Case Keenum QB 2018

Case Keenum é o QB do Broncos em 2018

Olá, amigo leitor e torcedor do Denver Broncos. Soltem a fumaça branca, habemus QB em Denver. Após uma offseason inteira de especulações e bajulações a Kirk Cousins, nossa equipe acabou acertando contrato com Case Keenum, que levou o Minnesota Vikings à final de conferência ano passado. Vamos conhecê-lo.

Case Keenum antes da NFL

No ensino médio, Keenum jogou pela Wylie High School, em Abilene, no Texas, tendo passado para 6.783 jardas e 48 TDs, além de correr para 41 TDs e 2.000 jardas. Com 42 jogos como titular, venceu 31 deles, incluindo o único título estadual até hoje de sua escola, em 2004.

Ele foi recrutado por Houston, Baylor, North Texas e UTEP, mas apenas Houston ofereceu uma bolsa de estudos.

Depois de sentar um ano como redshirt atrás de Kevin Kolb, ele jogou por 5 anos na Universidade de Houston, terminando com 1.546 passes completos em 2.229 tentados (69,3% de acerto), para 19.217 jardas, 155 TDs e 46 Interceptações.

Até hoje, ele é o recordista da NCAA em passes completados, jardas aéreas, touchdowns aéreos, mais jogos com 300+ jardas, mais jogos com 300+ jardas em uma temporada, mais temporadas com 5000+ jardas, mais jardas totais e mais touchdowns totais (178).

Apesar disso, ele não foi draftado por nenhum time, até assinar como UDFA com o Houston Texans, em 2012.

Case Keenum na NFL

Depois de rodar por Texans, Rams e Texans de novo, ele voltou ao Rams, onde foi reserva do MVP do SB da temporada passada, Nick Foles, até suplantá-lo como titular. Ele teve bons e maus momentos, até ser bancado por Jared Goff, no fim de 2016.

Ano passado, Keenum assinou um contrato de um ano com o Minnesota Vikings, e acabou se tornando titular na segunda semana da temporada. Sem Jeff Fisher para influenciá-lo, ele teve o melhor ano de sua carreira, conduzindo sua equipe a 11 vitórias e apenas 3 derrotas, 325 passes completos em 481 tentados (67,6%), 3.547 jardas e 22 TDs contra apenas 7 interceptações.

Depois de um milagre para vencer o New Orleans Saints no round divisional, o Vikings foi derrotado pelo time que seria o campeão do Super Bowl na final da conferência.

Depois de uma offseason na qual o Vikings, com 3 QBs se tornando free agents, não quis se comprometer com nenhum deles, incluindo Keenum, ele assina com o Denver Broncos por 2 anos, por cerca de 18 milhões ao ano.

Case Keenum e o Denver Broncos

Keenum não é o salvador da pátria. Ele não é o QB que todos esperavam, mas é o QB que precisamos no momento. Por 2 anos e um contrato amigável, ele permite ao time muito mais flexibilidade no período de free agency do que caso estivéssemos pagando 30 M ao ano por Kirk Cousins.

Além disso, pelo fato de o contrato ser de apenas dois anos, o time se livra rapidamente dele, caso o ano passado tenha sido algo apenas um raio, que não cairá de novo, sem contar no fato de que não tira o Broncos da briga por um QB no Draft 2018.

A grande diferença é que o QB que draftarmos não precisará ser jogado na fogueira no primeiro ano. Além disso, temos flexibilidade do que fazer com nossa escolha. Podemos aproveitar outros times desesperados por QBs e fazermos alguma troca vantajosa para nós, descendo um pouco na primeira rodada e acumulando picks, além de podermos escolher alguém como Lamar Jackson para o futuro.

Em fevereiro, Vance Joseph disse que queria jogar com boa defesa e ter um bom jogo corrido, mas que teríamos de cuidar melhor da bola. Isso é subestimar a situação, já que só não tivemos menos turnovers que o 0-16 Cleveland Browns em 2017.

Outra dificuldade que tivemos ano passado foi na Red Zone, área do campo na qual Keenum foi excelente, com 17 TDs e apenas 1 interceptação, em 2017.

Keenum é uma boa resposta para servir de ponte enquanto moldamos nosso QB do futuro, ao mesmo tempo em que temos flexibilidade para tudo o que for necessário ser feito agora.

E vocês, o que acharam da aquisição de Case Keenum?

(Este post foi escrito na véspera da abertura do período de Free Agency, e está agendado para sair no mesmo horário que o período começa. Se houver alguma alteração na situação entre Case Keenum e o Denver Broncos, ele será editado para refletir a realidade)