Saudações torcedores e torcedoras do laranja e azul de Denver! Continuando nossa série especial para conhecermos os nossos novos calouros, vamos com Delarrin Turner-Yell safety de Oklahoma escolhido na 5ª rodada, pick 152, do Draft da NFL de 2022!
Após ajudar a secundária com a adição do cornerback Damarri Mathis na 4ª rodada, os Broncos voltaram a reforçá-la mais tarde no Draft. No que já vem se tornando um hábito de George Paton, Denver adicionou mais um safety na 5ª rodada do Draft: Delarrin Turner-Yell. Vamos conhecê-lo!
O início da Carreira
Delarrin Turner-Yell nasceu no dia 16 de dezembro de 1999 em Hempstead, no estado do Texas. A cidade tem menos de 10 mil habitantes e fica próximo a Houston.
Em seu anúncio ao entrar para o Draft, Turner-Yell falou sobre como o futebol americano está na sua vida desde cedo. “Jogar na NFL sempre foi um sonho meu desde que eu tinha quatro anos de idade”.

Ele frequentou a Hempstead High School, onde foi jogou como safety e wide receiver. Ele chamou a atenção dos recrutadores após a temporada de junior, quando terminou com 87 tackles, 9 passes desviados, 4 fumbles forçados e 2 interceptações.
Além de futebol americano, Turner-Yell praticava basquete e corrida, alcançando a marca de 10,74 segundos nos 100 metros livres.
Uma curiosidade é que ele foi apenas o terceiro jogador a ser draftado em seu colégio. Os outros foram o LB Johnny Holland, em 1987 e o RB Harvey Williams, em 1991.
Turner-Yell recebeu ofertas de diversas universidades como um recruta de 3 estrelas saindo do High School, entre elas Nebraska, Utah, Houston, Iowa e Baylor.
No entanto, ele acabou escolhendo os Oklahoma Sooners para estudar e seguir carreira no futebol americano universitário.
Carreira no College
Delarrin Turner-Yell chegou aos Oklahoma Sooners em 2018, e viu o campo em 4 jogos como true freshman, quando totalizou 12 tackles (7+5) e 1 passe desviado.
Entre 2019 e 2021, Delarrin foi titular dos Sooners nos três anos e se tornou um pilar no backfield defensivo de Oklahoma. No entanto, ele sofreu pouco para permanecer em campo, jogando apenas a temporada regular de 2019 completa e perdendo jogos nos playoffs de 2019 e em 2020 e 2021 por lesões.
Além de ter sido sua melhor temporada em termos físicos, estatisticamente 2019 também foi quando Turner-Yell teve mais impacto. Ele teve 75 tackles totais, sendo 60 solo e 15 assistidos, e 5,5 para perda de jardas, fora 3 passes desviados e 1 fumble forçado, em 13 partidas disputadas.

Em 2020, o sophomore jogou em 10 partidas e anotou 50 tackles totais (33 + 17), 2 para perda de jardas, meio sack, 1 passe desviado e sua primeira interceptação da carreira, na vitória logo na abertura da temporada contra Missouri State.
Como senior, ele jogou em apenas 9 jogos, mas teve um grande impacto em campo. Foram 53 tackles totais (36 + 17), sendo 2,5 para perda de jardas, 6 passes desviados e 3 interceptações.
Foi também em 2021 que ele teve o melhor jogo da carreira. Na vitória contra Iowa State, o jogador anotou 11 tackles (9+2) e 1 interceptação.
Apesar de ter mais um ano de elegibilidade, Delarrin Turner-Yell optou por se declarar para o Draft da NFL de 2022 após a temporada de 2021.
Processo Pré-Draft
Delarrin Turner-Yell entrou no processo pré-Draft visto como uma escolha de terceiro dia do Draft. O principal motivo disto é visto já no RAS (Relative Athletic Score).
O jogador não fez os drills de agilidade (shuttle e 3-cone), mas foi avaliado com velocidade elite com seu tiro de 40 jardas em 4,47 segundos. Em termos de explosão, ele não fez o salto vertical, e teve um resultado acima da média no broad jump.
Mas o que prejudica mesmo quando comparado a outros jogadores da posição é o porte físico. Ele tem apenas 1,78 m de altura e pesa em torno de 89 kg, pequeno para a posição.
Dentro de campo, sua velocidade chama a atenção no tape e também sua preparação, não parecendo hesitante em campo e confiando em seus instintos com frequência. Além disso, é um tackleador produtivo e recebe elogios de treinadores por seu motor em campo e atitude que coloca o time sempre em primeiro lugar.
Por outro lado, possui o porte físico mais próximo ao de um nickel CB e não possui o tamanho ideal para a posição, como mencionei acima. Além disso, falta explosão em cobertura, por vezes dá passos em falso em sua leitura e não possui o nível de produção na bola (INTs e PDs) esperado para alguém com mais de 30 jogos como titular.
Apesar de ser um tackleador mais que determinado e sem medo, às vezes falta força para finalizá-los. Além disso, o fator de lesões pesou contra ele, por ter perdido tantos jogos no college.
Delarrin Turner-Yell nos Broncos
Com a escolha 152 (5ª rodada) do Draft da NFL de 2022, o Denver Broncos selecionou Delarrin Turner-Yell, safety de Oklahoma.
Em 2021, os Broncos já haviam draftado Caden Sterns e Jamar Johnson na 5ª rodada, e agora foi a vez de Delarrin receber a sonhada ligação de um time da NFL, o Denver Broncos.
Turner-Yell foi o 5º jogador escolhido no Draft de 2022 e o 2º vindo de Oklahoma, se juntando a seu colega de time, o OLB Nik Bonitto.
No começo do processo pré-Draft, um safety era visto como uma grande necessidade para os Broncos, mas o time assinou com Kareem Jackson e o veterano terá mais um ano ao lado de Justin Simmons.
´O retorno de K-Jack faz com que a room de safeties fique rapidamente cheia, principalmente a´pós a chegada de Turner-Yell e quando levamos em consideração que safety não é uma posição que o time costuma levar muitos nomes para a temporada.
Portanto, é de se imaginar que mesmo que uma escolha de 5ª rodada carregue certo status e em geral ganhe ao menos um ano para se desenvolver, Turner-Yell precisará jogar special teams para conseguir carimbar um passaporte para o roster ativo.
Além de K-Jack e Turner-Yell, o roster conta com o All-Pro Justin Simmons, o segundanista Caden Sterns, que mostrou potencial enorme ano passado como calouro, além de Jamar Johnson e PJ Locke, com quem Turner-Yell provavelmente brigará por posição no depth chart.
Delarrin Turner-Yell utilizará a jersey número 32 nos Broncos, mesmo número que usou em Oklahoma.
Assista também ao vídeo que fiz comentando sobre a chegada de Delarrin Turner-Yell aos Broncos!
E aí, torcedores? Curtiram a escolha de Delarrin Turner-Yell? Deixem suas opiniões na seção de comentários.
Se vocês querem produtos dos Broncos e da NFL, confiram o site da First Down (link), parceira do Mile High Brasil.
E não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nosso canal no YouTube e na Twitch, além apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se. Nos vemos em breve!
#GoBroncos