Conhecendo Greg Dulcich

Saudações, torcedores dos Broncos! Denver trocou sua escolha geral número 75 para os Texans, descendo para a escolha número 80. Com esta nova escolha, na terceira rodada do Draft da NFL de 2022, os Broncos selecionaram Greg Dulcich, TE de UCLA. Vamos conhecer o novo Bronco.

O início da carreira

Greg Paul Dulcich nasceu dia 26 de março de 2000 (tem 22 anos) em Glendale, estado da Califórnia nos Estados Unidos. Iniciou seus estudos na Saint Francis High School, na cidade californiana de La Cañada Flintridge, onde cedo já começou a jogar futebol americano como TE.

Logo em seu ano de junior teve 30 recepções para 406 jardas e 4 TDs. Continuou evoluindo ao longo dos anos até ter seu melhor ano como senior. Em seu último ano na High School (2017), anotou 50 recepções para 1160 jardas e 12 TDs.

Ainda que seu time tenha perdido a final da divisão 3 do sul da Califórnia naquele ano, Dulcich teve destaque na equipe e foi recrutado por Derek Sage para jogar no College Football por Washington State. Entretanto, seu o treinador decidiu trocar Washington por um cargo de TE coach na University of California, Los Angeles (UCLA). Em uma decisão surpreendente, Greg Dulcich decidiu largou sua bolsa de estudos em Washington e seguiu o treinador.

Carreira no College

Greg se juntou ao UCLA Bruins como preferred walk on. Basicamente, esse é um jogador recrutado pela equipe, mas sem ter uma bolsa de estudos. A vida deste tipo de jogador costuma ser dura e poucos tem sucesso.

Mas Dulcich não desanimou e treinou forte com os Bruins, conseguindo inclusive estar em campo em três jogos já em 2018, seu primeiro ano. Jogou dominantemente no ST da equipe e no ataque conseguiu apenas 1 recepção para 6 jardas.

Greg continuou perseverante e aparecendo com frequência no time de especialistas em 2019. Jogou 11 jogos naquele ano e aos poucos foi conquistando espaço na unidade de ataque. Anotou apenas 8 recepções para 105 jardas, mas teve seu primeiro TD naquele ano.

Dulcich chegou sem bolsa de estudos na UCLA, mas foi recompensado por seu trabalho e persistência. Foto: John Cordes/Icon Sportswire.

O trabalho e a perseverança de Dulcich foram recompensados em 2020, quando UCLA colocou ele como bolsista do programa. E aquele foi o ano em que Greg tornou-se titular no time e foi bastante produtivo numa temporada reduzida pela COVID-19. Foram 7 jogos com 26 recepções para 517 jardas e 5 TDs. Seu desempenho lhe rendeu uma indicação para o segundo time da All-Pac-12.

O ano de 2021 foi seu melhor, aparecendo em 11 jogos como titular e anotando 42 recepções para 725 jardas e 5 TDs. Teve dois jogos para mais de 100 jardas naquela temporada e foi nomeado para o primeiro time da All-Pac-12. Após uma carreira de superação e sucesso na Universidade, Greg Dulcich se declarou para o Draft da NFL de 2022.

O processo do Draft

Greg participou do NFL Combine e teve uma participação satisfatória. Correu o tiro de 40 jardas em 4,69s, fez o exercício de 3 cones em 7,05s, atingiu 3,10m no salto vertical e anotou 16 repetições no supino. Mediu 1,93 m de altura e pesou 109 kg. A posição média em que Dulcich aparecia nos big boards norte-americanos foi em 73º. No board do On The Clock, ele era o 92º melhor jogador e o 4º melhor TE.

Dentre seus pontos fortes, podemos destacar em primeiro lugar seu atleticismo. Seu peso e altura são ótimos para um TE e tem boas velocidade, aceleração e impulsão para as posição. Também tem bom processamento mental e consegue encontrar espaços nas zonas, especialmente em conceitos verticais. Por fim, teve uma baixa taxa de drops e possui boas mãos.

Greg Dulcich tem a parte atlética como um de seus principais pontos fortes.

Seus pontos fracos são sua força de jogo e sua agilidade. Embora seja um bloqueador voluntarioso, falta força e técnica nos bloqueios, de forma que terá que melhorar bastante nesse quesito para atuar ao lado da OL na NFL. Sua agilidade também pode melhorar, principalmente nas quebras de rotas se quiser ter separação satisfatória dos marcadores no próximo nível.

Greg Dulcich nos Broncos

Com a escolha geral número 80 os Broncos selecionaram Greg Dulcich. TE com certeza não era a maior necessidade do time naquele ponto, mas com um grupo composto basicamente por Albert Okwuegbunam e Eric Tomlinson (além de outros jogadores de fundo de elenco) fica claro que a escolha fez muito sentido.

Em muitos aspectos, Greg tem um conjunto de habilidades semelhantes a Noah Fant, enviado aos Seahawks na aquisição de Russell Wilson. É um TE atlético, com bom porte e velocidade para ser uma ameaça no jogo aéreo. Entretanto, terá que melhorar sua técnica de bloqueios e força de jogo, que também eram pontos fracos de Fant. Ainda mais em um novo esquema, no qual Hackett deve usar muitas formações under center com o TE colado na OL, Greg vai ter que melhorar nesse quesito para se tornar um titular no futuro. Por ora, acredito que Okwuenugnam e Tomlinson (como TE bloqueador) terão mais snaps, mas mesmo assim acredito que Dulcich terá impacto como calouro na rotação.

Será que Dulcich vai trazer as seam routes de volta à vida no ataque dos Broncos? Foto: Site oficial do Denver Broncos.

O que mais chama atenção é que Greg foi especialmente efetivo atacando as seam routes em UCLA. Quem acompanhou as análises de setores de 2021 sabe que eu reclamei e muito do pouco uso dessas rotas por parte de Pat Shurmur. Eu realmente espero que Dulcich seja um sinal de que as seams serão atacadas nessa temporada.

Por fim, gostaria de chamar atenção para uma controvérsia envolvendo nosso QB e o uso de TEs. Foi muito comentado anteriormente que Wilson utiliza pouco os TEs. Isso de fato é correto, mas quem se lembrar do último período em que ele utilizou essa arma consistentemente foi entre 2015 e 2017. Justamente quando Jimmy Graham estava em Seattle produzindo muito ao atacar as seams com RW. Eu creio que nosso QB terá novamente essa arma com Okwuegbunam e Dulcich.

Abaixo, segue um vídeo que gravei com as informações sobre Greg Dulcich.


E aí, torcedores? Gostaram da escolha de Greg Dulcich? Deixem suas opiniões na seção de comentários.

Se vocês querem produtos dos Broncos e da NFL, confiram o site da First Down (link), parceira do Mile High Brasil.

E não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nosso canal no YouTube e na Twitch, além apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se. Nos vemos em breve!

#GoBroncos