Salve Salve Broncos Country! Dando sequência a série de posts “Conhecendo”, apresento hoje a vocês nossa escolha de 5ª rodada Caden Sterns, safety do Texas Longhorns.
Início de Carreira
Caden Sterns nasceu em 2 de Novembro de 1999 em Dallas, Texas. Vem de uma família com mais 6 irmãos e um deles, Jordan Sterns, foi safety na Universidade de Oklahoma State e hoje é membro do Kansas City Chiefs, sendo jogador não draftado da classe de 2017.
Sua trajetória no futebol americano começou em Cibolo, TX. Jogou para a Steele High School e desde aquela época já demonstrava seus atributos físicos. Durante sua carreira no High School contabilizou 235 tackles e 11 interceptações.
É mais um prospecto que foi selecionado para jogar o US Army All-American Bowl em 2018, mesmo ano que Patrick Surtain II jogou (como reportamos em seu artigo) e Sterns fez uma belíssima apresentação, que acabou resultando no troféu Pete Dawkins – dado ao MVP da partida.

Após seus bons anos de High School onde acumulou muitas honrarias, somados ao US Army All-American Bowl e ao prêmio de MVP, Caden Sterns foi considerado um recruta cinco estrelas e, originalmente, tinha feito compromisso com LSU. Mas, acabou mudando de ideia e virou um Longhorn, jogando pela Universidade do Texas em Austin.
Carreira em Texas
Logo em 2018, seu ano de calouro, Caden Sterns jogou e foi titular em todos os 13 jogos da temporada, se tornando assim o primeiro Defensive Back dos Longhorns a ter este marco desde Blake Gideon em 2008. Liderou o time com 4 interceptações, teve um total de 62 tackles sendo 46 sem assistência, 3 tackles para perda de jardas, 1 sack e 4 passes desviados; Como bônus ainda teve 1 chute bloqueado. Resultado: Nomeado o calouro defensivo do ano na conferência Big 12 e seleção ao First Team All-Big 12.
O ano de 2019 não foi tão produtivo e generoso com o safety. Jogou somente 9 jogos, sendo titular em 8 deles e perdendo 4 jogos por conta de uma lesão. Mesmo assim, ainda teve 58 tackles na temporada, sendo 43 sem assistência, 4 tackles para perda de jardas, 1 sack e 1 passe desviado. Quebrou seu recorde pessoal na partida contra Oklahoma State, onde teve 12 tackles sendo 10 deles sem assistência. Foi nomeado ao prêmio Jim Thorpe e ao troféu Bronko Nagurski.

Em 2020, seu ano de junior, teve altos e baixos: jogou e foi titular em 7 partidas e acabou ficando de fora do confronto contra Oklahoma por conta de uma nova lesão. Foi então que, em 30 de Novembro, Caden Sterns decidiu dar Opt Out do restante da temporada e se declarar ao Draft 2021 da NFL, perdendo assim o último jogo da temporada. Durante o período em que jogou teve 52 tackles, sendo 30 sem assistência, 1.5 tackles para perda de jardas, 1 interceptação e 3 passes desviados.
Processo Pré-Draft
Durante o processo, Caden Sterns era muito destacado por conta de suas habilidades físicas, agressividade, velocidade e intensidade. Prospecto muito amado em Texas por sua torcida, mas ficou aquela dúvida de por qual motivo não correspondeu 100% às expectativas vindo do High School e do seu ano de Calouro.
Alguns dizem que as lesões o atrapalharam muito, outros dizem que Texas é realmente um cemitério de talentos. Em resumo, era um prospecto avaliado para ser escolhido no 4º Round e os Broncos conseguiram selecioná-lo no 5º Round, na escolha de número 152.

Em suas medições no Combine, Caden Sterns teve:
- Altura: 1,82m
- Peso: 94,5kg
- Tiro de 40 Jardas: 4,40s
- Supino: 14 Repetições
- Salto Vertical: 42cm
- Salto Horizontal: 132cm
Análise do Editor
Caden Sterns apresenta uma boa velocidade, explosão e aceleração, mas sua mudança de direção e força de jogo precisam ser melhoradas. Tem bons instintos e reconhece bem as jogadas além de ser bem disciplinado taticamente.
Em Cobertura
Nas coberturas, sua velocidade e aceleração ajudam muito, especialmente no homem a homem. Mas o seu quadril dificulta bem sua mudança de direção, o que pode fazer com que tenha dificuldade na cobertura de jogadores velozes; Contra WRs slot e Tight Ends não deve apresentar dificuldades. Já na cobertura de zona, Sterns identifica e reage bem as jogadas, disciplinado e com bons instintos. Precisa melhorar lendo os olhos do QB, mas isso deve evoluir com o tempo. Apresenta algumas limitações quando em Single High.
Jogo Corrido
Defendendo contra o jogo corrido Caden Sterns é bem voluntarioso, sobe bem a linha de scrimmage, sai bem de seus bloqueios (muito por conta de ser bem agressivo no jogo de mãos) e rastreia bem o RB em campo aberto.
Finalizando, Caden Sterns é um safety que tem um bom olho para a bola, podendo gerar turnovers e sempre agressivo, tanto na disputa pela bola no ar como nos tackles, sempre com bons ângulos de ataque e quando vem em velocidade é capaz de fazer tackles ao melhor estilo Kareem Jackson: sem nojinho!
Expectativa
Deve contribuir nesse primeiro ano em situações específicas de pacotes defensivos e no time de especialistas. Fato esse que pode ajudar e muito Caden Sterns, pois vimos que as escolhas de terceiro dia do Draft 2021 teve este fator levado em consideração, além de ser um fator que conta muito a favor do jogador na hora de fazer o roster.
E aí torcedor, o que achou da nossa escolha?
Sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrevam em nosso canal no YouTube e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se.
#GoBroncos