denverbroncos.com

Não teria ido por esse caminho para a reserva de Russell Wilson e é uma adição um pouco desanimadora por parte dos Broncos, tendo em vista que, no mercado de quarterbacks reservas haviam opções melhores, mas é compreensível dado o valor investido ser menor que os contratos desses outros atletas e as conexões de Stidham com nosso novo QB Coach Davis Webb.

É um QB mediano no máximo, mas é uma sensível melhora em relação à Brett Rypien, que fazia os olhos dos torcedores dos Broncos sangrarem quando tinham que vê-lo em campo.

Darei meu voto de confiança a Sean Payton, pois é muito bom treinador e já conseguiu ganhar jogos com QBs bem medíocres, como Teddy Bridgewater, Jameis Winston e Trevor Siemian, mas não gostei da contratação. Espero que a gente não precise vê-lo em campo ou que, no máximo, entre para fazer a Formação da Vitória.


E você, amigo leitor? O que achou da nossa nova contratação? Deixe seus comentários abaixo!

Sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrevam em nosso canal no Youtube e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se.

#GoBroncos