Melhor broncos

O Melhor Denver Broncos de Todos os Tempos do MHBr – Kicker

Saudações nobres torcedores do tricampeão do Super Bowl, iniciamos há duas semanas uma série de posts em que nós, os leitores do Mile High Brasil, elegeremos a seleção de todos os tempos do nosso time, o Denver Broncos (se você não leu ainda, no final da pagina tem os links para os textos, e você ainda pode votar!!). Como dito anteriormente, infelizmente a temporada terminou mais cedo para a equipe e não poderemos trazer a vocês os já tradicionais posts de análises pré-jogo e pós-jogo, mas férias são para os jogadores e a nossa equipe continuará na ativa, nossa missão é deixar os leitores e apoiadores com conteúdo até o kickoff da próxima temporada, para isso, teremos alguns posts que serão publicados até lá (estes posts vocês podem conferir clicando aqui). 

Gostou do post da semana passada? Se empolgou? Mais um motivo para vocês ajudarem o nosso site através do apoia.se/Milehighbrasil.

No terceiro post da série, elegeremos o Kicker do nosso time. Kicker (K) é uma posição do futebol americano que atua no time de especialistas cuja responsabilidade é chutar os field goals, extra points e como na maioria dos casos, fazer os kickoffs. Para quem não entendeu porque citamos maioria, é porque alguns times que tem um kicker confiável em precisão mas não em força, geralmente usam o Punter para realizar os kickoffs (um exemplo deste caso era o Colts antes da aposentadoria de Pat McAffee).

Nesta posição temos como exemplos de grandes jogadores na história: Lou Groza, Matt Stover, David Akers, Stephen Gostkowski, Sebastian Janikowski, George Blanda, Jason Hanson, Gary Anderson, Morten Andersen e o vitorioso Adam Vinatieri. Atualmente na humilde opinião desse que vos escreve, o melhor kicker da NFL é Justin Tucker do Baltimore Ravens

Abaixo vocês conhecerão os que vestiram a camisa laranja e azul e são candidatos a nossa “seleção”.

O link para votação está no final da página.

 

Jason Elam

Para quem começou a torcer para o Broncos nos últimos 05 anos esse nome vem a sua cabeça de alguma forma aleatória não vem? Se lembra de onde? Se não se lembrou eu ajudo. Não posso precisar quantos, mas com certeza alguns de vocês vão se lembrar do nome de Jason Elam por causa de assistir em exaustão no Youtube  “O  Milagre de Tim Tebow na voz de Everaldo Marques” (se você quer assistir o vídeo clique aqui.). Elam é citado na narração porque o field goal convertido por Matt Prater neste jogo foi o primeiro field goal de um jogador do Broncos não chamado Jason Elam convertido em playoffs desde 1991. Ou seja tirando os dois anos anteriores ao seu draft e os quatro após sua saída de Denver, pelo período de 21 anos, se teve field goal do Broncos na pós temporada, ele foi marcado por Jason Elam

Escolhido na terceira rodada do draft de 1993 (70º escolha geral) oriundo da University of Hawaii onde foi para a NFL como terceiro maior pontuador da história da NCAA (397 pts) e o segundo com mais chutes de field goals da história (79). Foi o recordista de pontos da Western Athletic Conference até 2010, além de ser eleito três vezes para a seleção de sua Conferência. Elam detém até hoje o recorde de pontos marcados de sua Universidade onde se formou em Comunicações.

Elam também fez história na NFL e detém os seguintes recordes até hoje: segundo maior percentual de conversão de extra points (95,5% de eficiência), maior número de temporadas consecutivas com ao menos 100 pontos (15) , jogador mais rápido a atingir a marca de 300 field goals convertidos e foi o primeiro a atingir as marcas de 1600 e 1700 pontos. Ufa! acha que acabou? Tem mais, foi também o primeiro a marcar mais de 200 pontos em três times diferentes (Chiefs, Raiders e Chargers obviamente) e também tem o maior número de field goals convertidos na prorrogação com 09 (este recorde tem mais dois jogadores empatados, Jason Hanson e Jim Breech).

Em sua carreira foi 02 vezes campeão do Super Bowl, eleito 03 vezes para o Pro Bowl e três vezes para o 1st Team All-Pro da NFL.

Elam foi eleito para o time dos primeiros 50 anos da história do Denver Broncos.

Stats da carreira de Jason Elam: Tentativas de field goals 540, field goals convertidos 436, percentual de acerto de 80,7% na carreira , 1983 pontos marcados na carreira e tem como field goal mais longo na carreira a marca de 63 jardas anotado contra o Jaguars, se você quer ver este chute clique aqui.

Sobre Elam, Pat Bowlen certa vez disse:

Ele definitivamente estará no Ring of Fame (entrou ano passado), eu acho que ele é um Hall of Famer e vou tentar usar um pouco da influência que tenho para coloca-lo lá.

 

Elam jogou no Broncos até 2007, em 2008 assinou contrato com o Falcons e encerrou sua carreira no fim desta temporada, mas antes assinou um contrato de um dia para se aposentar como um Bronco.

Vídeo feito por um fã em tributo a Elam. Clique aqui.

