QB rating de Peyton Manning

Vendo as estatísticas de Peyton Manning no jogo contra os Chargers, uma delas me chamou muito a atenção: seu QB rating durante o segundo tempo. Mas antes explicitar esse valor, gostaria de fazer um suspense e explicar o que é o QB rating e como ele é calculado.

O QB rating, também conhecido como passer rating, é uma medida que busca avaliar o desempenho de um QB com relação à sua eficiência nas jogadas de passe. Portanto, jardas corridas e TD’s corridos não entram para essa estatística. A fórmula do QB rating pode variar de liga para liga, mas na NFL se utiliza uma fórmula razoavelmente complexa ao olho não treinado matematicamente, mas que pode ser interpretada de uma maneira muito simples.

São 4 os fatores que influenciam no QB rating: porcentagem de passes completos, média de jardas ganhas por tentativa de passe, touchdowns por tentativas de passe e interceptações por tentativas de passe. Cada um destes itens possui uma sub-fórmula própria resultando em um valor entre 0 e 2.375. Finalmente, esses 4 valores são somados e multiplicados por uma constante, resultando em um número final que varia entre 0 e 158.3, sendo este último o máximo, também conhecido como rating perfeito.

Para se atingir o rating perfeito, um QB precisa completar no mínimo 77.5% de seus passes, ter uma média de jardas ganhas por tentativa de passe superior a 12.5, lançar um TD no máximo a cada 8.42 tentativas e não pode sofrer nenhuma interceptação. Além disso, para o rating ser válido, deve haver no mínimo 10 tentativas de passe (ou seja, ano passado Tim Tebow não teve um rating no jogo contra os Chiefs, pois fez apenas 8 tentativas de passe no jogo todo).

Desde que esta medida foi introduzida na NFL em 1973, 35 QB’s conseguiram terminar um jogo com o rating perfeito e 7 deles o fizeram mais de uma vez. E adivinhem quem é o recordista de jogos com o rating perfeito? Acertaram! Nosso querido Peyton Manning, com 4 jogos perfeitos. Apesar de que, da última vez em que ele fez isso, não foi tão querido assim para nós, já que aconteceu contra o nosso Broncos, em uma vitória do Colts por 41 a 10 pelos playoffs da temporada 2003/2004. Porém, agora as coisas mudaram e ele está do nosso lado.

Manning tem jogo perfeito contra o Broncos

Manning é o quarterback de mais jogos com rating perfeito na NFL. O último deles foi contra o Broncos em 2004.

 

Vamos então analisar o rating de Peyton Manning no jogo contra os Chargers na semana 6. Manning terminou o jogo com 24 passes completados em 30 tentativas para um total de 309 jardas, 3 TD e 1 INT. Aplicando a fórmula, temos que seu rating ao final do jogo foi de 129.0. No primeiro tempo ele teve 11 passes completados em 16 tentativas, para 0 TD e 1 INT, resultando em um rating de 70.3. No segundo tempo, foram 13 passes completados em 14 tentativas, 167 jardas, 3 TD e 0 INT.

Com um pouco mais de suspense antes de revelar seu rating, vejamos que a percentagem de passes completos foi de 13/14 = 92.86%, superiores aos 77.5% exigidos para o rating perfeito; o número de jardas por tentativa foi de 167/14 = 11.93, um pouco abaixo das 12,5 exigidas para o rating perfeito, mas muito próximo; foram 3 TD’s em 14 tentativas de passe, totalizando 1 TD a cada 4.67 tentativas, melhor do que as 8.42 exigidas para o rating perfeito; e por fim, nenhuma interceptação. Com isso, no segundo tempo do jogo da semana 6, Peyton Manning teve um rating de 155.9, muito próximo da marca perfeita de 158.3. Ainda assim, acredito que ninguém aqui discorda de que seu segundo tempo foi perfeito!

Saindo do jogo desta semana, vejamos os ratings de Manning até agora, este ano: 129.2 contra os Steelers (alto), 58.5 contra os Falcons (baixo), 83.0 contra os Texans (médio), 130.0 contra os Raiders (alto), e 115.4 contra os Patriots (alto). O rating total de Manning até a semana 6 é de 105.0, o segundo melhor nesta temporada, apenas um pouco atrás de Aaron Rodgers, que tem um rating de 105.4, e 4.5 pontos à frente do terceiro colocado, seguindo um grupo de quarterbacks com ratings muito próximos.

Em sua melhor temporada neste aspecto, Manning teve o rating de 121.1 em 2004/2005 e, em sua segunda melhor temporada pelos Colts, Manning teve o rating de 104.1. Ou seja, confirmando um post anterior sobre os números de Manning nesta temporada e lembrando que já passamos pela sequência mais difícil do nosso calendário, Manning está a caminho da segunda melhor temporada de sua carreira.

Para finalizar, seguem alguns links para quem quiser saber mais detalhes sobre o passer rating e sobre as estatísticas de Manning:

» Passer rating detalhado (Wikipedia)
» Calculadora de QB rating
» Lista de jogos da NFL em que houve um rating perfeito (Wikipedia)
» Estatísticas da carreira de Peyton Manning (Yahoo Sports)
» Quarterbacks desta temporada ordenados pelo seu rating (ESPN)