Von Miller é o melhor pass rusher da NFL?

von-miller

Selecionado com o pick #2 overall no draft de 2011, o Von Miller tem sido um jogador especial em Denver desde o dia em chegou em Dove Valley. Jogadores assim tão completos só são draftados uma vez a cada geração por uma franquia.

Nós torcedores do Denver Broncos podemos nos sentir muito afortunados por ter a oportunidade de ver este monstro em campo. Isso todos já sabemos, mas você conhece de verdade todo o repertório como pass rusher do Von Miller? Será ele de verdade o melhor pass rusher da NFL?


Vamos começar lendo o que o famoso site Pro Football Reference escreveu a respeito dos movimentos de pass rushing do Von Miller:

O que o Von Miller conquistou esse ano é simplesmente espantoso – conseguiu ser tão prolífico, demonstrou tanta melhoria nas suas habilidades como pass rusher, e está tão perto de ter o balanço perfeito para a função.

Ele consegue colocar pressão como ninguém tanto por dentro quanto por fora dos pass protectors. Combine a isto sua habilidade de conseguir atropelar seu bloqueador com um poderoso movimento de bull rush quando necessário (1 sack, 1 hit e 6 hurries), e a energia e inteligência para realizar as jogadas quando o pocket é colapsado (12 pressões, incluindo 4 sacks) e você tem basicamente o pass rusher ideal.

Eu não estou certo como o Miller pode melhorar ainda mais na próxima temporada; seu maior desafio é repetir tudo isso sem o Elvis Dumervil no lado oposto da defesa. A batalha mais fascinante na linha vai ser observar se os adversários vão focar 1 ou 2 bloqueadores nele, e qual a função que o Broncos vai pedir para ele realizar.

Isso vindo de um site tão especializado, crítico e específico nos faz pensar realmente em como o Von Miller é talentoso. Vamos então dar uma olhada nos seus movimentos de pass rushing e ver como ele se sai em cada um.

 

Speed Rush

O speed rush do Von Miller é certamente o mais mortal da NFL, mesmo quando ele começa a jogada com as mãos no chão. Frequentemente ele nem mesmo precisa fazer um rip move com a sua mão de dentro no terceiro passo do movimento (a maioria dos pass rushers precisa) porque neste ponto ele já conseguiu separação suficiente do bloqueador.

Ele precisa de um pequeno bend nos quadris para correr em volta de um tackle e criar uma raia livre para o quarterback adversário (2:03 e 2:35 do vídeo abaixo).

 

Inside Move

A velocidade do Von Miller no speed rush facilita seu inside move, em que ele se planta e finge que vai para o outside antes de se projetar para o inside e deixar o tackle fora de equilíbrio.

Algumas vezes seu drible de corpo é tão bom que o tackle perde o contato com ele completamente! Outras vezes o Miller usa o momentum do próprio bloqueador para simplesmente jogar ele para o lado e fora da jogada.

 

E também este vídeo:

 

Spin Move

Ocasionalmente o Von Miller faz um passo para dentro com a sua perna de fora da jogada, permitindo a ele um movimento de spin por fora do tackle. O momentum do tackle novamente o deixa fora do contato e beneficia o nosso pass rusher.

Em seguida, apenas para torturar seu bloqueador, o Miller gira para a direção oposta e ataca o lado de dentro do tackle. Aqui temos uma demonstração de um belo spin move no jogo contra o Atlanta Falcons.

 

Bull Rush

Este é de longe o recurso mais divertido de se assistir o Von Miller executar. Isso, é claro, porque é o que o tackle menos espera que vá enfrentar de um cara com o tamanho do nosso linebacker.

O que acontece é que o nosso pass rusher o ataca diretamente com a sua força, consegue abaixar bem os seus pads e o atropela empurrando ele até o quarterback que deveria defender (veja 0:20 do vídeo abaixo).

 

Agora que você conhece os recursos do Von Miller, acha que ele é ou não é o melhor pass rusher da NFL?

GO BRONCOS!

Gostou do post? Clique em Like e Comente ;)