Torcedores do Denver Broncos, bem-vindos a mais uma edição do “Conhecendo”! Hoje, iremos falar sobre o defensive tackle de Iowa State Eyioma Uwazurike, nossa pick do 4º round, na 116ª escolha geral.
Eyioma Uwazurike (ou, como venho o chamando enquanto reúno informações sobre ele, ZURIKÃO DA MASSA) tem 24 anos, nascido em Detroit, Michigan; Possui 6’6 de altura (aproximadamente 1,98m) e 319lb (aproximadamente 144kg).
No High School, jogou por Southfield-Lathrup, em Michigan, onde foi nomeado por duas vezes o MVP defensivo do time, produzindo 50 tackles, 12 TFL, e 6 sacks como sênior. Foi considerado um recruta 3 estrelas pela ESPN, Rivals e 247sports.
Carreira no College
Eyioma escolheu jogar pelo time de Iowa State, “esnobando” Michigan State, UCF e Temple. Por lá, foi redshirt no ano de 2016, pois era academicamente inelegível, e se “beneficiou” do ano extra de elegibilidade dado aos atletas do college por conta da pandemia de COVID-19 para estender seu período no Cyclones até o final da temporada 2021/2022.

Eyioma Uwazurike jogando por sua universidade no college.
Foto: cyclones.com
Em 2017, jogou 13 partidas, tendo um importante papel na rotação da linha defensiva, anotando 16 tackles, 4 TFL e 0.5 sack.
Já em 2018, emergiu como um dos grandes talentos da linha defensiva de ISU, sendo titular em 8 jogos dos 9 que jogou na temporada, tendo que batalhar contra uma lesão na virilha que acabou o afastando de campo por 4 partidas. Registrou 27 tackles, 5 TFL e 1 sack.
Em 2019, a evolução continuou. Teve uma menção honrosa no All Big 12, tendo sido titular em todos os 13 jogos da temporada, registrando 32 tackles, 5.5 TFL e 1.5 sacks. Ainda neste ano, liderou seu time e foi o quinto jogador que mais recuperou fumbles na Big 12, além de ser o segundo melhor jogador do time no quesito de apressar o QB adversário.
Em 2020, outra menção honrosa ao All Big 12, tendo sido titular em todos os 12 jogos da temporada, registrando 27 tackles, 8 TFL e 3 sacks.
No seu último ano no college, em 2021, nosso DT conseguiu uma seleção para o First Team da Big 12, sendo considerado um dos melhores jogadores da posição na sua divisão. Foi titular em todos os 13 de jogos e ISU, tanto no interior da linha defensiva quanto na ponta. Registrou 42 tackles, 12 TFL e 9 sacks (ranqueado como 30º neste quesito nacionalmente), além de 6 QB hurries.
Em resumo,”Zurikão” teve uma carreira sólida pelo Cyclones, sendo inclusive selecionado para o First Team All-Big 12 neste último ano, finalizando sua carreira no college, além de todas as estatísticas já mencionadas, com 3 passes defendidos, e dois field goals bloqueados.
Combine, Pro Day e Draft
Uwazurike não teve um combine de brilhar os olhos, tendo sendo medido com a altura e peso que indicamos no início da coluna, e obtendo os seguintes números:
- Salto Vertical: 33.00”;
- Salto Horizontal: 107”;
- Bench Press (o famoso Supino): 23 repetições.
Avaliado por todos estes números aqui mencionados, “Zurikão” obteve uma draft grade equivalente ao 6º round neste último draft.
Como pontos fortes do jogador, podemos destacar a versatilidade, uma vez que o mesmo já jogou tanto no interior da linha defensiva quanto na ponta; É muito eficiente contra o jogo corrido, sendo por diversas vezes muito difícil de mover por conta de seu porte físico.
Além disso, pelo seu porte físico, Eyioma possui potencial para ter snaps desde já como 5-technique na defesa 3-4 do Broncos, tendo certa versatilidade para ser colocado em posições diferentes em outras formações.
Como pontos negativos apontados pelos analistas, destacamos a idade (24 anos, um dos prospectos mais velhos da classe), além da necessidade de melhora nas chamadas hand skills, que se tratam de toda a técnica do uso das mãos em seu jogo, além das read-and-react skills, que dizem respeito às leituras de jogo e reações rápidas dentro das jogadas, o que acaba ocasionando, por exemplo, em perdas de tackles e algumas gafes posicionais, respectivamente.
Eyioma Uwazurike nos Broncos
Com a 116ª escolha geral, os Broncos acabaram escolhendo Uwazurike, uma vez que precisavam de profundidade para a linha defensiva após a troca por Russell Wilson que acabou enviando Shelby Harris ao Seattle Seahawks.

Apesar de termos trazido D. J. Jones para jogar minutos consistentes, a rotação da DL da franquia ainda está em aberto, contando com jogadores que ainda não tem muita experiência na liga, como McTelvin Agim (menos de 300 snaps jogados até aqui), DeShawn Williams (considerado “leve” para a posição de interior de linha, com “apenas” 284lbs) e Marquiss Spencer.
Sendo assim, apesar da escolha ser considerada por vários analistas um reach de George Paton, gosto muito do perfil do jogador, uma vez que o seu estilo de jogo encaixa no que o Broncos declara estar buscando defensivamente, além de poder contribuir já neste primeiro ano para a rotação de linha defensiva da equipe.
E assim termina a análise do grande “Zurikão da Massa”, a quarta adição do Denver Broncos no Draft 2022. O que vocês acharam da escolha? Não deixem de opinar nos comentários!
Não deixem de ler as análises dos 3 jogadores escolhidos anteriormente: Nik Bonitto, Greg Dulcich e Damarri Mathis.
Não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, de se inscreverem em nosso canal no YouTube e apoiarem nosso trabalho pelo Apoia.se. Nos vemos em breve!