Saudações, torcedores dos Broncos! Buscando adicionar mais bife à nossa DL, George Paton trouxe o DT DJ Jones, ex-49ers. Vamos analisar o contrato firmado entre time e jogador para saber o que esse significa para Denver.
O contrato
Em março de 2022, DJ Jones assinou um contrato de 3 anos com os Broncos, de forma que poderá estar em Denver até final de 2024. Os valores da transação são os seguintes:
- Valor total de 30M (milhões de dólares);
- Média anual de 10M;
- Bônus de assinatura de 8,965M;
- Total garantido de 20M.
A média anual de 10M coloca Jones como o 14º DT mais bem pago da liga e as garantias de 2/3 do valor total do contrato estão na média da NFL.
Os incentivos
De acordo com o Spotrac (link), não há muitos incentivos no contrato de DJ Jones. O único se refere a um valor de 0,51M de bônus de elenco em 2024, que na verdade constituti aditivos de 0,03M por jogo em que ele estiver no elenco ativo em dia de jogo.

A estrutura
Os três anos de contrato de Jones estão estruturados da seguinte maneira:
- 2022: 1,035M de salário base + 2,988M de bônus de assinatura = 4,023M de cap hit; dead cap de 20M.
- 2023: 10M de salário base + 2,988M de bônus de assinatura = 12,988M de cap hit; 15,977M de dead cap.
- 2024: 9,49M salário base (não garantido) + 2,988M de bônus de assinatura + 0,51M de bônus de elenco = 12,988M de cap hit; 2,988M de dead cap.
Notem que os dois primeiros anos tem estruturas que basicamente impedem que Jones seja cortado, pois assim custaria mais do que no elenco. Uma solução seria trocá-lo em 2023, de forma que o time adquirente arcasse com seus 10M de salário base. Já no terceiro ano (2024), Jones poderia ser cortado com economia de 10M para o cap dos Broncos.
Conclusão
Os valores envolvidos são altos, mas completamente dentro da normalidade da NFL. Um DT dominantemente eficaz no jogo corrido com apenas algo a oferecer apressando o passe (caso de Jones) costuma ser menos bem pago que DT com características inversas (ex. Aaron Donald). Dessa forma, julgo que são valores justos para time e atleta.
A estrutura deixa claro que é um contrato de dois anos, sendo o terceiro quase um ano opcional para o time. Portanto creio que Jones só estará no elenco em 2024 se tiver desempenho condizente com um peso de quase 13M no cap. O time também poderia propor uma extensão para amenizar esse valor, mas isso dependeria ainda mais de um desempenho acima da média por parte do atleta.
Por fim, George Paton mantém a estratégia utilizada com Justin Simmons (link) e Shelby Harris (link). Faz um primeiro ano leve para o cap ao custo de mais peso nos anos seguintes. Também mantém uma saída fácil no período final do contrato, sendo uma saída de emergência caso o jogador não valha o peso extra no cap jogado para o fim.
Confiram também o vídeo que fiz sobre o contrato.
E aí, torcedor? Gostou do contrato assinado por DJ Jones? Deixem sua opiniões na seção de comentários.
Se vocês querem produtos dos Broncos e da NFL, confiram o site da First Down (link), parceira do Mile High Brasil.
E não se esqueçam de seguir o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram, se inscrever em nosso canal no YouTube e na Twitch, além apoiar nosso trabalho pelo Apoia.se. Nos vemos em breve!
#GoBroncos