Conhecendo Jurrell Casey

Olá Broncos Country! Convido vocês a conhecer Jurrell Casey, o mais novo jogador de Linha Defensiva do nosso Denver Broncos, adquirido via troca. Jogador que atuava pelo Tennessee Titans até 2019, é uma ótima adição a uma necessidade dos Broncos e que se junta a Von Miller e Bradley Chubb para criar pressão e atormentar a vida dos QBs adversários. Vamos conhecer nosso reforço.

John Elway bateu o martelo na troca de Jurrell Casey com o Titans e, em troca, deu somente uma escolha de sétima rodada. É um jogador versátil, que consegue atuar tanto de Defensive Tackle como Defensive End, assim como alinhar com diferentes posturas e técnicas. A escolha de draft enviada aos Titans foi a que o Broncos adquiriu dos Patriots na troca envolvendo Duke Dawson, ou seja, uma escolha tardia de sétima rodada. O contrato ainda tem 3 anos de duração – com impacto no Salary Cap de 11, 12 e 13 milhões respectivamente – e o grande ponto positivo é que o custo para corte do jogador caso necessário é zero!

Início de Carreira

Jurrell Juel Casey, nascido em 5 de Dezembro de 1989 em Long Beach, Califórnia tem 30 anos, 1,85m de altura e 138kg. Podemos ter certeza que foi uma grande adição para nossa linha defensiva. O começo de sua trajetória no Futebol Americano veio na Long Beach Polytechnic, onde Casey fez sua High School e deu o próximo passo jogando College Football na USC, se mantendo no estado da Califórnia.

Foi calouro em USC em 2008 e logo em seu primeiro ano atuou em 12 jogos, tendo 12 tackles e 3 fumbles forçados. Por ter boa atuação em seu primeiro ano, em 2009 já foi titular da posição e se consolidou mais ainda, chegando no final do ano como menção honrosa no All Pac-10. Em 2011 foi um dos 26 Defensive Tackles convidados para o Combine, e surpreendeu a todos quando correu um 40-yard dash mais rápido do que previam para ele, mas ainda não havia mostrado seu melhor. O melhor veio em seu Pro Day, onde 31 times estavam presentes e ele correu abaixo dos 5 segundos, o que para um DT do tamanho dele era realmente muito impressionante. Após toda essa demonstração de capacidade, Jurrell Casey foi projetado para ser uma escolha de segunda ou terceira rodada do Draft 2011.

Foi projetado como sétimo melhor Tackle para aquele draft porém, contrariando todas as projeções, foi selecionado somente na terceira rodada (escolha 77 no geral) e foi o décimo nono Defensive Linemen a ser escolhido. O Tennessee Titans resolveu apostar em Jurrell Casey e tenho certeza que não se arrependeu.

Carreira na NFL

Jogou todas as suas 9 temporadas na NFL pelos Titans e somente agora em 2020 troca de casa e chega ao Denver Broncos. Logo em seu primeiro ano, Casey foi nomeado titular na linha defensiva dos Titans pelo então Head Coach Mike Munchak (hoje é o atual OL coach do Broncos). O jogador teve 52 tackles, sendo 39 deles sem assistência, 5 tackles para perda de jardas, 2,5 sacks, um passe desviado e ainda atuou pelo time de especialistas, contabilizando 22 tackles.

Mas foi em 2013 que colocou seu nome no radar dos grandes jogadores da NFL. Em sua terceira temporada como titular, mais experiente e melhor trabalhado, chegou a bater recordes ao final deste ano. Suas estatísticas foram: 55 tackles, sendo 38 sem assistência, recorde de 10,5 sacks, 2 passes desviados e um fumble forçado em 15 jogos. Foi votado para o Pro Bowl como suplente, fato que deixou os analistas surpresos: uma vez que sua temporada foi muito boa, acreditavam que deveria ter entrado no time titular da AFC naquele Pro Bowl. Nesse mesmo ano, Mike Munchak foi demitido dos Titans após a temporada 7-9 do time.

No ano de 2014 bateu mais um recorde, onde conseguiu a impressionante marca de 68 tackles sendo 45 sem assistência, 5 sacks e mais uma seleção para o Pro Bowl como suplente. Em 2015 a titularidade no Pro Bowl chegou após mais uma temporada consistente com 54 tackles, sendo 34 solo, 7 sacks e 3 passes desviados. Fez um bom jogo, desviando passes e com uma interceptação.

2016 chegou com mudanças no comando do time mais uma vez, porém Jurrell Casey se manteve titular e atuou em 15 dos 16 jogos do time, perdendo justamente o jogo contra o Denver Broncos em razão de um pé torcido na semana 13. Terminou a temporada com 44 tackles sendo 31 solo, 5 sacks e 5 passes desviados, o que contribuiu para os Titans chegarem a pós temporada daquele ano e mais uma vez a ser selecionado ao Pro Bowl. De acordo com o Pro Football Focus, Casey teve uma nota de 87.1, o que o tornou o décimo melhor jogador de interior de linha defensiva e também contabilizou para que fosse o jogador número 86 na seleção do top 100 da NFL.

Os anos mais impressionantes e impactantes foram em 2017 e 2018, nos quais Jurrell se mostrou uma máquina de tackles e muito disruptivo. Somou nos dois anos 122 tackles, sendo 77 solo, 13 sacks, um passe desviado, 3 fumbles forçados e um recuperado. Assim como nos últimos dois anos, foi selecionado como titular no Pro bowl, totalizando 4 vezes como titular e duas como suplente.

E chegou o ano de 2019, onde mais uma vez foi selecionado para o Pro Bowl, totalizando 5 vezes como titular e 3 como suplente na carreira. Os Titans chegaram aos Playoffs em 2019 e Casey teve boa participação mais uma vez, com 2,5 sacks, um passe desviado e um fumble forçado em Janeiro. Podemos dizer que é um participante quase que vitalício do Pro Bowl.

Diante de tantas estatísticas apresentadas a vocês, para mim a mais importante é a disponibilidade de Jurrell Casey, pois atuou como titular em 146 dos 149 jogos de sua carreira. John Elway foi no mercado e conseguiu um jogador que irá ajudar muito os Broncos estando sempre em campo e sendo uma arma geradora de pressão pelo meio da linha, auxiliando os lados a ficarem com menos pressão e Von Miller e Bradley Chubb terem seus trabalhos facilitados. Foi um movimento extremamente elogiado de nosso GM e com certeza chega com o aval do seu ex-Head Coach Mike Munchak e do nosso atual HC Vic Fangio, que tem muito entendimento de defesas.

E para vocês torcedores, qual a opinião sobre nosso mais novo jogador? Gostaram do movimento? Deixe seu comentário.

GO BRONCOS!