Aspectos do jogo XIII: Zone Blitz

Seguindo a série Aspectos do Jogo nesta offseason, o post de hoje trata de uma jogada muito interessante de defesa conhecida como Zone Blitz. É sempre produtivo para o Mile High Brasil trazer estes detalhes tão específicos da liga e do esporte, porque assim todos podem compreender melhor o jogo que amam e enriquecer a discussão e troca de idéia entre nós mesmos.

Se você quiser dar uma olhada nos artigos anteriores da série, confira aqui a lista completa de todos os assuntos já abordados. Muito deles falam do nosso querido Denver Broncos, mas muitos servem para conhecimento em geral de qualquer fã de futebol americano.

 

O que é Zone Blitz?

Este é um termo bastante utilizado e acredito que poucas pessoas conhecem o funcionamento da jogada, que é bastante simples. Basicamente, a Zone Blitz é uma maneira que a defesa tem de aplicar pressão e jogar em zone coverage atrás da blitz.

Para um melhor entendimento de como uma Zone Blitz se parece, eu desenhei 2 jogadas para servirem de exemplos e conceituação. Ambas utilizam as famosas “fire zones”, que podem variar desde os fronts mais comuns até formações bem específicas e únicas, com uma rotação de cobertura bem complexa na secundária.

Nos nossos exemplos, as “fire zones” são as 2 zonas profundas feitas pelos cornerbacks (C), que dividem o campo em 3 zonas de 1/3 cada. O outro 1/3 do campo é completo por uma zona “deep” feita por algum dos safeties.

Primeiro, vamos começar com uma Zone Blitz pelo lado forte conhecida como “Closed (Strong) Zone Pressure”. Depois analisaremos uma pelo lado fraco chamada “Open (Weak) Side Blitz”. Em ambas vamos conhecer as atribuições de cada jogador; e os pontos importantes de um coach de defesa para ambas.

As duas jogadas foram desenhadas contra uma formação padrão de “12 personnel” (2WR, 1TE e 2RB).

 

Closed (Strong) Zone Pressure

ZBlitz_01

Atribuições dos jogadores

RE: Mostra pressão, dropa para uma zona aberta na lateral, conhecida como “seam-flat”, no lado fraco
UT: Patrulha o lado fraco do ataque para conter uma corrida
NT: Fecha o Gap A do lado fraco
LE: Se move para o meio para fechar o Gap A do lado forte

WLB: Dropa para uma zona central conhecida como “middle hook”
MLB: Entra em blitz pelo Gap B do lado forte
SLB: Patrulha o lado forte do ataque para conter uma corrida

SS: Dropa para a seam-flat no lado forte
FS: Dropa para a zona “deep middle” 1/3
RCB: Dropa para a fire zone 1/3
LCB: Dropa para a fire zone 1/3

 

Open (Weak) Zone Pressure

ZBlitz_02

Atribuições dos jogadores

RE: Se move para o meio, para fechar o Gap A do lado fraco
NT: Fecha o Gap A do lado forte
UT: Patrulha o lado forte do ataque para conter uma corrida
LE: Mostra pressão, dropa para a seam-flat no lado forte

WLB: Se move para o lado fraco do ataque para contar uma corrida
MLB: Dropa para a seam-flat no lado fraco
SLB: Dropa para a middle hook

SS: Dropa para a deep middle 1/3
FS: Entra em blitz pelo Gap B do lado fraco
RCB: Dropa para a fire zone 1/3
LCB: Dropa para a fire zone 1/3

 

Pontos importantes da Zone Blitz

Disfarçar a chamada é a chave. Nos 2 esquemas de Zone Blitz desenhados, a defesa está mostrando uma formação para Cover-2. Os CBs estão em alinhamento “on” (recomendo a leitura deste post para maiores esclarecimentos) mostrando pressão, enquanto os safeties estão alinhados em duas metades profundas.

– Para manter o disfarce, os jogadores precisam de disciplina até o exato instante que acontece o snap. A partir daí eles devem se mover rapidamente para seus alinhamentos e atribuições da jogada.

– A Strong Zone Pressure está sendo executada de um front “under” (com o NT alinhado no lado forte), enquanto a Weak Zone Pressure está desenhada em um front “over” (com o UT 3-tech alinhado no lado forte).

– As 2 Zone Blitzs dos nossos exemplos são feitas pelo Gap B (MLB e FS) depois de uma contenção pelo meio do DE do lado da blitz.

– Estas jogadas também podem ser chamadas de “rush-5, drop-6” porque possuem 5 jogadores fazendo pressão no backfield, enquando a secundária cria 3 zonas intermediárias e 3 zonas profundas com seus 6 jogadores dropando em zona.

– Os 2 cornerbacks vão fazer uma cobertura fire zone 1/3. Eles vão cobrir qualquer recebedor em rota vertical, basicamente usando a mesma técnica de Cover-3 ou Cover-1.

 

Espero ter conseguido escrever tudo do modo mais simples possível, mas se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser acrescentar algo, fique a vontade. Lembre-se que somos todos aprendizes e a troca de idéias e informações é fundamental para o crescimento de todos nos aspectos do jogo desse esporte que amamos.

GO BRONCOS!

Gostou do post? Clique em Like e Comente ;)