Conhecendo Michael Ojemudia

Olá torcedores de sangue azul e laranja, sejam muito bem vindos a mais um artigo da série Conhecendo. Irei apresentar o nosso mais novo CB, Michael Ojemudia. Nossa secundária recebeu o seu primeiro reforço via Draft somente no segundo dia na escolha número 77, nossa primeira escolha de terceira rodada.

Michael Ojemudia Estatísticas, Notícias, Biografia | ESPN

 

Michael Ojemudia é natural de Farmington Hills, Michigan, nascido em 12 de Setembro de 1997. Dennis, pai de Michael, é nigeriano e se mudou para o EUA para trabalhar na Ford em Michigan como engenheiro. Michael seguiu os passos de seu pai e se graduou em engenharia pela Universidade de Iowa. Seu irmão mais velho, Mário, jogou College Football em Michigan.

Durante seu High School, Michael foi all state nos 110 metros com barreira, alem de não gostar de jogar como CB durante esse período de sua vida por não ter muitas oportunidades para dar tackles.

Carreira em Iowa

Michael chegou a Universidade de Iowa após ser nomeado All County Dream Team como senior. Também foi selecionado para jogar pelo time de Michigan no Border Classic jogo entre Michigan e Ohio. Foi capitão do time de sua High School, Harrison, e os ajudou a chegar ao jogo regional quando junior e a semifinal estadual quando senior. Liderou o time com 105 tackles e 3 interceptações no seu ano de senior e 80 tackles e 8 fumbles quando junior.

Chegou a Iowa em 2015, após a escolher ao invés de Indiana, Wyoming e Eastern Michigan. Porém, recebeu a denominação de redshirt e não atuou neste ano.

Em 2016, a comissão técnica resolveu colocá-lo na posição de CB ao invés de Safety, que era a posição que Iowa o recrutou. Durante essa temporada, Michael Ojemudia jogou em todos os 13 jogos, porém ainda não era considerado titular absoluto.
Estatísticas de 2016:

What Iowa CB Michael Ojemudia will bring to the Denver Broncos ...

  • Tackles Solo: 3
  • Tackles com Assistência: 2
  • Passes Desviados: 1

Na temporada seguinte, em 2017, Michael Ojemudia começou a ganhar espaço e relevância no time. Teve boas atuações contra Michigan State e Illinois quando contabilizou 8 tackles, sendo 4 solo e 4 assistido contra Michigan State e, na semana seguinte contra Illinois, foram 6 tackles solo em um grande jogo. Jogou todos os 13 jogos, mas ainda faltava em sua carreira os turnovers e jogadas de mais impacto.
Estatísticas de 2017:

  • Tackles Solo: 20
  • Tackles com Assistência: 9
  • Passes Desviados: 1

Foi em 2018 como Junior que Michael Ojemudia teve a temporada que colocou seu nome no mapa. Jogou em todos os 13 jogos e em 7 foi titular. Contabilizou recordes de estatísticas em sua carreira e as jogadas importantes apareceram. Confira abaixo a lista robusta de estatísticas no ano.
Estatísticas de 2018:

  • Tackles Solo: 23
  • Tackles com Assistência: 16
  • Tackles para perda de Jardas: 0.5 (2 jardas)
  • Interceptações: 3
  • Passes Desviados: 9

Em sua última temporada, agora como Senior em 2019, Michael Ojemudia terminou sua carreira em Iowa muito bem, titular em todos os 12 jogos no ano perdendo apenas 1 jogo por lesão, fato que aconteceu pela primeira vez na carreira.
Estatísticas de 2019:

  • Tackles Solo: 41
  • Tackles com Assistência: 11
  • Tackles para Perda de Jardas: 1 (6 jardas)
  • Interceptações: 3
  • Passes Desviados: 12
  • Fumbles Recuperados: 1Defensive back Michael Ojemudia of the Iowa Hawkeyes runs back an ...

Graças a sua boa atuação em seu último ano, Ojemudia foi selecionado para o segundo time da Big Ten pela mídia da liga, pela associação da mídia em geral, terceiro time da Big Ten pelos treinadores e recebeu o prêmio de reconhecimento pelos técnicos de Iowa. Não a toa Ojemudia era um dos capitães da equipe.

Mais uma vez John Elway buscando em suas escolhas de Draft jogadores com características de liderança e um perfil mais “comportado”.

Combine

Durante o Combine em 2020, Michael Ojemudia não teve números de deixar os GMs de boca aberta, mas foram números que não eram esperados nesse processo, impressionando positivamente a todos.

  • 40-yard Dash: 4.45s
  • Pulo Vertical: 92 m
  • Pulo Horizontal: 309 cm
  • 3 Cones: 6.87 segundos
  • 20-yard Shuttle (rapidez e mudança de direção): 4.21 segundos

Recebeu a nota de 5.90 dos analistas do NFL.com que classifica como reserva/especialista.

Opinião do editor sobre a escolha

Para muitos a escolha na 77 foi um reach, que é quando se paga mais pelo jogador do que ele realmente vale, mas devemos dar um voto de confiança para a escolha pois, logo após a escolha acontecer, reports surgiram dizendo que a chamada tinha vindo do próprio Vic Fangio, que ficou impressionado com algumas características do jogador.

Ojemudia impressionou por sua inteligência, afinal se graduou em engenharia em menos tempo do que o esperado, além da inteligência dentro de campo com boas leituras e reação a jogada. Outros pontos fortes da escolha são: fisicalidade, bom tamanho em geral (principalmente dos braços), bom acompanhamento do recebedor na largada da rota, brilhar jogando em press e não ceder jogadas explosivas durante sua carreira. Já alguns pontos negativos são: não tem uma transição muito boa da corrida de costas para a corrida lateral, não tem um final de jogada tão explosivo, os instintos e o rastreio da bola precisam melhorar um pouco, pois são fatores que custaram algumas interceptações no passado.

Dito tudo isso, acredito que se encaixa bem no esquema defensivo do Denver Broncos, principalmente em zona e deve competir pela terceira vaga de CB no elenco. Colocando em perspectiva, Ojemudia demonstra uma melhora quanto a Yiadom e brigaria pela posição com Bausby e Dawson. Deve chamar a atenção e ganhar mais confiança jogando no time de especialistas também. Além do fato de Iowa, em um passado recente, ter entregado bons defensores para a NFL. Não acho que foi uma excelente escolha, mas também não foi ruim, afinal consigo entender o racional dela e acreditar na aposta de nossa comissão técnica.

E com a escolha 77 o Denver Broncos selecionou Michael Ojemudia, CB, Iowa… E agora você o conhece bem.

E aí torcedor, o que achou dessa escolha?

#GoBroncos