Comparando o primeiro ano de Siemian como titular

Olá, amigo leitor e torcedor do Denver Broncos. Ontem, Trevor Siemian foi definido como o titular para a temporada 2017, e muitos já consideraram a temporada como encerrada, pensando no próximo Draft ou em algum Free Agent. Pensando nisso, resolvi comparar o primeiro ano de Siemian como titular com os primeiros anos de alguns QBs famosos que jogaram neste século que estamos.

Mas em vez de pegar simplesmente o primeiro ano, decidi pegar o primeiro ano de grandes QBs como titulares com dez ou mais jogos. Acho importante porque com menos jogos que isso, fica difícil comparar pela amostragem reduzida. Aviso que este é um post de números, então preparem-se.

Antes, a tabela:

Tabela comparação titular

J – Jogos /  PT – Passes Tentados / PC – Passes Completos / %P – Porcentagem de Passes Completos / JT – Jardas Totais / JT – Jardas por Passe Completo / TD – Touchdowns / TD% – Porcentagem dos Passes para TD / INT – Interceptações INT% – Porcentagem dos Passes Interceptados / SK – Sacks / PR – Passer Rating

Algumas observações que podem ser feitas da tabela:

1- Siemian tentou mais passes que Alex Smith, Big Ben, Rivers, Wilson e Brady em seu primeiro ano como titular.

2- Ele acertou uma porcentagem de passes maior que Alex Smith, Eli e Peyton Manning, e foi bem próximo de Drew Brees.

3- Lançou para mais jardas que todos, exceto Peyton, Eli e Rodgers.

4- Seu total de jardas por passe completo só perde para Big Ben, Wilson e, por 0,1 jarda, Rivers.

5- Trevor lançou mais TDs em seu primeiro ano como titular que Brees, Big Ben e Smith, além de ser o mesmo número que Brady.

6- Sua porcentagem de passes para touchdown foi maior que Smith e Brees.

7- Só Phillip Rivers lançou menos interceptações que ele em seu primeiro ano como titular. Todos os outros entregaram mais a bola para o adversário, e Wilson empatou com ele, lançando menos passes.

8- Por isso, sua porcentagem de passes interceptados também só não é menor que a de Rivers, sendo mais que duas vezes menor que a de Peyton Manning (que tem, lembrem-se, o recorde de interceptações lançadas por um calouro).

9- Atrás de uma das piores linhas da NFL, Siemian conseguiu ser sackado “apenas” 31 vezes. Wilson e Rodgers, considerados exemplos de QBs móveis e que evitam o sack, foram sackados mais vezes, e mesmo Big Ben, que é difícil de derrubar, foi sackado uma vez só a menos, com um jogo a menos.

10- O Passer Rating de Siemian em seu primeiro ano como titular foi maior que o de Smith, Brees, Eli e Peyton.

Como se pode notar por essas 10 observações, o desespero e o tanto que consideram Trevor Siemian como um QB ruim são desproporcionais. Ele não foi um QB de encher os olhos em seu primeiro ano como titular, é um fato, mas também foi longe de ser uma desgraça.

Essa foi a lesão do Siemian. Clique para ampliar.

Seus números são comparáveis a todos os grandes QBs deste século em seus primeiros anos, e melhores em alguns pontos. Uma das coisas mais importantes para um QB é não dar a bola para o adversário, e Siemian foi muito bom nisso.

Levem em conta que tudo isso aconteceu com uma OL feita de cones, um jogo corrido inexistente e uma separação de grau 5 no ombro, algo que causa uma dor absurda. Somando isso ao fato de ele não ter medo da pressão, não tirar os olhos do downfield e ser muito inteligente, acredito que os pontos fracos dele, como algumas leituras e progressões, podem ser diminuídos com o tempo e, se ele não chegar ao ponto das lendas da lista, ao menos pode chegar bem longe.

Os únicos da lista que não têm um anel do Super Bowl são Alex Smith e Phillip Rivers. Todos os outros jogaram bem o bastante para conduzirem seus times a um (ou cinco) troféus Lombardi.

Tenham calma. Siemian está iniciando seu segundo ano como titular. E com uma OL melhor, um jogo corrido que funciona e sem dores, o teto dele ainda está longe de ser visto.

#GoBroncos!