Conhecendo DJ Jones

Saudações nação laranja e azul! Dando continuidade aos nossos posts “Conhecendo” desta offseason, hoje é dia de falarmos do nosso novo jogador de linha defensiva, DJ Jones! Os Broncos contrataram o atleta nesta free agency, dando a ele 3 anos de contrato e U$D30M, sendo U$D20M garantidos.

É uma grande adição por parte dos Broncos, tendo em vista as dificuldades que tínhamos para parar o jogo corrido adversário e este é um dos pontos mais fortes do nosso novo reforço. Um outro ponto que agrada bastante é que Jones consegue apressar o passe também, chegando no QB em muitas oportunidades. Lembremos a entrevista de apresentação do nosso coordenador defensivo, Ejiro Evero, onde ele disse que a defesa com ele tem que pressionar o quarterback.

Destaca-se ainda que o jogador teve ofertas de outros times até melhores, mas preferiu assinar com os Broncos e ele mesmo disse que um dos principais motivos disso foi a contratação por parte dos Broncos de Russell Wilson como QB. Eles se enfrentaram inúmeras vezes na carreira, já que os Niners são rivais de divisão dos Seahawks, na NFC West.

INÍCIO DA CARREIRA

David Oliver Jones ou “D.J” Jones, como ele é chamado, nasceu em 19 de janeiro de 1995, na cidade de Greenville, na Carolina do Sul. Começou sua carreira no futebol americano na D.W Daniel High School, depois passou pela Carolina Academy e teve sua temporada sênior na Wren High School, in Piedmont, na Carolina do Sul.

Em sua carreira no high school, teve 112 tackles, 11 sacks, 4 fumbles forçados e 4 fumbles recuperados. Foi considerado um recruta 4 estrelas pela maioria dos analistas, recebendo assim ofertas de bolsa de estudos de várias universidades.

Decidiu começar sua carreira universitária pela Universidade de East Mississippi Community College, onde ficou por 2 anos, como titular na posição de nose guard. Ajudou a Universidade a ter um recorde de 24-0 e ganhar dois NJCAA national championships. Em 2013, como freshman, em 12 jogos, totalizou 49 tackles, 5 tackles para perda de jardas, 8 sacks e um fumble forçado, tendo recebido o prêmio MACJC All-State/North Division first team honors. Em 2014, como sophomore, em 12 jogos, totalizou 29 tackles, 4 sacks, 8,5 tackles para perda de jardas e 2 fumbles forçados e ganhou o prêmio MACJC All-Region and All-State honors.

Após duas temporadas jogando por East Mississippi Community College Jones era listado pela 247sports.com e pela espn.com como o prospecto universitário junior número 3 no país. Então, em 2015, DJ Jones entrou no portal de transferência e foi jogar na tradicional University of Mississippi – Ole Miss.

Em 2015, já jogando por Ole Miss, no seu ano como junior, jogou em todas as 13 partidas do time, sendo titular em 3 oportunidades como defensive tackle. Terminou como o segundo melhor jogador da linha defensiva, totalizando 40 tackles, 5,5 tackles para a perda de jardas, 4 sacks e 1 fumble forçado.

Já em 2016, seu ano de sênior, foi titular em todos os 12 jogos como nose tackle, sendo provavelmente o jogador mais forte do time. Totalizou 30 tackles, 3 tackles para a perda de jardas, 2 sacks, 1 interceptação e 1 fumble recuperado. Foi convidado para o NFLPA Collegiate Bowl e recebeu o Jeff Hamm Memorial Award como o jogador defensivo de Ole Miss que mais evoluiu.

DJ Jones na época de college em Ole Miss – Foto de 247sports.com

Assim, terminou sua carreira universitária em Ole Miss, tendo jogado em 25 partidas, sendo 15 como titular e registrando os seguintes números: 70 tackles, 6 sacks, 8,5 tackles para a perda de jardas, 1 interceptação, 1 fumble forçado, 1 fumble recuperado.

COMBINE E DRAFT

DJ Jones no Combine – Foto de Independentmail.com

Em seu Combine, Jones apresentou os seguintes números:

– Altura – 1,85;

– Peso – 144 kg;

– Comprimento do Braço: 83 cm;

– Tamanho da mão – 26 cm;

–  Salto vertical – 28,5 polegadas ou 0,72 metros;

– Salto horizontal – 2,74 metros;

– Three Cone – 7,73 segundos;

– Tiro de 40 jardas: 5,04 segundos;

– 20 yards shuttle – 4,65 segundos;

– Repetições no Supino: 25;

Jogador com uma nota geral de prospecto de 6,20, segundo analistas, foi selecionado pelo San Francisco 49ers, no draft de 2017, na 6ª rodada, na escolha 198.