 

Matt Prater

Sucessor de Jason Elam, Matt Prater estudou na University of Central Florida onde não teve números tão expressivos como a maioria dos kickers draftados hoje na NFL. Seu primeiro time na liga foi o mesmo que o atual, o Detroit Lions, aliás ele nem draftado foi, em 2006 ele assinou como um undrafted free agent, jogou uma partida na pré-temporada e foi preterido pelo já veterano Jason Hanson. Em 2007 mesma história, contrato no Dolphins, preterido por Jay Feely, foi para o Falcons e….virou titular!! Mas foi dispensado na semana 02 após errar 05 field goals em 05 jogos (somando pré-temporada) para o seu lugar veio Morten Andersen. Terminou 2007 no Pratice Squad do Dolphins e por lá ficou até o Denver Broncos tirá-lo do calor da Flórida para o frio de Denver.

Como vimos no parágrafo acima nem tudo foi fácil para Prater em seu inicio na NFL, mas o destino quis que o fã de cerveja mais punido da NFL brilhasse no Colorado.

Em 2008 já em Denver mostrou-se um dos kickers com pior pontaria da NFL com apenas 73,5% dos chutes convertidos, motivos para uma nova dispensa mas o seu aproveitamento de 5/6 de field goals acima de 50 jardas chamou a atenção e ele teve seu contrato renovado. Decisão esta que mostrou acertada, pois Prater se tornou um dos kickers mais confiáveis de sua época e peça importante no roster. Pra se ter uma ideia da importância de Matt, em 2012 a Franchise Tag foi usada nele para renovar seu contrato por mais 04 anos. 

Pelo Broncos, Prater teve como prêmios: uma indicação para o Pro Bowl e uma nomeação para o segundo time da temporada da NFL, chegou uma vez ao Super Bowl, mas só entrou para chutar duas vezes, no kickoff do segundo tempo e no kickoff após o único touchdown anotado na fatídica derrota para o Seahawks. Foi eleito 04 vezes como AFC Special Team Player of the Week.

Foi dispensado de Denver após levar uma suspensão de 04 jogos da NFL por abuso de substâncias (apenas algumas cervejas segundo o mesmo) e assinou contrato com o Detroit Lions onde permanece até hoje.

Números da carreira de Matt Prater: Tentativas de field goals 259, field goals convertidos 216, percentual de acerto de 83,3% na carreira,  tem como field goal mais longo na carreira a marca de 64 jardas anotado contra o Titans que é o recorde histórico da NFL de field goal mais longo da história, se você quer ver este chute clique aqui. E ele brincando já mostrou que acerta de 76!!! Veja aqui. Aliás o field goal mais longo da história de Denver jogando fora de casa também é de Prater com a marca de 56 jardas contra o Buccaneers. Outro recorde de Prater é o de maior número de extra points convertido em uma só temporada com 75 em 2013.

 

Rich Karlis

Não você não está vendo coisas, você não está sob efeito de umas cervejas do Matt Prater e não a chuteira dele não voou junto com chute, o que você está vendo é Rich Karlis  o último Barefoot Kicker (Kicker Descalço) da história da NFL e também o de maior sucesso.

Karlis jogou em Denver por 07 temporadas, de 1982 até 1988 e em sua passagem foi quatro vezes aos playoffs e duas vezes para o Super Bowl, aliás como marca negativa Karlis até hoje detém o recorde de field goal mais curto perdido na história do SB, um chute de 23 jardas no SB XXI onde fomos amassados pelo Redskins, mas também igualou o recorde na época com um chute de 48 no mesmo Super Bowl. De Denver saiu para os Vikings, passando pelo Lions antes de encerrar sua carreira em 1990.

A maior performance da carreira de John Elway foi a campanha para o empate na final da AFC de 1986 contra o Cleveland Browns conhecida como “The Drive”. Quem chutou o field goal da vitória que garantiu nosso time no Super Bowl na prorrogação foi Rich Karlis, sob imensa pressão da defesa de Cleveland. Highlights desse jogo e chute da vitória clique aqui e clique mesmo, vale a pena!!!

Em 1989 já pelos Vikings acertou 07 field goals contra o Los Angeles Rams e empatou o recorde histórico da NFL de maior número de field goals com sucesso em uma única partida, este recorde durou até 2007 quando Rob Bironas dos Titans acertou 08 e tirou de Karlis este recorde.

Uma história engraçada de Karlis, é que após levar um tapa na cabeça de um defensor dos Raiders, Karlis ficou irritado e remoendo aquele tapa o jogo todo. Fim de jogo, vitória do Broncos por 22-19 com FG de Karlis na prorrogação, nas capas dos jornais do dia seguinte uma foto Rich Karlis sendo levantado por Chris Norman, uma foto clichê certo? Não, na verdade Karlis estava tentando era ganhar altura para devolver o tapa na cabeça do jogador de Oakland e para isso pediu ajuda a seu companheiro de equipe.

Stats da carreira de Rich Karlis : Tentativas de field goals 239, field goals convertidos 172, percentual de acerto de 72% na carreira, 1983 pontos marcados na carreira e tem como field goal mais longo na carreira a marca de 51 jardas. Se Jason Elam não é o primeiro na lista de aproveitamento de extra points é porque existe Karlis com 96.3% de aproveitamento.

Highlights de Karlis clique aqui.

 

Bom, esses são os três candidatos. Votem em seus favoritos! O formulário da pesquisa você acessa clicando aqui.

Outros posts da série:

Center  – Para acessar clique aqui.

Defensive Tackle – Para acessar clique aqui.

Em 15 dias, voltaremos apresentando os candidatos a Guard da eleição do nosso Melhor Denver Broncos de Todos os Tempos. Até lá!!!