Saudações, torcedores dos Broncos! Na abertura do período legal de negociações, John Elway abriu a carteira e reforçou o interior da nossa linha ofensiva. O Center / Offensive Guard Graham Glasgow, ex-Detroit Lions, será um Bronco pelos próximos quatro anos. Vamos conhecer nosso reforço.
Início de carreira
Graham Michael Glasgow nasceu em 19 de agosto de 1992 (tem 27 anos hoje) na cidade de DeKalb, estado de Illinois, Estados Unidos. Seus primeiros passos no futebol americano foram na Aurora Marmion High School, em Aurora, seu estado natal. Não devia ser lá um dos melhores jogadores, visto que não foi recrutado por nenhuma universidade. Mas, certamente, era persistente e foi para a Universidade de Michigan em 2011, se juntando aos Wolverines como walk-on, sem uma bolsa de estudos.
Sua persistência foi recompensada e ganhou uma bolsa de estudos em 2013. Glasgow apareceu em 42 jogos na linha ofensiva dos Wolverines, sendo 37 deles como titular, e já mostrava a versatilidade que marcaria sua carreira: foi titular em 22 jogos como C (9 em 2013, 13 em 2015) e em outros 15 como OG. Fora de campo, sua carreira no College teve alguns altos e baixos. Foi preso por dirigir bêbado em março de 2014, tendo a suspensão da carteira de motorista estendida por reincidência em 2015. Mudou o rumo da sua vida e ao final de 2015 foi nomeado para o prêmio Hugh R. Rader Memorial como o melhor jogador de linha ofensiva e recebeu uma menção honrosa no All-Big Ten Conference.
Carreira na NFL
Glasgow foi escolhido pelo Detroit Lions na terceira rodada (escolha geral 95) do Draft de 2016. Não demorou muito para se tornar titular nos Lions, já que seu companheiro de equipe e ex-escolha de primeira rodada Laken Tomlinson estava no nível da “OL” dos Broncos nos dias atuais. Assumiu o posto de LG inicialmente, mas teve snaps também como C e RG e figurou entre os titulares por 11 jogos em 2016. Já que estamos fissurados ultimamente em faltas cometidas por nossa “OL”, é bom saber que Graham cometeu 4 false starts, mas nenhum holding naquele ano.
Se firmou como LG titular (C em algumas ocasiões) dos Lions em 2017, ativo em todos os 16 jogos da temporada, jogando 100% dos snaps, e cometendo 4 holdings (possivelmente influenciado pelo ingresso de Bolles na liga). Também foi titular nos 16 jogos e jogou 100% dos snaps de 2018, mas agora como C depois que Travis Swanson deixou os Lions na Free Agency. Cometeu apenas 3 faltas neste ano (duas saídas falsas e uma segurada) e suas notas no Pro Football Focus (PFF) foram sempre acima de 80 nos seus 3 primeiros anos de liga.
Começou o ano com C em 2019, mas logo se tornou RG, posição em que jogou grande parte do ano (796 snaps contra 76 como C). Perdeu um jogo por lesão, mas foi titular nos demais 15 jogos, cometendo 3 faltas (uma segurada, duas saídas falsas), obtendo nota PFF de 74,1 e cedendo nenhum (ZERO) sack. É um jogador de miolo de linha ofensivo extremamente versátil, sólido e com alta disponibilidade (perdeu apenas um jogo por lesão), o que levou John Elway a ligar para seu agente.
Glasgow nos Broncos
Graham Glasgow chegou aos Broncos com um contrato de 4 anos e 44 milhões de dólares, sendo 26 milhões garantidos. A estrutura ainda não foi divulgada, mas pelas garantias me parece que os dois primeiros anos são totalmente garantidos e os Broncos teriam uma saída razoável no terceiro ano e uma saída fácil (quase sem dead money) no quarto. Estes valores significam que Glasgow seria o C mais bem pago da liga ou o oitavo OG mais bem pago. Pode parecer salgado, mas coloquem na mesa que teremos 17 jogos a partir de 2021 e um Salary Cap subindo significativamente com o novo CBA (Collective Bargain Agreement) e este contrato vai parecer uma pechincha logo, logo.
Em termos de necessidade do elenco, Glasgow se encaixa como uma luva, visto que estávamos sem RG (Leary não teve a opção de contrato ativada) e sem C (McGovern assinou com os Jets) que são as posições que jogou no Lions em 2019. Munchak agora tem flexibilidade para montar o interior da “linha ofensiva”, podendo utilizar Glasgow como RG e Patrick Morris como C ou Wilkinson de RG e Glasgow como C. Não descartem upgrades ainda este ano na “OL”, mas a esta altura é mais provável de ocorrer no Draft.
Já na parte técnica, convido vocês a lerem análises (com vídeos) que Joe Rowles fez no Mile High Report (link aqui). Glasgow é significativamente melhor na proteção ao passe que qualquer outro OG/C que pisou em Denver desde Evan Mathis. Simplesmente não cedeu sacks nem para Chris Jones e tem um posicionamento de mãos excelente, com coordenação e rapidez para se recuperar de ações do adversário. Ele também ancora bem os pés no chão e dificilmente é vencido por Bull Rushes, além de ser ágil o suficiente para interceptar rushes tardios. Não é um trator que vai sair rebocando geral no jogo corrido, mas não faz feio em power / gap runs. Entretanto, no jogo corrido ajuda bastante com sua agilidade em zone runs e, principalmente, pulls, para evitar que o time faça isso só para um lado do campo com Dalton Risner.
Nota final
Os Broncos conseguiram o jogador de miolo de OL mais técnico e versátil da Free Agency, fecharam um grande buraco no elenco, melhoraram a proteção ao passe e diversificaram o jogo corrido. O contrato não é exatamente barato (nem caro) agora, mas não quebramos a banca e vai parecer uma pechincha em um ou dois anos. Eu dou um belo de um A- para essa contratação!
E vocês, caros leitores? Qual suas notas? Comentem abaixo e digam o que acham de Graham Glasgow. Nos vemos em breve. Go Broncos!