Saudações, torcedor dos Broncos! Neste post analisaremos o contrato firmado entre Denver e o CB Ronald Darby. É o último a ser destrinchado antes de analisarmos os impactos de todos sobre o salary cap de 2021 e 2022.
Para quem perdeu, já fizemos dois posts analisando os contratos de Shelby Harris (link) e Justin Simmons (link). Os objetivos das análises são entender o que os contratos firmados significam para jogador e time, além de entender os impactos sobre a capacidade do time contratar ainda em 2021 e em 2022. Então, vamos dar uma olhada no terceiro grande contrato de longo prazo assinado nessa offseason: o de Ronald Darby. Lembrando que usaremos a notação M para designar milhões de dólares americanos.
O Contrato
Estes são os principais pontos do contrato:
- Duração total de 3 anos;
- Valor máximo de 30 M;
- Média salarial anual de 10 M;
- 19,5 M totalmente garantidos;
- 9 M de bônus de assinatura.
A média salarial anual de 10 M coloca Darby como o 17º CB mais bem pago da liga. Essa média é compatível com a de CBs da segunda prateleira da NFL. Em outras palavras, é mais ou menos o valor pago para bons CBs, mas que não são elite. Creio que seja bastante adequado a Ronald Darby pelo que demonstrou em sua carreira. Sempre foi um jogador acima da média na posição, atrapalhado mais pelas lesões que teve do que por desempenho propriamente dito. Você pode conferir mais sobre as características de jogo de Darby no nosso post do Conhecendo (link) e dando uma espiada no vídeo abaixo.
Outro ponto importante é que Darby inicia sua jornada em Denver com 27 anos e terminará (talvez) com 29. Esse costuma ser o intervalo de idades em que CBs atingem seu auge. Portanto, se Darby se mantiver saudável como em Washington e atingir seu auge em Denver, pagar o 17º salário da posição na liga para um jogador de sua qualidade será uma pechincha. Caso isso não aconteça, como poderiam os Broncos se livrar de seu contrato?
A Estrutura
Vamos responder essa pergunta verificando a estrutura do contrato na tabela abaixo.

Novamente, George Paton valeu-se da mesma estratégia: manteve um cap hit baixo no primeiro ano de contrato, jogando todo o peso para os anos seguintes. Note que Darby custará 4 M contra o salary cap deste ano, ao passo que custará 13 M nos dois anos seguintes. Visto que nosso GM fez uso do mesmo expediente com Shelby Harris e Justin Simmons, fica claro que quis manter manter a capacidade da equipe em contratar em 2021. Por que Paton fez isso e quais as consequências para o futuro discutiremos no último post da série.
Vamos então analisar os dead caps. Cortar Darby em 2021 está, obviamente, fora de questão pois teríamos que pagar todo o dinheiro garantido e engolir sonoros 19,5 M em dead cap. A coisa não melhora muito em 2022, quando cortá-lo custaria 15,5 M em dead cap. Em outras palavras, dado que o cap hit deste ano seria de 13 M, cortar Ronald Darby sairia 2,5 M mais caro que mantê-lo no time. Uma troca já mudaria um pouco a coisa de figura. O time que o adquirisse teria de arcar com o salário base e o bônus de elenco, enquanto os Broncos teriam que assumir os bônus de contrato de 2022 e 2023. Logo, o dead cap seria de 6 M, resultando em uma economia de cap de 7 M (13 M – 6 M). Uma troca após 1º de junho de 2022 ainda diluiria esses 6 M em dois anos, aumentando a economia em 2022 para 9 M. Por fim, cortá-lo ou trocá-lo em 2023 incorreria em 3 M de dead cap com economia de 10 M, sendo fácil se livrar de Ronald Darby caso seja necessário.
O que o contrato significa para os Broncos
O contrato firmado com Ronald Darby impacta as finanças do time de maneira similar aos de Harris e Simmons. O time mantém a capacidade de se reforçar em 2021 ao custo de pesos maiores sobre o salary cap em 2022 e 2023.

O jogador tem uma segurança grande por dois anos, visto que mesmo trocado receberia todo o salário acordado para os primeiros 2 anos do contrato. Para os Broncos, significa que uma saída do contrato via corte é inviável nos dois primeiros anos, sendo possível se livrar somente via troca no segundo ano. Já em 2023, se a coisa apertar, Darby pode ser cortado ou trocado abrindo grande quantidade de espaço no salary cap.
De modo geral, acho que é um contrato muito benéfico aos Broncos. Os valores são condizentes com a segunda prateleira de CBs da liga e teremos Darby durante o período que provavelmente será seu auge na carreira. Denver pode obter uma produção muito maior que o valor pago. Claro que aqui fica um grande “se”: “se” Darby ficar saudável, pois seu histórico de lesões é significante. Basicamente, os Broncos estão confiando que o CB vai se manter bem durante toda a temporada como em 2020 pelo WFT. A conferir.
Gravei um vídeo para nosso canal no YouTube para ajudar melhor no entendimento do contrato de Ronald Darby (confira abaixo).
Estas são minhas análises e impressões sobre o contrato de Ronald Darby. Deixe as suas nos comentários abaixo.
Se você quer produtos dos Broncos e da NFL, confira o site da First Down (link), parceira do Mile High Brasil.
E não se esqueça de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nosso canal no YouTube e apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se. Nos vemos em breve.
#GoBroncos