Conhecendo Tyrie Cleveland

Saudações nação laranja e azul! Com a escolha número 252, na 7ª rodada do Draft de 2020, os Broncos selecionaram o wide receiver Tyrie Cleveland, da Universidade da Flórida.

É uma escolha interessante para o time, levando em consideração o valor da pick e o teto de crescimento e desenvolvimento do jogador, que pode ser lapidado com calma ao longo do tempo para corrigir algumas imperfeições. É uma peça que, por ter um potencial de crescimento, pode fazer parte do roster ou do nosso practice squad e assim, quem sabe, ser um bom prospecto para desenvolvimento e utilização futura pelos Broncos.

Início de Carreira

Tyrie Cleveland nasceu em 20 de setembro de 1997 (tem 22 anos) na cidade de Houston, no estado do Texas. Estudou na escola Westfield High School, onde começou sua carreira no futebol americano atuando como wide receiver e retornador de kickoff e punts.

Cleveland teve um ótimo rendimento nos seus anos de High School. Na temporada de 2014/2015, como junior, contribuiu com 53 recepções para 1.109 jardas e 13 touchdowns. Já na temporada 2015/2016, como senior, teve 46 recepções para 982 jardas e 14 touchdowns, sendo peça importante para sua escola terminar a temporada 10-2.

Calouro 4 estrelas, Cleveland foi avaliado pelo 247Sports Composite como 2º melhor recebedor da classe de 2016 e 34º melhor jogador no geral. Pela avaliação da ESPN, foi considerado o 4º melhor recebedor da classe e 52º melhor jogador no geral.

Após ofertas de várias universidades, Cleveland decidiu ir jogar na Universidade da Flórida em fevereiro de 2016, iniciando seus estudos e treinos no Florida Gators em junho do mesmo ano.

Carreira na Universidade

Jogador bastante atlético e com grande explosão, Cleveland chegou aos Gators sob bastante expectativa. Foi utilizado tanto como wide receiver, quanto como retornador de punt e kickoff nos special teams. Teve ótimos momentos em seu período no College, mas não conseguiu ter a produtividade que se esperava dele pelo nível e teto de desenvolvimento que possui.

Cleveland estreou em 2016 como freshman, onde esteve presente em 11 jogos, tendo começado 4 deles. Totalizou naquela temporada 14 recepções para 298 jardas e 2 touchdowns. Neste ano, foi selecionado como Freshman of the Week após uma excelente partida contra LSU, onde teve 3 recepções para 124 jardas e 1 touchdown.

Em sua segunda temporada, como sophomore, esteve presente em 10 partidas, iniciando 8 delas. Contribuiu com 22 recepções para 410 jardas e 2 touchdowns. Nesta temporada, teve o seu maior momento de destaque no college ao conseguir fazer a recepção para um touchdown de 63 jardas em um hail mary no jogo contra o Tennessee Volunteers que estava 20-20, dando assim a vitória para os Gators. Esta jogada deixou Cleveland na história da Universidade da Flórida, pois foi a única vez na história em que o time derrotou um adversário com um touchdown com o relógio zerado no tempo regulamentar. Após a partida, foi nomeado jogador da semana – Earl Campbell Tyler Rose Honorable Mention Player of the Week.

Veja o touchdown incrível de Tyrie Cleveland contra os Volunteers abaixo:

Como junior, começou todos os 12 jogos da temporada regular disputados pelos Gators, perdendo apenas o Florida Bowl devido à uma lesão. Totalizou 18 recepções para 212 jardas e 3 touchdowns.

Já em seu ano como senior, o último de Cleveland pelo Gators, jogou todos os 13 jogos da temporada regular, tendo 25 recepções para 351 jardas e 1 touchdown. Foi nomeado para a SEC Community Service Team.

Finalizou sua carreira no Florida Gators com 79 recepções para 1.271 jardas e 8 touchdowns. Assim, se declarou para o Draft de 2020 e em 25 de abril de 2020 se tornou oficialmente um Bronco.

Cleveland nos Broncos

Tyrie Cleveland foi uma boa escolha se fizermos uma avaliação onde a pick foi feita (final de sétima rodada) e o teto de desenvolvimento do atleta, aliado ao fato de que pode ser uma boa alternativa não somente para o corpo de recebedores da equipe, mas também para os special teams, já que atuou tanto no High School quanto no College como retornador de punt e kickoff.

Tem ótimas mãos, tamanho, velocidade, explosão e atleticismo, que o auxiliam a fazer recepções importantes. No entanto, ainda falta trabalhar melhor sua desaceleração e mudança de rotas e utilizar mais seu físico para fazer recepções mais contestadas.

Cleveland é um prospecto a ser trabalhado e desenvolvido com paciência pelo corpo técnico dos Broncos, podendo se tornar uma boa arma para a equipe no futuro. Deve lutar por vaga no final do roster ou ainda fazer parte do practice squad.

E aí nação laranja e azul, o que acharam da escolha do WR Tyrie Cleveland? Deixem suas opiniões. Aproveitem e sigam o Mile High Brasil no Twitter, no Instagram e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se

Go Broncos!