Entendendo a defesa do Denver Broncos

Texto de: Felipe Megale

Após o ótimo post do Fabio sobre o ataque com o Peyton ‘Freaking ‘Manning, tomei as “dores” e resolvi fazer um post dedicado a defesa. Na minha ótica e como diz um ditado popular nos esportes americanos (NBA e NFL) “Ataques ganham jogos e defesas campeonatos”.

Uma observação válida é que eu vou, sempre que possível, mesclar nomes em português com nomes em inglês para quem não é acostumado com o linguajar do futebol americano comece a entender os termos. Faço isso porque nas transmissões predominam os termos em inglês e isso facilitará a vida de todos.

Decidi começar falando do básico da defesa que o Broncos usa, a defesa 4-3.

Como pode se observar no meio da imagem, a defesa se chama 4-3 pois são colocados 4 homens de linha, dois defensive tackle e dois defensive ends (na figura estão representados como LE “left end” e RE “right end”) além de três atrás da linha (dois outside linebackers e um middle/inside linebacker). Além dos que dão o nome à defesa, existem também 4 defensive backs na formação, sendo dois cornerbacks e 2 safeties. Todos serão explicados no decorrer do post.

Com base na imagem acima, explicarei cada uma das posições e os seus fundamentos.

 

Defensive Tackle (DT): Na defesa utilizada pelo Broncos, a 4-3, são utilizados 2 DTs (homens de defesa na linha). A responsabilidade deles é parar a corrida e ameaçar o QB (Quarterback = Lançador). Existem duas formas de ameaçar o QB, ou é derrubando ele antes de lançar a bola, conseguindo um sack, ou é desestabilizando a proteção (em inglês o termo é collapsing the pocket, o pocket é o nome dado à proteção do QB). Desestabilizando a proteção facilita para os outros jogadores chegarem no QB.

No ano passado os DTs do Denver foram consistentes em parar a corrida, contudo não conseguiam ameaçar o QB adversário e foi por isso que escolhemos no draft o Derek Wolfe (foto abaixo).

Derek Wolfe conseguindo um de seus 9.5 sacks no seu ultimo ano pelo Cincinnati.

 

Defensive End (DE): São os outros jogadores da linha de defesa que ficam na extremidade dela. São também responsáveis por parar a corrida, mas principalmente em chegar no QB. Atualmente, o membro mais famoso dos DEs dos Broncos é  Elvis Dumervil (também conhecido como Doom, foto abaixo) que terminou a temporada passada com 9.5 sacks.

Doom consegue um sack no Jay Cutler.

 

Linebackers (LB): São  os jogadores que ficam na linha logo atrás da linha de defesa. Existem os OLB (outside linebackers, representados na  1ª figura como ROLB e LOLB e na figura abaixo como SLB e WLB) e os ILB (inside linebackers, fica bem no meio da defesa entre os OLB). Aprofundando um pouco eles também são chamados de Mike, Sam e Will. Para entender melhor segue outra imagem:

 

Antes de entrar na explicação dos termos Mike , Sam e Will, é preciso explicar qual é o weak side (lado fraco) e o strong side (lado forte) do ataque. Olhando a imagem acima, partindo do C (Center) notamos que do lado direto tem 2 jogadores na linha (RG e RT) e no lado esquerdo tem 3 ( LG , LT e TE), assim por ter mais jogadores na proteção, nesse caso o lado esquerdo é conhecido como o strong side e o lado direito como o weak side. O lado forte é o lado que tem mais chance do corredor ir.

Mike – É o MLB, é o linebacker que fica bem no meio da jogada. Responsável por parar as corridas que passam pelos homens da linha da defesa. Normalmente é o jogador com mais tackles no time

Sam – É o linebacker que joga do lado mais forte do ataque adversário. Além de parar a corrida, é responsável por marcar o TE (tight end, jogador que serve tanto para bloquear e proteger o QB como para receber bolas).

Will – Joga do lado inverso do Sam, no lado mais fraco do ataque. Como todos, marca a corrida mas também é muito utilizado nas Blitzs (quando a defesa utiliza uma formação para chegar rapidamente no QB).

 

Agora vamos falar dos Defensive Backs (DB) (defesa na parte de trás). Eles podem ser Cornerbacks ou Safeties.

Cornerbacks (CB): jogadores que se posicionam na lateral do campo defensivo, na 1ª imagem representados como CB e na 2ª como RCB e LCB. Sua principal função é marcar os WR (Wide Receivers ou Recebedor). No Broncos nós temos um dos melhores jogadores da história: Champ Bailey (foto abaixo).

Champ consegue uma defesa de passe milagrosa.

 

Free Safety (FS): É o jogador que fica na cobertura, como uma última defesa caso o jogador passe pelas linhas defensivas anteriores. É um jogador bom na cobertura, pois ajuda os CBs em caso de passe e rápido para perseguir um jogador.

Strong Safety (SS) – é um jogador que é mais utilizado para ajudar a parar a corrida. Contudo, em algumas formações defensivas também ajuda na marcação.

Outro ponto importante é que em alguns casos, principalmente quando o passe é a jogada mais provável, são colocados Defensive Backs adicionais no lugar dos Linebackers ou da linha de defesa. Assim, quando se tem 3 CBS + 2 Safeties (5 defensive backs) em jogo chamam de formação Nickel, quando tem 4 CB + 2 Safeties (6 Defensive Backs) chamam de Dime e quanto tem 7 defensive backs chamam de quarter. Essa última é muito pouco utilizada, enquanto a Nickel é bem comum atualmente.  Esses nomes também são utilizados no caso de serem colocados quaisquer defensive backs não apenas CB.

Então quando ouvir ou ler alguém falando que o Chris Harris (foto abaixo) é um bom Nickel Back (não é por causa de uma banda pelo amor de deus), significa que quando o Broncos joga em um formação Nickel, ele entra e faz um bom trabalho.

Chris Harris comemorando sua primeira interceptação como um Broncos.

 

Considerações adicionais sobre a defesa do Broncos e pitacos pessoais.

Esse ano teremos um novo DC (Defensive Coordenator) pela milésima vez nos últimos anos (tá, é o sétimo nos últimos 7 anos) e o nome dele é Jack Del Rio. Uma ótima adição que dará uma melhora boa na defesa do time que ficou como vigésimo quarto no ano passado em termos de pontos sofridos. Acredito que com o Manning fazendo a defesa jogar com um placar mais tranquilo, com o amadurecimento do Von Miller (que foi escolhido como melhor novato de defesa sem ter um treinamento completo) e a adição do novo DC, ficaremos entre as 13 melhores defesas em 2012.

E você o que espera da defesa na próxima temporada? Confia no novo DC? O post melhorou os seus conhecimentos sobre como funciona a defesa do Broncos??