Saudações, Torcedores!!! Dando continuidade a nossa série para conhecermos os nossos novos jogadores draftados, hoje falaremos do cornerback Damarri Mathis, da Universidade de Pittsburgh!
Selecionado na escolha 115, na quarta rodada, Mathis era considerado pela maioria dos especialistas um talento de final do segundo dia e o fato de ele ter caído um pouco fez com que o nosso front office não hesitasse, transformando-o assim em um jogador do Denver Broncos.
O Início da carreira
Damarri Deshon Mathis nasceu em 12 de Abril de 1999 (23 anos) na cidade de Lakeland, Flórida, cidade em que também começou sua carreira no futebol americano, jogando pela Lakeland High School.
Como um Dreadnought (navio de gerra americano, o mascote do time), Mathis foi cornerback titular em seus três anos e totalizou 73 tackles, 27 passes desviados e 5 interceptações, sendo considerado um dos principais destaques do time que conseguiu, nesse período, uma campanha de 28 vitórias e apenas 7 derrotas, classificando-se para os playoffs regionais nas três oportunidades.

Suas atuações garantiram a ele uma vaga no time “Super 16” de todo o condado, uma das maiores honrarias regionais para jogadores do high school. Além disso, Mathis também foi eleito, no ano de sua passagem para a universidade, como um dos 40 melhores prospectos de cornerback do país pelo site Rivals.
Damarri foi considerado também um recruta 3 estrelas ao sair para o college, e realizou visitas a diversas universidades como Ole Miss, Cincinnati, Minnesota e Coastal Carolina. Inicialmente o atleta se comprometeu a ir pra South Carolina mas mudou de ideia e acabou aceitando a proposta de Pittsburgh, onde estudou e, posteriormente, completou a sua graduação em Comunicação Social.
Carreira em Pittsburgh
Em sua primeira temporada na universidade, em 2017 como true freshman, Mathis participou de nove partidas, atuando como reserva na rotação defensiva e no special teams.
Já em seu segundo ano, como sophomore, aos poucos o atleta foi conseguindo mais chances, sendo defensor titular em duas oportunidades e reserva em outras doze oportunidades. Nessa temporada ele totalizou 18 tackles, 2.5 tackles for loss e anotou sua primeira interceptação.

Em 2019, em seu junior year, Damarri participou de todos os 13 jogos da equipe, sendo 10 deles como cornerback titular e totalizou ótimos números, com 23 tackles, 2 tackles for loss, 11 passes desviados e 2 interceptações. Em quatro ocasiões ele foi selecionado para o Pro Football Focus ACC Team of the Week.
Vindo de um ótimo ano, seus planos de assumir a vaga de cornerback principal da equipe foram por água abaixo com uma lesão não relacionada ao Futebol. Um pouco antes da pré-temporada, Mathis estava treinando boxe quando lesionou o ombro e acabou perdendo toda a temporada de 2020.

Recuperado da lesão, em 2021, Damarri resolveu retornar a equipe como Redshirt Senior e finalmente ocupou seu lugar como cornerback principal da defesa de Pittsburgh. Nesse ano, ele iniciou todas as 13 partidas como titular e teve números muito bons, com 44 tackles, 6 passes desviados e 2 interceptações, uma delas retornada para touchdown, contra New Hampshire.
Suas atuações ajudaram Pittsburgh a vencer o ACC Championship Game contra Wake Forest, por 45-21, e garantiram à Mathis uma vaga no Reese’s Senior Bowl.
Pro Day e Draft
Em 22 de março de 2022, Pittsburgh realizou o seu Pro Day contando com a participação de Damarri, que obteve os seguintes números:
– Altura: 1,80;
– Peso: 88.2 Kg;
– Salto Vertical: 43.5 polegadas;
– Salto Horizontal: 3.37 metros;
– Repetições no supino de 102 Kg: 27;
– Tiro de 40 jardas: 4.39 segundos;
– Shuttle de 20 jardas: 4.18 segundos.

Elevado por seus ótimos números, Mathis era apontado por diversos nomes como um jogador a ser selecionado no final da terceira rodada. Ele acabou caindo um pouco além disso e foi, finalmente, selecionado pelo Denver Broncos na escolha 115.
Mathis nos Broncos
Damarri é um jogador que tem todas as armas para ser um grande defensive back na liga. O CB é fruto de um trabalho defensivo crescente da Universidade de Pittsburgh, sob a tutela do treinador Pat Narduzzi.
Com 23 anos de idade, Mathis chega um pouco mais velho do que o tradicional na NFL. Isso não deve ter sido visto como um problema pela nossa comissão, que vê muito potencial em seu jogo e em suas capacidades atléticas.

Extremamente físico e com uma boa explosão, o atleta deve ter impacto no time já em seu primeiro ano, principalmente nos Special Teams, tendo em vista sua boa velocidade e potencial de cobertura do campo. Apesar disso, já deve também ser usado algumas vezes em pacotes defensivos, para aprimorar o seu jogo.
Falando nisso, o principal foco a se evoluir é o contato excessivo. Por vezes, Mathis segura mais do que devia os recebedores, o que fez dele o segundo jogador defensivo com mais faltas em toda a FBS na última temporada. Foram 9 faltas.
Se conseguir corrigir esse problema, Damarri tem tudo para ser um cornerback confiável na liga. O jogador possui boas habilidades no tackle e é muito versátil, podendo atuar de diversas formas e em diversos esquemas, inclusive no nickel. Tal versatilidade também deve contribuir para que ele veja o campo com ainda mais frequência já em seu primeiro ano, podendo auxiliar em diversos pacotes defensivos.
Caso queira saber mais, veja o vídeo que preparamos para vocês, falando ainda mais sobre o novo Bronco, deixe já aquele like, beleza?