Como é a preparação para uma semana curta na NFL?

Com o Thursday Night Football, uma semana curta é mais comum do que era antes.

Muitos torcedores, inclusive nos Estados Unidos, não têm a menor noção de como funciona uma semana curta na NFL. Sabem que os jogadores treinam quarta, quinta e sexta normalmente, quando jogam no domingo. Mas como é a preparação para uma semana curta?

Pensando nisso, resolvemos escrever este artigo, baseado em informações passadas pelo ex-HC Brian Billick, que foi técnico na NFL por anos, tendo sido HC do Baltimore Ravens por 9 anos, e vencendo o Super Bowl XXXV com eles.

Os jogadores de futebol americano geralmente são criaturas de hábitos. Eles estão habituados a terem cinco dias de trabalho, com uma espécie de fim de semana na segunda e terça, que são dias reservados para reabilitação e estudo de vídeo. Entretanto, há situações nas quais ele devem encarar uma semana curta, na qual quinta-feira já é dia de jogo.

Antigamente, só havia jogos de quinta no Dia de Ação de Graças, mas com a criação do “Thursday Night Football”, todo time joga pelo menos uma vez na quinta-feira, depois de jogar no domingo.

Comecemos por definir a diferença na programação. Funciona assim:

Semana normal

Segunda: Reunião do time, avaliação do jogo anterior, começo do planejamento de jogo.

Terça: Técnicos fazem o game plan e programam os treinos da semana. Os jogadores têm folga ou fazem musculação, com foco especial na parte de baixo do corpo.

Quarta: Relatório de scouting, reuniões por unidade e treinos (defesa base e nickel)

Quinta: Relatório de scouting, reuniões por unidade e treinos (red-zone, goal-line e outras situações específicas), musculação com foco na parte superior do corpo.

Sexta: Reunião e treino, finalização do gameplan.

Sábado: Walkthrough (treino leve de short e camiseta e sem contato, no estádio) de dia, e reuniões finais por unidades à noite.

Domingo: JOGO

Semana curta

Segunda: Os técnicos fazem o plano de jogo o dia todo, com reuniões no fim da tarde para definirem o plano base.

Terça: Reuniões e walkthrough (todas as situações)

Quarta: Reuniões e walkthrough (todas as situações) e viagem (para o time de fora).

Quinta: JOGO

Sendo assim, numa semana curta, não tem musculação, não tem treino de contato nem treinos normais. Apenas os walkthroughs e bastante tempo livre pros jogadores se recuperarem. Além disso, os elementos do plano de jogo que precisam ser memorizados são focados.

Os assistentes técnicos normalmente passam manhã de segunda avaliando o jogo anterior, mas isso é deixado de lado numa semana curta. Os jogadores podem estudar o filme por conta, mas os técnicos têm que começar o game planning imediatamente, por que processo que normalmente leva dois dias fica comprimido na segunda-feira. Na tarde de segunda, os jogadores já têm que ter uma noção do que será pedido deles na quinta-feira.

Só tem algo pior do que jogar na quinta, e é jogada na quinta fora de casa. Quando é essa a situação, até mesmo a quarta-feira é atrapalhada pela viagem. Há algumas pessoas que pensam que isso não atrapalha em nada, porque já é comum termos jogos às quinta, mas acredite, todos os times preferem jogar em casa numa semana curta.

Além disso, numa semana curta há pouco tempo para se trabalhar situações específicas, principalmente no Special Teams. Em situações como onside kicks, field goals apressados, fake punts ou fake field goals, os técnicos têm de confiar que os jogadores vão se lembrar de fazer o que já foi treinado antes.

Se há algo positivo em jogar na quinta? Há, com certeza. Os jogadores têm três dias extras para descansar e se recuperar do jogo anterior. Já para os técnicos, não muda muito, já que a maior parte deles é obsessiva em seu trabalho, e nunca tira um dia folga, apenas tem dias a mais pra e preparar para o próximo oponente.

Bom, galera, é isso. Espero que este post tenha sido útil em sanar as dúvidas em relação à preparação para uma semana curta.

Um abraço e Go Broncos!