Ja’Wuan James não jogará em 2020: o que isso significa para o Salary Cap dos Broncos?

Saudações, torcedores dos Broncos! Kyle Peko e Ja’Wuan James optaram por não jogar a temporada de 2020 em razão da Covid-19. No caso de James, isso tem um grande impacto no Salary Cap do Denver Broncos neste e nos próximos anos. Vamos entender quais são estes impactos e como John Elway pode tirar vantagem da situação para montar uma equipe vencedora.

O que é o Opt-Out?

O primeiro passo para entender a situação é saber do que se trata o Opt-Out (algo em português como “optar por sair”). Devido à insegurança que existe para os jogadores em disputar uma temporada da NFL sob a pandemia do Sars-Cov-2 (que causa a Covid-19), a liga e a Associação dos Jogadores (NFLPA) fizeram um acordo, dando aos jogadores a opção de Opt-Out. Desse modo, os jogadores podem escolher não participar da temporada em 2020 e, se assim optarem, os contratos que possuíam para este ano são transferidos para 2021 (e adiante, se o contrato tiver mais de um ano) e recebem uma parte do dinheiro de forma adiantada em 2020. O negrito que coloquei não é à toa, pois há uma crença de que os jogadores estão ganhando para não jogar, o que não é verdade. Quando o contrato voltar a valer em 2021, esse dinheiro será descontado do salário do jogador, inclusive tendo que ser devolvido caso o jogador seja cortado. Como a devolução será feita ainda não foi discutido.

Caso exista uma situação de risco à saúde do jogador e de sua família, o adiantamento é de 350k (mil dólares americanos), ao passo que sem esse risco o valor é de 150k. Kyle Peko receberá 350k, pois sua esposa lutou contra um linfoma recentemente (veja detalhes neste link). No caso de James, ainda não foi esclarecido se algum familiar próximo possui histórico de doença agravante para a Covid-19. De qualquer maneira, estes valores serão descontados dos contratos de ambos em 2021. O prazo para aderir ao Opt-Out era até quinta-feira (06 de Agosto de 2020), portanto os Broncos perderão somente estes dois jogadores.

Ja’Wuan James desistiu de jogar em 2020 devido à Covid-19. Isso pode ter suas vantagens em termos financeiros para os Broncos. Fonte: The Denver Post.

Como a decisão de James impacta nosso Salary Cap?

Primeiramente, quero deixar claro que respeito a decisão dos jogadores. Suas preocupações com a pandemia são legítimas e não cabe aqui discutir isso. Farei uma análise apenas financeira da situação.

Como Peko era um jogador de fundo de elenco e provavelmente nem faria o corte dos 53, seu impacto no Salary Cap dos Broncos é ínfimo. Portanto, vamos focar aqui em Ja’Wuan James. Para efeitos de cálculo, vou assumir que ele receberá 150k pelo Opt-Out. Vamos inicialmente dar uma olhada como seria o contrato dele em condições normais de acordo com o Spotrac (link aqui):

  • 2020: salário base = 10M (milhões de dólares americanos), bônus de assinatura = 3M, Cap Hit = 13M, Dead Money = 19M;
  • 2021: salário base = 11M (milhões de dólares americanos), bônus de assinatura = 3M, Cap Hit = 14M, Dead Money = 6M;
  • 2022: salário base = 11M (milhões de dólares americanos), bônus de assinatura = 3M, bônus de elenco = 2M, Cap Hit = 16M, Dead Money = 3M.

Como podem notar, haveria uma saída razoável para os Broncos do contrato de James em 2021 e uma fácil em 2022. Só que com o Opt-Out tudo foi movido um ano pra frente, o que significa que contará apenas 150k no Salary Cap deste ano. Eu expliquei isso na live do dia 03 de Agosto de 2020 (link aqui), mas após a live houve um adendo no acordo entre liga e jogadores: o bônus de assinatura também é movido um ano adiante. Portanto, o novo contrato de Ja’Wuan James fica assim:

  • 2020: salário pelo Opt-Out = 150k, Cap Hit = 0 (zero), Dead Money = 19M;
  • 2021: salário base = 9,85M (milhões de dólares americanos), bônus de assinatura = 3M, salário de 2020 = 150k, Cap Hit = 13M, Dead Money = 19M;
  • 2022: salário base = 11M (milhões de dólares americanos), bônus de assinatura = 3M, Cap Hit = 14M, Dead Money = 6M
  • 2023: salário base = 11M (milhões de dólares americanos), bônus de assinatura = 3M, bônus de elenco = 2M, Cap Hit = 16M, Dead Money = 3M.

Notem que os 150k deste ano só contarão contra o Cap ano que vem. Desta forma, os Broncos acabam de ganhar 12,5M em Cap Space este ano (o salário de 500k de um jogador mais barato passará a contar no Cap), 1M em 2021 e 2M em 2022. Em troca, James contará 16M contra os cofres do time em 2023, quando poderia ser cortado por apenas 3M em Dead Money. Em outras palavras, fizemos uma espécie de empréstimo de 15,5M em troca de um ano a mais com James, com carência até 2023.

Como John Elway pode tirar proveito disso?

Na NFL moderna, a maioria dos times não denominados NE Patriots venceram ou chegaram ao Super Bowl com QB em contrato de calouro. Aproveitar ao máximo seu QB em um estágio barato é fundamental para o cercar de peças de qualidade, utilizando todo o Salary Cap disponível (e fazendo bons Drafts, claro). Assim sendo, devemos aproveitar a janela que se apresenta em 2021 e 2022, os dois últimos anos de contrato de calouro de Drew Lock. Se as opções para gastar os 13M deste ano não são das melhores, podemos rolar e adicionar este valor ao Salary Cap de 2021, quando uma queda esperada para o Cap deixará várias equipes em posição financeira péssima (não é nosso caso) e muitos jogadores bons serão cortados.

Podemos aproveitar a situação e adquirir bons jogadores a preços módicos, dando condições para Vic Fangio e Drew Lock levarem os Broncos ao tão sonhado quarto anel. Desta forma, fazer um trabalho bem feito em 2020, estabelecer Lock como o QB da franquia, levar os Broncos aos playoffs e consolidar esta equipe jovem, abre uma janela clara de SB em Denver, que acaba de ficar ainda mais clara com 15,5M extras nos próximos anos. Mas e em 2023? Lá, teremos que pagar Drew Lock e a equipe passará por uma fase de reestruturação (espero que curta), mas mesmo assim poderíamos cortar James e economizar 13M. Isso, no entanto, é uma discussão para o futuro.

Estas são minhas considerações sobre como a decisão de Ja’Wuan James em não jogar em 2020 pode ajudar o Denver Broncos. Diga o que acham disso nos comentários. Nos vemos em breve. Go Broncos!