O que observar nos jogos de Pré Temporada?

Com os jogos de Preseason chegando, o primeiro acontece já na quinta feira desta semana (dia 09/08) quando vamos enfrentar o Bears, todos nós nos sentimos ansiosos para ver a qualidade do nosso time para a próxima temporada. Uma das partes legais disso é ficar tentando prever quem serão os 53 jogadores escolhidos no roster; outra é saber como o ataque e defesa vão se comportar e etc. Vamos então pensar e trocar idéias a respeito dos “jogos que não contam”, a famosa pré temporada.

 

O que observar nos jogos de Pré Temporada

Não existem regras, certo ou errado, ou scripts para se aproveitar melhor os jogos da pré temporada… portanto quero começar deixando claro que isso é apenas um guia, ou algumas dicas minhas, de como você pode aprender sobre o time, avaliar jogadores, prever sucesso ou fracasso, etc independente do placar dos jogos em si.

Os diferentes técnicos tem um approach diferente para esses jogos que não contam, mas praticamente todos escondem certos detalhes e jogadas para não mostrar aos outros times todos os detalhes do seu sistema. E também a grande maioria deles vai chamar jogadas para testar seu time em determinada situação, mesmo que essa situação não exista.

Por exemplo, um 2-minutes-drill no final de um quarto ou tempo, mesmo que seu time esteja ganhando, ou arriscando em 4th downs mesmo que as condições do jogo sinalizem um call de punt.

Nosso antigo e vitorioso head coach Mike Shanaham acredita na filosofia de que se deve jogar a preseason exatamente como se jogaria um jogo de temporada regular. Em outras palavras, jogar para vencer. Por esse motivo, os torcedores mais ou menos do meu tempo se acostumaram com vitórias nessa época do ano. No entanto o ex head coach Josh McDaniels e o atual John Fox não trabalham sob o mesmo pensamento.

Assim, veremos nosso time mais preocupado em avaliar talentos e testar esquemas ao invés de conseguir vitórias que não contam. Então, sabendo disso, o que realmente importa nos jogos do Broncos de preseason? Jogadores e sistemas!

 

Os jogadores

Nessa pré temporada temos alguns jogadores interessantes para se observar a performance deles e como se saem em determinadas situações:

1. Com tanta juventude no corpo de wide receivers, a não ser pelo veterano Brandon Stokley, quais mostrarão melhor química com o quarterback Peyton Manning?

2. Com tantos nomes na posição de tight end, quais serão utilizados para receber passes e quais para bloquear na linha ofensiva?

3. Como a linha ofensiva vai se portar na proteção para passes agora que temos um QB mais “tradicional” novamente recebendo os snaps?

4. Relembrando dos tipos de running backs que um roster pode ter, qual RB se encaixa em cada um no nosso roster?

5. Quais jogadores aparentam maior cansaço no final de cada quarto?

6. O primeiro movimento de um safety é sempre em direção a alguma chave ou alguma zona, e o segundo movimento dele indica o quão bem ele leu alguma jogada. Será que os nossos novatos vão ter melhorado nisso?

7. Quando o ataque adversário completa passes, quem cometeu realmente o erro naquela jogada?

8. Como vão se comportar nossos defensive tackles para abafar o jogo corrido advérsario?

9. Quem são os líderes dos times? Quem foi o primeiro de cada unidade a pisar no campo?

Essas são algumas das minhas perguntas com relação aos nossos jogadores e o que eu vou observar nesses 4 jogos que não contam. Se você tiver algo a acrescentar, por favor não deixe de fazer isso nos comentários.

 

Os sistemas

Com a contratação de um novo e consagrado quarterback, certamente teremos uma mudança profunda em nosso ataque. E não estou falando de qualidade individual de jogador, mas sim de um sistema que melhor se adequa às nossas novidades.

Igualmente na defesa, um jogador de grande intensidade e líder da unidade se aposentou, então com certeza teremos que planejar nossas forças com um novo sistema. A pergunta continua, o que observar quanto a isso?

 

Defesa

1. Com que frequência iremos aproveitar a formação base 4-3 ou a formação nickel? (para melhor referência, leia este post)

2. Nossas blitz de linebacker, especialmente as do Von Miller, vão acontecer mais por gaps no meio da linha ou pelo edge? Com que frequência?

3. Quais jogadores da nossa linha defensiva vão jogar em sistema de 1 gap ou de 2 gaps? (para referência, indico este post)

4. Nossos cornerbacks vão jogar mais em sistema de man coverage ou zone coverage? Que tipo de alinhamento eles vão fazer com mais frequência?

5. Quem vai marcar os TEs adversários, nosso SLB Von Miller ou o SS?

6. Nosso WLB (DJ, Woody ou Danny) vai jogar mais no sistema zone and blitz ou zone and man?

7. A defesa vai tentar forçar passes ou corridas? Ou jogar de acordo com o ataque?

8. Existe alguma jogada com maior notoriedade que deve ser repetida mais vezes nos jogos?

 

Ataque

1. Vamos chamar mais jogadas de corrida ou de passe?

2. Teremos formações com 3 ou mais recebedores, 2 halfbacks, ou 2 tight ends na maioria das vezes?

3. Com que frequência vamos ter um FB em campo? E quantas vezes ele será usado para bloquear ou para receber passes no downfield?

4. Quantas jogadas de misdirection vamos usar? E screen passes?

5. Quão bem os nossos quarterbacks individualmente serão capazes de executar passes de playaction?

6. Quando nossos QBs lançarem interceptações (e isso deve acontecer), foi erro de posicionamento e rotas do WR, de leitura e sistema do QB, ou mérito da defesa?

7. Quem serão os alvos favoritos de cada um dos nossos quarterbacks? Ou será que os passes serão melhor distribuídos no novo sistema?

8. Qual a relação entre jogadas curtas e mais longas do novo ataque?

 

Sei que muitos torcedores vão assistir esperando ver grandes jogadas, mas para mim isso não é o mais importante na Pré Temporada. Nossos técnicos provavelmente vão estar mais interessados em quem joga com mais consistência do que quem faz alguma jogada ótima mas isolada.

Claro que essa é só a minha opinião e sugestões. Queria ler de vocês companheiros de Broncos o que pensam a respeito? O que estarão observando nesses 4 jogos? Concordam ou discordam de mim em algum ponto?

GO BRONCOS!

Gostou do post? Clique em Like e Comente ;)