6 recordes para observar em 2016

A temporada 2015 da NFL foi inesquecível e terminou com o terceiro título de campeão para o nosso querido Denver Broncos. Como de costume, nossos jogadores se valorizaram e perdemos algumas peças importantes para o mercado de free agency (além da aposentadoria do Peyton Manning). Mas será que isso significa uma temporada 2016 com mais derrotas que vitórias e talvez fora dos playoffs?

Eu não acredito nisto, ainda mais tendo como general manager um cara do calibre do John Elway. O que penso neste momento é a respeito dos 6 recordes que teremos a oportunidade de ser protagonistas em 2016! Você sabe quais são?

 

1. Títulos de divisão seguidos

O Denver Broncos venceu 5 vezes seguidas o título de campeão da AFC West. Isso igualou a marca do Raiders, conquistada de 1972 a 1976. Se pudermos repetir nosso nível de jogo e conquistarmos mais uma vez a nossa divisão, passaremos de vez Oakland e ficaremos um passo mais perto do recorde geral da NFL.

O maior número de títulos seguidos de divisão de toda a NFL é de 7. Os detentores deste número são o nosso rival New England Patriots (que não encontraram muita dificuldade na AFC East na última década) e o Los Angeles Rams (que faturou a NFC West de 1973 a 1979).

 

2. Vitórias seguidas fora de casa dentro da divisão

Nenhum time na história da NFL tem mais vitórias seguidas jogando fora de casa dentro da própria divisão que o Denver Broncos. No momento já temos 15 dessas vitórias seguidas e poderemos subir para 18 este número na próxima temporada. Se cuidem Chargers, Chiefs e Raiders.

Quem mais chega próximo ao nosso recorde é o San Fransisco 49ers, que venceu 12 partidas seguidas nessas condições. Contudo o feito deles foi realizado no final da década de 80.

 

3. Porcentagem de vitórias dentro da divisão

Com um recorde tão impressionante de vitórias fora de casa, era de se esperar que o nosso aproveitamento geral dentro da divisão também fosse notável. Nas últimas 5 temporadas, o Denver Broncos possui a maior porcentagem de vitórias dentro da divisão da liga.

Esse número é um inacreditável .806, que é melhor que o Patriots com .767, Packers com .758, Colts com .733 e ainda Ravens com .645. Em 2016 vamos ter a oportunidade de aumentar ainda mais essa distância para os outros times.

 

4. Dono de time com mais aparições em Super Bowl

É claro que nós torcedores queremos ser campeões sempre e fim de papo. Ninguém gosta de chegar ao Super Bowl e perder. Porém não podemos subestimar a dificuldade de sequer chegar ao grande jogo. Se o Denver Broncos novamente for o campeão da conferência AFC em 2016, o Pat Bowlen vai se tornar o dono de time com mais aparições na final do campeonato.

O Pat e o Robert Kraft (dono do Patriots) estão empatados neste quesito com 7 vezes tendo disputado o título. O segundo escalão tem Edward DeBartolo Jr. (49ers), Clint Murchison Jr. (Cowboys) e Joe Robbie (Dolphins) cada um tendo ido 5 vezes ao Super Bowl enquanto eram donos de seus times.

 

5. Dono de time com aparições em Playoffs

Este é mais um recorde em que o Pat Bowlen está empatado com outro dono de time. Junto com Art Modell, cada um tem 18 aparições em Playoffs. Se o Denver Broncos novamente conseguir vida na pós-temporada, ele vai se tornar o segundo mas dessa vez de maneira isolada. Peraí, segundo?

Pois é, segundo. De 1960 a 2013 o Bud Adams esteve à frente do Houston Oilers (que se mudou e virou o Tennessee Titans) e conseguiu surpreendentes 21 aparições!

 

6. Vitórias em temporada regular desde 2011

Por que pensar desde 2011 se sabemos que nenhum time venceu mais que o Denver Broncos nos primeiros 30 anos de um dono de franquia. Sim, fizemos isso com o Pat Bowlen. Mas estou de olho nesse recorde a partir de 2011 porque este foi o ano em que o John Elway foi contratado pelo time em função executiva.

Desde que o nosso grande ídolo assumiu esse posto, somente o Patriots conseguiu mais vitórias em regular. Este é um recorde que eu particularmente gosto muito e torço para que a gente consiga ir buscar. Foram 58 vitórias em temporada regular pelo Broncos (de 80 jogos), o que totaliza 3 a menos que New England (obviamente com 61).

 

Se você é um dos torcedores em pânico com os jogadores que se foram, com a incerteza na posição de quarterback e etc, relaxe. Confie no John Elway e vamos observar de perto esses 6 recordes da NFL em que o Denver Broncos é grande protagonista!

GO BRONCOS!!