Conhecendo Justin Strnad

Saudações, torcedores do Denver Broncos! Com a escolha geral número 178, na quinta rodada do Draft da NFL de 2020, os Broncos selecionaram o ILB Justin Strnad. Vamos conhecer o calouro que chega para dar corpo a uma posição muito questionada no time.

Início da carreira

Justin Strnad nasceu em 21 de agosto de 1996 (tem 23 anos), em Palm Harbor, Flórida, Estados Unidos. Iniciou sua carreira no futebol americano como linebacker na East Lake High School em Tarpon Springs, também na Flórida. No seu ano de senior, foi capitão do time liderando-o em número de tackles (81!) e anotando 8 passes defendidos, 3 sacks e 3 interceptações. Foi ranqueado como recruta três estrelas e recebeu ofertas para jogar futebol universitário pelas Universidades de Wake Forest, Illinois, Iowa State, Marshall e Florida International. Optou pela Wake Forest, onde ingressou em 2015.

Carreira no College

Strnad passou seu ano de True Freshman (2015) na reserva como Redshirt. Como Redshirt Freshman em 2016, jogou 302 snaps e anotou 19 tackles. Mas foi em 2017 que se tornou titular e teve sua melhor temporada. Anotou 51 tackles, sendo 8,5 deles para perda de jardas, além de 4,5 sacks e 3 interceptações. Também forçou 2 fumbles, sendo um deles em momento decisivo no Belk Bowl contra Texas A&M. Também teve muita contribuição no ST, conseguindo 10 tackles.

Em 2018, passou a ser um verdadeiro 3-down ILB, jogando 1006 snaps pelo time (defesa + ST) e recebeu uma menção para o All-ACC team. Continuou uma máquina de bater, totalizando 105 tackles, sendo 8,5 para perda de jardas e 1,5 sacks. Mostrava cada vez mais percepção do campo e bom posicionamento em jogadas de passe, conseguindo desviar 5 passes. Entrou em 2019 como capitão de Wake Forest e parecia que iria decolar naquele ano. Anotou 69 tackles, sendo 5,5 para perda de jardas, 2 sacks, 1 interceptação e 4 passes defendidos em apenas 7 jogos. Infelizmente acabou sofrendo uma ruptura no tendão do bíceps que colocou fim em sua temporada. Mesmo assim, recebeu menção honrosa para o All-ACC team e um convite para o Senior Bowl, do qual não pôde participar pela lesão.

Justin Strnad teve dois anos muito bons no College, mas uma lesão atrapalhou seu ano de Senior. Fonte: Downtown Sport Network.

O processo pré-Draft

A lesão no bíceps foi grave e atrapalhou não só o tape em campo de Justin Strnad, como todo seu processo pré-Draft. Além de não poder participar do Senior Bowl, chegou sem condições perfeitas para o Combine e correu um tiro de 40 jardas bem lento, em 4,74 segundos. Isso só derrubou ainda mais seu estoque no Draft, que já estava bem prejudicado pela menor presença em campo em 2019.

Strnad tem 1,91m e pesa 107kg, o que lhe confere bom porte para a posição. Joga duro e bate forte em algumas ocasiões, como podem perceber no tape que deixei abaixo. Sua melhor virtude talvez seja o processamento mental e entendimento do jogo. Reconhece bloqueios com muita facilidade e dificilmente é enganado por play-actions ou RPO. Identifica muito bem as corridas e é bastante paciente na hora de tacklear, sendo dificilmente fintado. O que mais me chama atenção em seu tape é o nível de percepção, boa colocação e capacidade de antecipação quando marcando passes em zona. Compreende muito bem os conceitos e o desenvolvimento de rotas nas jogadas e não se permite ser enganado pelo QB. Está sempre muito bem posicionado, com algumas poucas exceções em bail routes, e tem uma capacidade acima da média entre ILB de antecipar e cortar rotas e passes, o que é uma característica ideal para esquemas que utilizam match up coverage. O match up coverage é uma espécie de mistura entre man e zone coverage, em que basicamente se marca em zona até o recebedor declarar sua rota, a partir de quando o marcador rapidamente deve acompanhá-lo de perto (quase mano a mano) enquanto estiver em sua zona. Uma dica de quem aplica isso bastante: Vic Fangio! Dêem uma olhada nas principais jogadas de Strnad abaixo.

Mas nem tudo são flores e Strnad ainda é um jogador longe do ideal para ser titular na NFL. Seus principais problemas são falta de atleticismo e falta de polimento em técnica. O tiro de 40 jardas em 4,74 segundos não é um número confiável, mas sua velocidade jogando de fato não é das maiores. Apesar de seu bom processamento mental, a falta de velocidade e explosão impede que Strnad chegue onde deveria no tempo adequado, perdendo sua real efetividade nas jogadas. Isso também o prejudica em marcar jogadores mais rápidos, como RB, uma tarefa comumente atribuída a ILB na NFL. Também tem um uso de mãos bem ruim e inconsistente, ficando muito tempo preso em bloqueios e comprometendo sua capacidade de fechar os gaps. Por fim, embora seja uma máquina de bater, falta técnica em seus tackles, que possuem alguns ângulos estranhos e faz com que Strnad necessite de dois ou mais movimentos para finalizar a jogada.

Justin Strnad nos Broncos

Com a escolha geral número 178, uma pick compensatória de quinta rodada, os Broncos selecionaram Justin Strnad. ILB é uma posição considerada por muitos o elo fraco da defesa, visto que Todd Davis não é um jogador que inspire confiança na torcida (embora também não seja tão ruim quanto digam). Desta forma, há uma esperança que Strnad possa substituir o veterano e fazer dupla com Alexander Johnson. De fato, o calouro possui inteligência e capacidade de cobertura que se ajustam muito bem ao que Fangio aplica contra o jogo aéreo e possui porte suficiente para marcar TEs. Isso certamente seria um upgrade em relação ao Toddynho. Mas as vantagens param por aí. A falta de velocidade pode fazer Strnad sofrer contra RB (não muito diferente de Toddynho e Johnson) e precisa melhorar sua técnica para não ser engolido por bloqueios nem perder tackles. Não o vejo com condições de assumir a titularidade neste momento, mas espero que mantenha a contribuição boa que teve no ST durante o College. Isso vai fazer com garanta sua vaga no elenco final de 53 jogadores. A esperança é que, no médio prazo, Fangio e sua comissão consigam polir o jogo de Strnad, de forma que tenha condições de ser 3-down ILB na liga.

Este é Justin Strnad, o novo ILB do Denver Broncos. Deixe sua opinião sobre a escolha. Sigam o Mile High Brasil no Twitter e no Instagram (@milehighbrasil) e apoiem nosso trabalho pelo Apoia.se. Nos vemos em breve. Go Broncos!