Conhecendo Drew Sanders

Saudações, torcedores do Denver Broncos! Dando sequência a série “Conhecendo”, falaremos hoje de Drew Sanders, o linebacker selecionado na terceira rodada do Draft 2023, com a escolha 67!

O Denver Broncos selecionou 5 jogadores no Draft e o Mile High Brasil não deixaria vocês por fora de tudo o que aconteceu. Se ainda não leram, temos publicado o Conhecendo sobre a primeira escolha, Marvin Mims Jr.:

Início da Carreira

Drew Sanders nasceu no dia 31 de dezembro de 2001 na cidade de Denton, Texas e, durante a infância, se mudou com a família para o estado do Oregon. Desde muito novo, começou a demonstrar interesse por diversos esportes, com maior foco em futebol americano e wrestling.

Sempre seguindo seu pai, que ia sendo contratado para a comissão técnica de alguns high schools, se matriculou em Lake Dallas em 2016 e por lá foi quarterback e linebacker. Um ano depois, se transferiu para a Colleyville Heritage High School e, em 2018, para a Billy Ryan High School.

Na Billy Ryan, Drew Sanders atuando como linebacker teve 119 tackles, 18 tackles for loss, 8 sacks e 3 interceptações; Já como quarterback foram 17 touchdowns, sendo 13 corridos e 4 lançados.

Em 2019, resolveram movê-lo para a posição de edge rusher, o que deu muito certo, pois conseguiu 54 tackles, 32 tackles for loss, 11 sacks e 2 interceptações. Com isso, chamou muita atenção, ganhando o prêmio Landry Player of the Year, dado ao melhor jogador do Norte do Texas.

Drew Sanders foi um recruta 5 estrelas e 22º melhor atleta geral, de acordo com a 247Sports. E, com todo o destaque que recebeu, surgiram diversas ofertas de faculdades. Em um primeiro momento, se comprometeu com Oklahoma, mas optou por trocar sua escolha, indo para Alabama.

 Drew Sanders pela Denton Ryan. Foto: Joseph Goodman

Carreira no College

Alabama

Drew Sanders chegou em 2020 sendo um dos 4 jogadores da classe que eram recrutas 5 estrelas. Na sua temporada de freshman em Alabama, acabou seguindo o caminho mais comum – de ter pouca contribuição no início.

Durante seu período de sophomore conseguiu ter mais chances devido a lesão de Christopher Allen, o titular da posição. Nessa temporada, atuou em 12 jogos (sendo 3 como titular) e perdeu 3 jogos devido a uma lesão na mão.

Mesmo com as chances de jogar aumentando, Sanders não teve uma temporada no mesmo nível que tinha no high school. Ao todo, foram 24 tackles, 2.5 tackles for loss, apenas 1 sack e 2 passes desviados.

Após dois anos, buscando mais espaço no time, optou pela transferência para Arkansas.

Sanders alinhado contra os Gators. Foto: Robert Sutton, Alabama Athletics/SEC Media Portal

Arkansas

Após a transferência, Drew Sanders optou por mudar de posição, retornando a posição de linebacker, onde se destacou nos tempos de high school.

E, como esperado, teve muito destaque com uma temporada excelente, sendo nomeado Unanimous All-America e First Team All-Sec. E ainda foi um dos 3 finalistas do Butkus Award – o primeiro na história de Arkansas.

Foi titular em todas as 12 partidas que participou, liderando os Razorbacks em tackles (103), em tackles for loss (13.5), em sacks (9.5) e em fumbles forçados (3). Além das estatísticas anteriores, Drew também teve 6 passes desviados e a sua primeira interceptação da carreira no College.

Além da liderança em sacks, foi também o segundo em toda a SEC e o 15º de todo o país, tudo isso jogando como off-ball linebacker.

Sanders teve destaque em várias partidas, ganhando o prêmio de jogador defensivo da semana na SEC após a partida contra South Carolina. E, para completar, em 6 dos 12 jogos na temporada obteve dois dígitos em tackles.

Sanders comemorando o tackle contra Spencer Ratler. Foto: NWA Democrat-Gazette/Charlie Kaijo

Processo do Draft

No Combine da NFL, Drew Sanders mediu 1.93m e pesou 105.75kg, demostrando que a sua altura é excelente para a posição, apesar de seu peso não ser o ideal e precisar ganhar mais massa.

Devido a uma pequena lesão no hamstring, não conseguiu realizar todos os drills do Combine, deixando para terminar o processo no Pro Day. Já totalmente recuperado, Drew completou seus testes – com exceção da repetição de supino.

No geral, foi muito bem nos drills e medições, conseguindo um RAS (Relative Athletic Scores) de 8.97, que poderia ser maior se tivesse realizado as repetições de supino. Esta pontuação confirma todo o atleticismo que vemos na estatística abaixo.

RAS de Drew Sanders. Foto: @MathBomb (Kent Lee Platte)

Drew Sanders nos Broncos

O Denver Broncos selecionou o linebacker Drew Sanders na 67ª escolha geral do Draft. Era tido como um prospecto de final de primeira rodada ou de segunda rodada por muitos especialistas, sendo cogitado como o melhor (ou segundo melhor) linebacker da classe.

É um jogador que tem potencial muito alto. Drew recebeu no site da NFL um prospect grade de 6.50, sendo classificado como Boom-Or-Bust. E, sendo sincero, acredito que tenha muito mais chances do Boom do que do Bust. Os Broncos podem ter selecionado um jogador com a possibilidade de se tornar um linebacker de destaque na liga.

Sanders é um jogador muito explosivo, com boa velocidade, consegue se mover muito bem para alguém do seu tamanho, tem boa experiência em special teams, é bom contra a corrida e excelente em blitz. Seu maior defeito é muito mais por sua inexperiência do que ausência de qualidade técnica ou física.

No geral, amei essa escolha e há expectativas de que seja o melhor jogador desta classe no futuro. É alguém que chega sem pressão de ser titular e que agrega muito em situações de blitz, uma das suas maiores virtudes.

Opinião do Editor

O que acharam da escolha de Drew Sanders? Deixem seus comentários.

E não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nossos canais no YouTube e na Twitch, além de apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se.

#GoBroncos!