CARREIRA NO SAN FRANCISCO 49ERS

DJ Jones nos 49ers – Foto de sbnation.com

Jones foi peça importante na rotação da linha defensiva dos Niners e teve grande destaque contra o jogo corrido do adversário. Ele foi melhorando ano após ano, principalmente contra o jogo corrido, conforme avaliado pelo Pro Football Focus, que aumentou sua nota contra o jogo corrido de 57,5 de quando foi draftado para 63,9 em 2018, após sua primeira temporada como calouro.

Em seu ano de calouro, ele jogou 9 jogos, mas nenhum como titular. Teve 8 tackles e 1 tackle para perda de jardas. Já em 2018, no seu segundo ano, jogou em 10 partidas, sendo 4 como titular, tendo os seguintes números: 11 tackles, 1 tackle para perda de jardas e 1 qb hit. Em 2019, no seu terceiro ano, foi titular em todos os 11 jogos que participou, contribuindo com 19 tackles, 4 tackles para perda de jardas, 2 sacks, 2 quarterback hits e 1 fumble forçado. Em 2020, seu quarto ano na NFL, foi titular em todos os 14 jogos que jogou e teve 14 tackles, 7 tackles para perda de jardas, 3 sacks e 3 quarterback hits. Em 2021, foi titular em todos os 17 jogos dos Niners, com números incríveis: 40 tackles, 10 tackles para perda de jardas, 2 sacks, 3 quarterback hits e 2 fumbles forçados.

Assim, finalizou sua carreira nos Niners com os seguintes números: 61 jogos, sendo 46 como titular, 3 fumbles forçados, 7 sacks, 92 tackles, 23 tackles para perda de jardas e 9 quarterback hits.

DJ JONES NOS BRONCOS

DJ Jones em sua apresentação nos Broncos – Foto de Sports Ilustrated

Jones pode ser o jogador que os Broncos precisavam para sanar uma grande deficiência do time, que é não conseguir parar o jogo corrido do adversário. Quem não se lembra dos inúmeros jogos nas ultimas temporadas onde consagramos diversos running backs e não conseguimos parar os ataques dos oponentes em momentos cruciais?

Nosso novo jogador de linha defensiva pode ser peça chave para resolvermos esse buraco. Andrew Mason trouxe a informação de que no ano passado, DJ Jones foi o melhor jogador parando o jogo corrido do adversário em toda a liga. O seu percentual de parar o jogo corrido do oponente  foi de 13,1% de acordo com a PFF e foi o melhor da liga dentre os 105 jogadores de interior de linha defensiva que tiveram pelo menos 150 snaps contra o jogo corrido.

Fantástica adição para nosso time e ótimos valores de contrato!

CURIOSIDADE FORA DO CAMPO

Jones é filho de David Jones ou “Big Dave”, figura importantíssima na formação de caráter de DJ Jones. Big Dave foi chef executivo do Dallas Cowboys e trabalhou também com os Panthers e com Dan Reeves, do Atlanta Falcons, trazendo o seu tempero exclusivo e único de churrasco para alguns times da liga. DJ frequentemente ia com seu pai ao trabalho, ficando perto de inúmeras estrelas da liga na época, o que começou a despertar no garoto o amor pelo futebol americano e o sonho de um dia ser um dos atletas que ele via nos treinos, enquanto seu pai trabalhava.

Big Dave, pai de DJ, disse que o barbecue (churrasco) abriu muitas portas para eles e que nunca pressionou seu filho a ser jogador de futebol americano, mas ele simplesmente do nada começou a se divertir indo aos treinos.

Quando seu filho foi draftado pelo San Francisco 49ers, Big Dave criou a DJ JONES Foundation, que beneficia jovens através de camps de futebol americano, oferece refeições, dentre outras coisas. Seu pai, quando deu uma entrevista para falar sobre a fundação disse que as crianças simplesmente adoram DJ, porque ele se torna uma criança quando está com elas.

Mas as dificuldades para manter uma fundação sem recursos externos são enormes e nos primeiros anos isso foi bastante complicado para Big Dave. Isso começou a deixá-lo preocupado, até que uma noite ele teve uma ideia: seu filho era um jogador na NFL e tinha uma imagem que poderia ser explorada para levantar recursos para a fundação. Então, Big Dave decidiu lançar o seu tempero especial para churrasco – Big Dave’s All-American BBQ sauces e colocar a imagem do seu filho DJ Jones na embalagem, o que ajudaria a trazer mais visibilidade ao produto. Cada unidade do produto que fosse vendida, todo o dinheiro iria para a conta da fundação. Assim, com a venda do tempero para churrasco de Big Dave, a fundação conseguiu continuar suas atividades e impacta a vida de inúmeros jovens!

Tempero para churrasco lançado pelo pai de Dj Jones, o “Big Dave”, com a foto de DJ na embalagem – Foto de thebigdavesbbq.com

Enorme e elogiável história de Big Dave e seu filho DJ Jones!

Assista o vídeo sobre DJ Jones em nosso canal do Youtube!

DJ Jones nos Broncos!

E você, amigo leitor? O que achou da nossa nova contratação? Deixe seus comentários abaixo!

Sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrevam em nosso canal no Youtube e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se.#GoBroncos