Aspectos do jogo X: A tabela da NFL

Fazia tempo que não tínhamos um post da série Aspectos do Jogo, mas através de conversas no grupo do facebook surgiu a dúvida de alguns amigos sobre como funciona a tabela de cada time na NFL. Como essa pode ser a mesma dúvida de muitos leitores e também torcedores de todos os times, vamos analisar a fórmula utilizada pela liga. Se você quiser dar uma olhada nos artigos anteriores da série, confira aqui a lista completa de todos os assuntos já abordados.

Muito se fala sobre o equílibrio entre os times da NFL ano após ano e muito disso se deve à fórmula da montagem da tabela de cada time. Ela é extremamente justa e competitiva para todos os 32 times. Vamos então tentar simplificar ao máximo a explicação para o fácil entendimento de todos os amantes de futebol americano e do nosso querido Denver Broncos.

 

Como se dividem as conferências da NFL?

No início da liga, havia uma disputa entre 2 ligas diferentes. Para não ficarmos presos à parte histórica do surgimento da NFL (que também é interessante, mas assunto para outro post), basta sabermos que elas se unificaram em 1970 para formar uma liga única chama National Football League.

A NFL atual consiste em 32 times que são divididos em 2 conferências: American Football Conference (AFC) e National Football Conference (NFC), sendo que os Denver Broncos jogam na conferência AFC. Qual time pertence a qual conferência remonta à fusão histórica com poucas mudanças desde então.

Cada uma das 2 conferências tem 16 times, que são divididas em 4 divisões com 4 times, totalizando 8 divisões totais na NFL. Todos os times jogam 16 partidas em 17 semanas de temporada regular, com 1 semana de folga chamada bye week. As 8 divisões da NFL são:

AFC: north | south | east | west (norte, sul, leste, oeste)
NFC: north | south | east | west (norte, sul, leste, oeste)

Por mais óbvio que isso possa parecer, é importante entender a estrutura das conferências para compreender melhor a composição da tabela mais adiante no post.

 

Quais times fazem parte de cada divisão?

Entendidas as conferências, o próximo passo é saber que as divisões são fixas e não mudam ano após ano. Claro que durante a história já houve mudanças (inclusive na quantidade de times numa divisão), mas isso é algo que se acerta em reunião a cada grande período de tempo para manter a liga funcionando adequadamente e não é o foco deste post.

Sabendo então que os times que compõe uma divisão são sempre os mesmos, vamos ver quem faz parte de cada divisão:

nfl_divisions

 

Como é montada a tabela de cada time?

Agora vem a parte prática de como se constrói a tabela da NFL. Ela não tem sorteio, não é feita de acordo com as preferências de algum responsável, não é feita em “todos contra todos” e nada do tipo que estamos acostumados no Brasil. Pelo contrário, ela tem uma fórmula única e fixa que é aplicada ano após ano e gera a tabela de adversários dos 32 times. Para explicar ela bem, usaremos o Denver Broncos como exemplo.

Todos os times jogam, ano após ano, contra os seus 3 rivais de divisão tanto dentro quanto fora de casa. Ou seja, o Denver Broncos vai receber e visitar todos os times da AFC West: Oakland Raiders, San Diego Chargers e Kansas City Chiefs. Isso não muda. Aqui já temos 6 jogos (contando a ida e volta de cada um).

Além disso, existe um cruzamento de divisões entre conferências. Então por exemplo a NFC North vai jogar contra a AFC East em determinado ano, enquanto nesse mesmo ano a NFC West vai jogar contra a AFC South e etc.

Esse cruzamento é feito em rodízio, o que quer dizer que somente a cada 4 anos aquelas 2 divisões determinadas se enfrentam de novo. Ficou confuso? Vamos para o nosso exemplo.

A AFC West (divisão do Broncos) em 2011 enfrentou a NFC North, enquanto em 2012 está jogando contra a NFC South. Em 2013 pegaremos a NFC East e em 2014 a NFC West, quando o ciclo volta a se repetir.

Como vimos, os times da NFC South são o Atlanta Falcons, Carolina Panthers, New Orleans Saints e Tampa Bay Buccaneers. Temos então aqui mais 4 jogos, totalizando 10 da tabela 2012 do Broncos.

A NFL se preocupa muito com a paridade e equilíbrio entre os times e, seguindo esse princípio, são definidos mais 3 jogos de acordo com a classificação de cada time em sua divisão, dentro da sua conferência.

Isso quer dizer que em 2011 o Broncos ficou em primeiro na nossa divisão e, portanto, jogamos contra os outros 3 primeiros classificados nas outras 3 divisões da AFC. São eles: New England Patriots (AFC East), Houston Texans (AFC South) e Baltimore Ravens (AFC North). Aqui temos mais 3 jogos, totalizando 13.

Existe ainda, para finalizar, um cruzamento entre divisões da própria conferência. Funciona nos mesmos moldes do cruzamento explicado acima, com a diferença de ser dentro da AFC. Em 2012, a AFC West cruza com a AFC North e isso nos traz os últimos 3 jogos que estavam faltando: Cincinnati Bengals, Cleveland Browns e Pittsburgh Steelers (já que o Ravens enfrentamos pela colocação do ano anterior). Assim, temos os 16 jogos do Broncos em 2012.

Vale ressaltar novamente que essa mesma fórmula é aplicada para todos os times, ano após ano, e assim funciona a liga. Não é na sorte, sorteio, ou qualquer coisa do tipo.

 

Espero ter deixado tudo do modo mais simples possível, mas se você tiver alguma dúvida, sugestão ou quiser acrescentar algo, fique a vontade. Lembre-se que somos todos aprendizes e a troca de idéias e informações são fundamentais para o crescimento de todos nos aspectos do jogo desse esporte que amamos.

GO BRONCOS!

Gostou do post? Clique em Like e Comente ;)