Jamaal Charles no Broncos

Conhecendo Jamaal Charles

Em 2016, o jogo corrido do Denver Broncos foi catastrófico. O time foi o 27º pior da liga em jardas corridas, e parte do motivo foi a falta de playmakers no ataque. Era evidente a necessidade de contratação de um running back de impacto para o time, e a resposta para isso foi Jamaal Charles, jogador de elite que já foi duas vezes para o Pro Bowl. Além disso, é o RB com mais jardas por corrida de todos os tempos, com 5,5. Então chega de espera, vamos conhecer a história do jogador que pode mudar a história do time. 

Antes da NFL

Charles nasceu na cidade de Port Arthur, no Texas. Foi diagnosticado com uma doença que o impedia de aprender corretamente, o que fazia com que muitas pessoas brincassem com ele, dizendo que ele não seria nada na vida. “Eles me diziam que eu não iria chegar a lugar nenhum. Mas eu descobri que poderia voar”. Aos 10 anos, Jamaal foi convidado para participar das Olimpíadas Especiais da cidade, para pessoas com deficiências. “As Olimpíadas Especiais me deram a primeira chance de descobrir o talento que eu não sabia que eu tinha […] eu descobri quão rápido eu era, eu fiquei no alto do pódio, enquanto eu recebia a medalha de ouro”.

Em seu primeiro ano no high school, correu para 2051 jardas e anotou 25 touchdowns, liderando a Memorial High School. Na sua segunda (e última) temporada, teve números parecidos com 2156 jardas e 25 TDs. Foi logo recrutado para defender o time do Texas no college, os Longhorns. Em sua primeira temporada, teve 119 carregadas, 878 jardas e 11 touchdowns. Sua segunda temporada foi uma certa decepção, pois teve apenas 831 jardas e 7 touchdowns. Depois desse ano, ele decidiu focar mais em sua carreira esportiva, e finalmente, em seu último ano, teve ótimos números com 1619 jardas e 18 TDs. Após essa temporada, ele se declarou para o Draft da NFL.

Carreira na NFL

O jogador foi escolhido na terceira rodada do Draft de 2008, pelo Kansas City Chiefs. Jamaal disse que esperava ser escolhido na segunda rodada, mas não se arrependia de ter jogado apenas três temporadas no college. Era esperado que ele fosse o 3º RB do time, atrás de Larry Johnson e Kolby Smith. Em seu primeiro jogo, teve 28 jardas contra o New England Patriots. Não demonstrou grandes números em sua temporada de rookie, teve apenas 357 jardas, o que era natural devido ao fato de que ele não era titular. Mas teve impressionantes 5,3 jardas por corrida. Na semana 9 da temporada de 2009, o RB Larry Johnson foi cortado pelo time, e Charles se tornou o titular, junto com Kolby Smith.

Naquela temporada, o jogador quebrou o recorde de mais jardas corridas da franquia, com 259, contra os Broncos (Ai!). Ele foi o primeiro a alcançar mais de 1100 jardas em menos de 200 carregadas em uma temporada. Também conseguiu o recorde de mais jardas por carregada em uma temporada, com 6,1. Em 2010, teve 1467 jardas e 5 TDs. Naquele ano, chegou ao seu primeiro Pro Bowl. Em 2011, teve 83 jardas em dois jogos, antes de machucar o ligamento cruzado anterior (ACL) e não jogar o resto da temporada. Voltando da lesão, em 2012, teve uma temporada de all pro, quando correu para 1509 jardas e teve 5 TDs. Em seis jogos dessa temporada, carregou a bola mais de vinte vezes. Em todos esses jogos, teve mais de 100 jardas. Nessa temporada, o jogador quebrou o recorde de Jim Brown em jardas por carregada, com 5,8. Em 2013, correu para 1287 jardas e anotou 12 TDs. Em 2014, o jogador teve 1033 jardas e 9 TDs. Em 2015 e 2016, o jogador não teve números significantes, já que não pode jogar com sua lesão no joelho.

Charles nos Broncos

Essa pode ter sido a contratação de mais impacto do time na offseason. O jogo corrido foi catastrófico em 2016, e a franquia estava desesperada por um jogador de impacto. Foi exatamente isso que encontraram em Charles. Ele tem diversos recordes históricos da NFL, e pode fazer muito mais. Com CJ Anderson e ele no backfield, o ataque irá melhorar muito. A única preocupação é a saúde do jogador. Sabemos que Charles não conseguiu ficar saudável nas últimas duas temporadas, então pode ser uma aposta que a organização fez, mas se o jogador evitar as lesões, pode fazer com que o ataque do time seja imparável. Após uma offseason cheia de contratações duvidosas, John Elway definitivamente acertou nessa. O jogador assinou um contrato de um ano, 3,75 milhões de dólares com o time.

E você, o que achou da contratação? Deixe nos comentários