The Time Line – Robert Howsam

Saudações torcedores e leitores de sangue laranja, a offseason do Mile High Brasil será movimentada, teremos posts sobre diversos assuntos, incluindo o “The Time Line“, que ficou sob minha responsabilidade. Nessa coluna, veremos os momentos e personagens mais importantes da história da nossa franquia seguindo a linha do tempo. Nesta semana, conheceremos um pouco sobre a jornada de Robert Lee Howsam e seu papel nos primeiros passos de uma das franquias mais vitoriosas da NFL.

Como todo adolescente da década de 30, Bob Howsam era fanático por baseball e tinha aspirações de chegar às grandes ligas como primeira base, mas percebeu que tinha mais talentos no lado administrativo do negócio e se tornou um executivo. Aos 29 anos, ele era o principal dono do Denver Bears, que fazia parte da Class A Western League, umas das ligas menores do baseball. Seu maior desafio na época foi construir um novo estádio para substituir o velho Merchants Park, o que funcionou perfeitamente, pois com o novo Bears Stadium de pé, a franquia registrou recordes de público na Class A, passando de 400.000 pagantes por ano.

Com os negócios melhorando cada vez mais, Howsam recebeu o prêmio de melhor executivo das ligas menores em 1952, e conseguiu alcançar a Triple-A (a liga menor mais valorizada do país) em 1955. Após receber mais um prêmio de executivo do ano em 1956, o visionário decidiu ir mais além.

Denver Bears Stadium

Denver Bears Stadium.

Tentando trazer as ligas maiores para Denver, ele foi um co-fundador da Continental League, que teoricamente, seria a terceira grande liga (Major League) dos Estados Unidos, ao lado da American League e da National League. Para que isso fosse possível, os magnatas das grandes ligas teriam que concordar, o que era bem provável na época, já que o baseball estava passando por algumas crises. Animado com a ideia, Howsam expandiu o Bears Stadium para 34.000 lugares, mas o projeto da Continental League nunca saiu do papel e ele se viu em um beco sem saída.

A manutenção de um estádio desse porte custaria caro demais pra um time de ligas menores, e Howsam havia feito algumas dívidas para dar vida ao projeto da Major League, a única saída para o executivo de 41 anos foi aproveitar a recém popularidade do futebol americano e expandir seus negócios para esse novo esporte, foi então que Robert, juntamente com seu pai e seu irmão, deram início à história do Denver Broncos.

Em 1959, Howsam foi um dos oito fundadores da American Football League (AFL) e era presença garantida nas reuniões da liga para tratar de assuntos de logística e planejamento. Finalmente, em 1960, a AFL se tornou realidade e escolheu o Bears Stadium como palco de seu primeiro jogo, um acirrado Denver Broncos vs Boston Patriots.

Broncos 1960

Roster do Denver Broncos em 1960.

O começo não foi brilhante, Bob não tinha muita experiência com futebol americano e a liga ainda estava dando seus primeiros passos. Nosso roster foi formado por 15 rookies, alguns jogadores renegados e outros vindos da Canadian Football League. Para Head Coach, foi contratado Frank Filchock, ex-Saskatchewan Roughriders (CFL), que trouxe com ele o lendário Quarterback Frank Tripucka. Teoricamente, Tripucka faria parte da comissão técnica, mas a situação era precária na posição de Quarterback e Tripucka tinha 11 anos de experiência como profissional, foi assim que o veterano de 33 anos se tornou nosso primeiro QB titular.

Terminamos a temporada de 1960 com retrospecto de 4-9-1, Tripucka se tornou o primeiro Quarterback a lançar para 3.000 jardas na temporada regular, também teve 24 touchdowns mas foi responsável por 34 interceptações. Tivemos 1.467 jardas terrestres totais e 10 touchdowns em 408 carregadas, enquanto nossa defesa permitiu 2.406 jardas e 19 touchdowns. Nos 14 jogos, anotamos 309 pontos e permitimos 393, também tivemos uma sequência de 8 jogos sem vitória, com 7 derrotas e 1 empate.

Apesar da temporada inaugural não ter sido boa, o futebol americano se popularizava cada vez mais, assim como seus times. Todos sabiam que o sonho de Robert Howsam era entrar na Major League Baseball, por isso, o empresário Gerald Phipps adquiriu os direitos da equipe e se tornou o dono do Denver Broncos. Com isso, Howsam dirigiu todos seus esforços para seguir carreira como General Manager na Major League Baseball. Com uma determinação inspiradora, Bob foi contratado pelo St. Louis Cardinals em 1964 e foi um dos administradores mais competentes da história do baseball, alcançando um título da World Series com os Cardinals e outros dois títulos com o Cincinnati Reds.

Robert Howsam

Robert Howsam como General Manager do Cincinnati Reds.

Robert Howsam se aposentou em 1984, mas logo em seguida entrou para a Colorado Baseball Comission e realizou seu sonho de trazer a Major League Baseball para Denver quando o Colorado Rockies foi selecionado para a MLB em 1993. Ele faleceu em 2008 no Arizona, aos 89 anos, devido a uma doença cardíaca.

Howsam não foi apenas um dos homens mais importantes de nossa história, mas também um grande profissional, que seguiu seus sonhos e deixou um legado tanto na NFL quanto na MLB, e por isso, ele sempre terá um lugar especial em Mile High e em nossa memória. Obrigado, Robert Howsam.